quinta-feira, julho 31

Os jogadores passam, o clube fica...

...é a melhor resposta que consigo encontrar para o caso João Moutinho. Poderia ter sido um histórico do clube, mas não o quis ser, problema dele. Que seja muito feliz onde quer que vá jogar. Teve 3 anos exemplares no clube e merece que também o felicitemos por isso.

Agora, falemos já de substitutos!

Hugo Viana? Outro produto de Alcochete que quis chegar à fama e aos milhões demasiado depressa e que agora anda por aí perdido?

Maniche? Já na casa dos 30´s e com o custo de 7/8 milhões de euros pelo passe, mais salários?

Pedro Mendes? Que perdeu protagonismo no Portsmouth mas que ainda assim custa perto dos 40mil cts por mês?

Manuel Fernandes? Opção cara para quem há menos de um ano custou 18 milhões ao Valência. No entanto, jogador que rejeitou jogar no Benfica, poderia ser à partida um grande sportinguista :->.

Talvez a primeira opção seja a mais fácil de concretizar. Ou isso, ou então entrar em aventuras na América do Sul ou na Europa de Leste. Mas sem o Indiana Jones Freitas acho difícil que a SAD se ponha nessas histórias.

quarta-feira, julho 30

O exemplo Cristiano Ronaldo

Quantos de nós não gostariamos usufruir da mesma vida que o madeirense actualmente disfruta!?

Sejamos sinceros. Jovem, milhões de euros no bolso, fama internacional, troféus internacionais, distinções pessoais, modelos incríveis aos seus pés. E ainda há pouco tempo, estava entre nós com uma vida perfeitamente normal. O mundo que rodeia actualmente Cristiano Ronaldo deve já ser algo que o mais comum dos mortais nem deverá imaginar. Eu incluído!

Pois então imaginemos nas concentrações da Selecção. Aqueles momentos de pausa, onde um não tem mais remédio que falar com o que está ao seu lado. Imaginemos, então o grupo dos Pobres (os que jogam no campeonato português) a escutar as histórias dos Ricos (os que jogam lá fora) com CR7 à cabeça do grupo. Acho que um sentimento do “Eu também quero” deve passar pela cabeça de jogadores como Moutinho(como me dói inclui-lo neste grupo), Quaresma ou Veloso. Dos poucos que por aqui andam. Mais milhões, mais fama, mais visibilidade internacional.

É claro que há a outra cara da moeda. Jogadores como Manuel Fernandes, Hugo Viana e Helder Postiga foram jogadores que também muito prometeram e que depois tiveram que regressar aos clubes que os formaram para que os pudessem relançar novamente na sua carreira profissional. No entanto, quem é que se lembra disso hoje?
O que eu quero mesmo, é ser um Cristiano Ronaldo. Custe o que custar!

terça-feira, julho 29

E agora?

Este inesperado caso Moutinho dificilmente acabará com um cenário que não envolva a saída do jogador. E o meu palpite é que a transferência acabará por selar-se na casa dos 20 milhões (a meio caminho entre a primeira oferta do Everton e as pretensões do Sporting).
Caso a saída do capitão se concretize, o Sporting pode optar pela substituição directa (Maniche seria a opção mais válida) ou apostar seriamente na resolução das visíveis lacunas defensivas: guarda-redes e laterais, principalmente. Trocar Stojkovic pelo fraco Ricardo Baptista não passa pela cabeça de ninguém, deixando Tiago como a solução mais credível para o futuro próximo. As férias não trouxeram melhoras a Patrício, principalmente na saída a cruzamentos. Também Grimi continua igual a si próprio. Razoável a defender mas demasiado limitado a atacar e com nítidas dificuldades ao nível do passe. Ronny, nesse aspecto, é melhor mas falta-lhe atitude e confiança para as exigências do Sporting. Caneira pode jogar nesta posição mas será sempre uma adaptação.
Na direita, Abel sempre foi um jogador regular mas desde a época passada que tem perdido consistência a defender. Se não tiver cuidado, poderá perder o lugar para Pedro Silva, que tecnicamente é forte, sabe atacar mas, tal como a maioria dos laterais brasileiros, "esquece" um pouco a parte defensiva. Ainda assim, o lado direito da defesa dá mais garantias que o esquerdo.
No meio campo e ataque, o Sporting parece ter um grupo de jogadores de boa qualidade. Espero sinceramente que o nível de jogo suba em relação ao ano anterior.

El Benfica!!!

Com a saida de Petit,o onze mais forte do Benfica seria algo como:
Quim,Maxi, Luisão, David Luíz,Leo;Binya(Yebda), Katsou, Balboa, Aimar, Di Maria e Cardozo.
3 brasileiros
2 Argentinos
1 Uruguaio
1 Paraguaio
1 Camaronês/Francês
1 Grego
1 Espanhol
E apenas 1 Português com idade já bem acima dos 30´s.
Anunciam como alvos 1 gr espanhol, 1 extremo chileno e outro avançado espanhol.
Quer dizer que a coisa não vai mudar num futuro próximo.
Ou seja,este Benfica 2008/2009 tem muito pouco de português.É uma pena, acho eu.
Para o nosso futebol e para o próprio clube.

segunda-feira, julho 28

Pré-épocas... Bah!

Depois de algum tempo de ausência (medo do Sporting talvez) aqui apareço para comentar algumas das incidências da pré-época.

Começando pelo meu clube, que perde o jogo de apresentação em muitos anos, devo dizer que não estou mais preocupado do que devia estar nesta altura da época.

O Porto tem condições para vencer de novo a Liga. O que me preocupa são as competições a eliminar, nas quais demonstrámos uma clara falta de estofo nas épocas em que Jesualdo esteve ao leme.

O 4x3x3 tem condições para continuar a ser triturador na principal prova portuguesa pois Rodriguez e, muito provavelmente, Hulk asseguram uma pressão alta que eu adoro ver imprimida nos jogos do meu clube. E é o uruguaio o meu principal destaque, pois é jogador à Porto, e fora polémicas clubísticas, é como todos já esperávamos um excelente reforço.

Em relação aos restantes novos, sinto que Sapunaru será também ele um excelente reforço. Calmo, concentrado, ponderado, bom a cruzar, melhor a defender e aparece na área em situações de golo, parece-me que pode suprir, embora de diferente maneira, a falta de Bosingwa.

O problema residirá na falta de qualidade, ou de acrescento da mesma, de Tomás Costa e Bolatti ao meio campo portista. O lugar de trinco, que é importantíssimo, ainda não tem dono à altura da qualidade que P. Assunção demostrou nas últimas épocas e a minha solução passaria pela inclusão de Meireles a trinco e na subida de Guarin (que me parece também bom jogador) para médio centro. Outra hipótese seria Fernando mas este ainda me parece demasiado verde para o lugar.

Espero ainda uma subida de qualidade de Stepanov, que sofria um drama familiar e que pode explicar a falta de concentração do sérvio em momentos fulcrais. Espero muito deste jogador e espero que em breve possamos ver o melhor central do Euro sub-21 organizado por Portugal que será claramente o melhor Stepanov.

De Mariano mais valia não falar sem ser para dizer duas palavras, inofensivo e inconsequente e de Quaresma falo quando realmente sair ou realmente ficar.

Em suma, muitos erros já habituais, mas ainda assim parece-me que o Porto terá um onze inicial bastante forte e com possibilidade de alguns jogadores de banco acrescentarem algo durante a época.

Em relação aos dois adversários habituais do Porto na luta pelo título, e que por sinal se encontraram ontem num jogo de carácter amigável, devo dizer que espero um Benfica mais forte que aquele que vimos quando tiver um jogo mais aproximado ao que Quique Flores realmente ambiciona. Ainda não deu para tal, visto que as indefinições no plantel condicionam-no, e de que maneira. Dos reforços, gostei de Yebda e espero de Aimar aquilo que toda a gente que o conhece espera. Balboa e Urreta parecem-me completamente banais.

O Sporting ganhou o primeiro clássico da época e consolida o estatuto de campeão anunciado. Já se fala muito em titulo, ao ponto de parecer uma certeza para os lados de Alvalade. Pena isso não valer de nada quando os maus resultados aparecerem, e digo isto com muita certeza porque não vi nada de relevante mudar por aquelas bandas. O que mudou realmente é quando oiço "Postiga com a bola, remata.... ao lado" (ou ao poste ou por cima) ele já não está equipado de azul e branco. Provocações à parte, a equipa é boa e justifica a ilusão que alguns adeptos criaram, o título é possível e provavelmente andará mais perto do que na última época, dependerá do que os outros fizerem.

Quero sair 3

Se hoje o clube A apresentar formalmente, por escrito, uma proposta de 16 milhões de euros pelo Moutinho e o Sporting recusar; se amanhã, o clube B apresentar formalmente uma proposta de 17 milhões e o Sporting recusar; se no dia seguinte for 18 milhões, etc. será mesmo que o Sporting estará obrigado a pagar ao jogador 1,6 + 1,7 + 1,8 +... milhões de euros?

Se assim for, é uma aberração de cláusula que abre espaço a negociatas menos claras que parecem estar na génese do braço de ferro que agora se verifica.

domingo, julho 27

Silly Season

Há dois anos, Katsouranis brindou os espectadores do Guadiana com um lance digno da melhor gargalhada. Hoje Edcarlos não foi tão espectacular, mas conseguiu uma regularidade fantástica ao longo de todo o jogo, proporcionando vários momentos de puro deleite. É a silly season no seu melhor.

Perder no jogo de apresentação...

... faz mais mal que bem. Se na primeira parte as coisas até nem pareciam nada mal, na segunda parte tudo ficou diferente e deprimente. Há ali jogadores de qualidade no mínimo duvidosa. Vou esperar um pouco antes de começar a apontar nomes... vamos ver como é que a rapaziada se comporta nos próximos jogos.

Vejam lá o que andam a fazer se faz favor.

Quero sair 2

Caso se confirme a ruptura, dentro de casa já existe uma boa solução para a vaga do Moutinho. Chama-se Adrien Silva e pode perfeitamente jogar como médio interior em losango ou como um dos dois médios centro em 4-4-2 clássico.

Quero sair

Versão adepto apaixonado
"Então vai-te embora. Só faz falta quem cá está e quer ficar"

Versão Pinto da Costa com Deco
"Ficas mais uma época, és campeão e depois logo sais"

A minha versão:
"Ao menos escolhe um clube um bocadinho melhor! Mas se queres mesmo sair, os bifes que larguem os 23 milhões"

sexta-feira, julho 25

E agora Gilberto?

O Boavista deve descer de divisão e Pinto da Costa condenado a 2 anos de suspensão, porque a decisão da maioria dos conselheiros é para executar. O parecer está dado.

quinta-feira, julho 24

Sidnei&Hulk

Segundo a imprensa desportiva de hoje, tanto Benfica como Porto voltaram a reforçar os seus plantéis com mais dois brasileiros.
Ainda está por saber por quanto é que vieram e a sua real valia desportiva, mas será que o Benfica precisava de mais um central e o Porto de mais um avançado?

quarta-feira, julho 23

Stoi

"O atleta esteve no clube esta quarta-feira, mas saiu após uma hora sem dar qualquer justificação, pelo que, muito provavelmente, não fará parte dos nosso planos. Já nos tinham dito que tem um carácter peculiar, mas mesmo assim ficámos surpreendidos", refere, no site do Everton, Ian Ross, chefe das Relações Públicas do clube inglês"

Afinal, Paulo Bento tinha razão na sua "teimosia". Já o jogador continua a fechar as portas que lhe restam. Vai longe!

terça-feira, julho 22

Alternativo



Confesso que gosto do 2º equipamento do Sporting este ano. O Benfica também escolheu o branco como alternativo. Apenas o Porto fugiu ao branco e apresenta um equipamento alternativo azul.

Será que é desta?

Everton vai dar 22,5 milhões por Moutinho
ZAHAVI ESTEVE REUNIDO COM TELES E BARBOSA


In Record 22.07.08

É muito dinheiro!!!Ainda assim, creio que é um negócio que me daria muita pena em caso de realizar-se.
Esperar para ver....

segunda-feira, julho 21

Caras novas, erros antigos

Neste recomeço dos trabalhos o Sporting volta a evidenciar algumas carências defensivas nas bolas paradas e alguma falta de imaginação ofensiva. Nada de grave tendo em conta que o grupo trabalha há pouco mais de 15 dias.

Rochemback e Izmailov deram ontem nas vistas. A luta pelos lugares do meio campo promete ser terrível.

Hoje chegam 4 reforços de peso, todos eles potenciais titulares. No próximo fim de semana, contra Blackburn e Benfica, o grau de exigência começa a aumentar.

sexta-feira, julho 18

O que não fazer em Portugal

Depois do meu elogio de ontem que era não direccionado directamente à Instituição, mas sim a uma personalidade que a representa, vejo-me hoje obrigado (por descargo de consciência) a dizer certas coisas sobre a mesma Instituição, desta vez nada abonatórias.

Senão vejamos, neste momento, o Benfica é o clube que mais gasta, que menos vende, que não forma qualquer tipo de jogador profissional e, curiosamente, também o que nada ganha.

Ainda que não seja o meu clube e assim talvez nem devesse opinar, parece-me uma estratégia altamente insustentável assente numa espécie de complexo de superioridade do "somos grandes" ou "arrastamos multidões" para não falar dos tais "6 milhões", únicos argumentos que possam justificar esta política que os conduz para a eterna fuga para a frente com o constante anúncio de contratações de mais estrelas para reforçar a equipa de futebol. É assim já há algum tempo e, parece, não vai mudar tão cedo.

Não sei por quanto tempo mais durará este período dourado nas finanças do Benfica. Afinal de contas em dois anos gastaram 10 milhões de contos no reforço da equipa e prometem não ficar por aqui. Qualquer outra empresa em Portugal estaria já com rumores de falência, suspensão de pagamentos, possíveis fusões ou entrada de novos accionistas maioritários. Mas eles não. São o Benfica, dizem.

quinta-feira, julho 17

Carisma!!!

Não é do Sporting, mas tenho pena.
Um jogador que nunca escondeu a sua cor clubistica, mesmo quando jogava noutras equipas.
Decidiu acabar a carreira no clube que o iniciou, algo cada vez mais raro naqueles que foram grandes jogadores ( que preferem Arabias, USA ou outras ofertas milionárias onde possam passar os seus ultimos tempos como jogadores de futebol).
Agora como director desportivo, mostra o mesmo empenho, carácter e carisma que demonstrava como jogador.
Foi grande a forma como contratou Aimar!!!
Talvez um dos (poucos) grandes trunfos do Benfica de hoje.
Isso e a infindável conta bancária da Benfica SAD.

quarta-feira, julho 16

Troca de g.r

Sai Stojkovic, entra Ricardo Batista. Teoricamente ficamos pior servidos, mas eu continuo a acreditar que o Rui Patrício tem qualidade e vai mostrar esta época que tem valor para ser o nº1. Em termos de grupo é uma jogada importante. O Paulo Bento envia mais um sinal para dentro de que quem manda ali é ele.

terça-feira, julho 15

Controlo de danos


Pois claro

Peyroteo, 10 de Julho
"Entretanto, fala-se do interesse do Anderlecht em Purovic, por empréstimo. No entanto, os belgas querem ver o jogador em acção no jogo treino do próximo sábado. Ou seja, é um negócio com poucas perspectivas de concretização."

O Jogo, 15 de Julho
"resta ao Sporting encontrar colocação para Purovic - reprovou na observação do Anderlecht no treino com o Atlético do Cacém..."

Só me espanta como é que não reprovou quando foi observado pela primeira vez pelo Sporting!

domingo, julho 13

Boa iniciativa

É excelente a nova funcionalidade do record de disponibilizar online peças em vídeo de treinos e jogos. Para além dos consumidores, também o Sapo certamente agradece a parceria ao conseguir maior tráfego. Quanto tempo faltará para termos publicidade nesses vídeos?



A tempo e horas

Com Grimi resolvido, fica apenas a faltar acertar a questão do segundo guarda-redes. O Sporting conseguiu este ano, bastante cedo, definir o seu plantel. Mais, reforçou significativamente a equipa. Parabéns por isso para a equipa dirigente.

Há quem apregoe que nem foi preciso recorrer ao know-how de Carlos Freitas para elevar a qualidade desportiva da equipa. É verdade. Mas também é verdade que o Sporting este ano abriu mais os cordões à bolsa (também a nível salarial), do que nos últimos anos.

quinta-feira, julho 10

Mercado

O Sporting continua, inexplicavelmente, sem conseguir concluir o processo Grimi. Ainda não percebi bem qual o problema deste negócio, alimentado diariamente nos jornais, com declarações de dirigentes, jogador e empresário, sempre no sentido da iminência da assinatura pelo Sporting. Mas entretanto já passaram 2 meses. Pessoalmente, como vejo ali um jogador banal, espero que o Sporting parta para outra solução.
Entretanto, fala-se do interesse do Anderlecht em Purovic, por empréstimo. No entanto, os belgas querem ver o jogador em acção no jogo treino do próximo sábado. Ou seja, é um negócio com poucas perspectivas de concretização.

Já o Benfica, continua a atacar em Espanha. Aimar ainda é uma possibilidade mas Luis Garcia está posto de parte, pois o Tottenham chegou-se à frente com 12 milhões. Mesmo assim, consta que o Benfica chegou aos 8 milhões... Muito dinheiro para investir, na Luz.

O Porto tem novo lateral direito. Um romeno de nome Sapunaru. Desconheço por completo este jogador. Já Guarín, médio colombiano, tem algumas qualidades, mas não se adaptou ao futebol francês e não é líquido que o consiga em Portugal.
No papel, o plantel do Porto não é muito entusiasmante (muitas incógnitas, tanto em relação às aquisições deste ano, como em relação ao jogadores que pouco mostraram na época passada, como Bolatti, Stepanov, Farias ou Mariano). Que acham os portistas do plantel actual?

quarta-feira, julho 9

Os "nossos" Sub-21

Mudando um pouco o tema e tentando fugir ao tema deste Verão, estava aquí a debater-me sobre uma importante realidade.

Rui Patricio (Sporting), Pereirinha (Sporting), Manuel da Costa (Fiorentina), Nuno Coelho (Setúbal), Antunes (Roma), Pelé (Inter), Manuel Fernandes (Valência), Paulo Machado (Saint Etienne), Vierinha (Paok), Djaló ( Sporting) e Vaz Té (Bolton).

Basicamente e tirando um elemento, toda a equipa nacional de Sub-21 ou joga no Sporting ou no estrangeiro. Curioso no mínimo e de certeza que unico na Europa. Como gostamos de ser diferentes…
Quer dizer então que, para um jovem português entre 20-22 anos se afimar como jogador de futebol de elite, ou joga no Sporting ou vai para o Estrangeiro.

Fantástico!!!

terça-feira, julho 8

Onde está o paneleiro do Hermínio?

Cavar Batatas

Gosto do estilo e de grande parte do discurso. Mas não deixo de estranhar um certo alheamento do meu clube em todo este processo, apesar destas declarações. Onde está o empenho na luta pela verdade desportiva, que antes era uma das grandes porta-bandeiras do Sporting?
No mínimo, estranho…

Tudo isto é lamentável, inconcebível e inadmissível. A justiça desportiva não pode estar pior do que a civil. Parece que as coisas não estão a correr bem para os dois lados mas nenhuma sociedade resiste muito tempo se as regras do Direito não se impuserem. Esta decisão não lembra ao diabo...”,
“As regras estão definidas e devem ser observadas. Se há provas de que existe transgressão, as pessoas envolvidas têm de ser justiçadas. Estamos a pôr em causa uma série de interesses, de clubes e pessoas. O que se está a passar é uma vergonha absoluta.”

“Há uma quantidade de pessoas que não têm qualificação para estarem no futebol português e, por isso, devem ser arredadas deste universo. Que vão cavar batatas! Há pessoas que não servem para estar onde estão


Por Menezes Rodrigues, 08/07/2008

P.S – Por outro lado, destaco igualmente as declarações de Pedro Barbosa:” Sporting queria começar e acabar em casa e isso vai acontecer. Vamos querer fazer a festa do título em Alvalade

Muito bem!!! É esta a atitude que se precisa!!!

segunda-feira, julho 7

Acerto Desportivo!?

Há coisas.....

"O avançado argentino Gonzalo Bergessio, que protagonizou passagem pouco profícua pelo Benfica, estará a suscitar o interesse do AC Milan.
De acordo com o diário argentino Olé, as exibições de Bergessio no San Lorenzo despertaram a atenção do «gigante» italiano, que poderá avançar com uma proposta de 14 milhões de euros para garantir o concurso do jogador, de 23 anos."

In Abola 07.07.08

domingo, julho 6

4

1 - Quando se compram inutilidades costuma dar nisto. O que fazer com Purovic, Farnerud e Stojkovic (ok, este não é mau jogador, mas pertence à categoria das inutilidades)? São tão maus que ninguém lhes pega? Vão treinar à parte? Teremos novos Afonsos Martins?

2 - O CJ da FPF mete nojo.

3 - O FCP "renovou" com a Olivedesportos até 2014, a troco de 52 milhões de euros. Gostava que o SLB cumprisse a sua vontade de não prolongar o seu contrato - acaba em 2013 - com os Oliveiras. Finalmente se verificaria que a Sport TV precisa mais do Benfica do que o Benfica da Sport TV. Não sei é se com tanto investimento no futebol, sem vendas de jogadores e sem Champions, o Benfica vai conseguir resistir.

4 - Ainda sobre o Benfica, as saídas de Rui Costa e Rodríguez vão ser colmatadas, grosso modo, com as entradas de Aimar e C. Martins. Desportivamente, pior não vão ficar.

quinta-feira, julho 3

Aceitam-se explicações...

Este curto 'post' é dirigido aos adeptos portistas ou a quem possa responder-me com conhecimento de causa e de forma satisfatória: por que razão o vosso clube votou contra o agravamento das penas existentes na justiça desportiva para os casos de corrupção, quer consumada, quer tentada? Não foram aprovadas integralmente as propostas da Comissão Disciplinar, mas o regime foi agravado naquela matéria. Ainda assim, as alterações não foram aprovadas por unanimidade. Vários clubes votaram contra.

PS - Será que, depois desta votação, o brasileiro Alan sempre volta para o clube onde jogou em 2007/2008?

quarta-feira, julho 2

Jornalismo de Referência ou Bebedeira da Antiga?


Até agora...

....não há motivos para preocupações!!!

Patrício, Caneira, Polga, Tonel, Grimi; Veloso, Moutinho, Rocha, Simon; Postiga e Liedson são mais que suficientes para ganhar a uns:


Helton, Fucile, B.Alves, P.Emanuel, Benitez; Bolatti, Meireles, Lucho; Cebola, Tarik e Lisandro.

E mais ainda a:
Quim, Maxi, Luisao, D.Luiz, Leo; Petit, Katso, Di Maria, Aimar; Cardozo e Miccoli.

Estou mais do que optimista. Vamos ser Campeões este ano e sem espinhas!!!

terça-feira, julho 1

Verde e branco

Parabéns Sporting! Já são 102 anos. Reais!
... sabia que se tiver quotas em atraso, basta pagar as quotas de 2008 para ficar com a situação regularizada?

Era esperado que não se exercesse o direito de opção sobre Carlos Martins mas daqui a uns meses alguns adeptos vão voltar ao "andamos a formar para brilharem nos rivais".

Quando se fala em Zé Castro, não deixo de pensar no Beto. Sim, no Beto. Mas tal como C. Martins, a porta deve estar fechada para ele.