segunda-feira, agosto 31

Benfica 8 - Vit. Setúbal 1

Um Setúbal demasiado fraco e um Benfica demasiado forte permitiram este resultado histórico.
Só estranha o resultado quem não assistiu à partida.
Os sadinos defendiam com os olhos, enquanto os encarnados imprimiram uma pressão e uma velocidade ao jogo que se revelaram fatais para os forasteiros.
O Benfica, umas vezes por mérito próprio e outras pelas "liberdades" de marcação, desenhou jogadas de bom futebol. O golo do Aimar é soberbo na sua execução.
Pelo menos o Setúbal teve o "mérito" de não colocar o autocarro em frente da baliza. Bem... também nem sequer tiveram tempo de o estacionar.
Foi uma vitória boa que, pela expressão dos números, moraliza. Que se aproveite o score da melhor maneira. Mas convém lembrar aos jogadores que só vale 3 pontos e que no próximo jogo vai ser preciso correr muito. Os campeões constroem-se com moral elevada, mas com a humildade suficiente para respeitar o adversário, e muito espírito de sacrifício. É bom que os jogadores se lembrem que não ganharam nada.

domingo, agosto 30

Ganhar sem classe

Mas que mau jogo de futebol proporcionaram Académica e Sporting! Passes errados, jogadas desarticuladas, falta de qualidade dos artistas, enfim... uma pobreza.

A vitória do Sporting deveu-se sobretudo à inspiração individual, em lances esporádicos, mais do que ao mérito colectivo da equipa. Houve momentos simplesmente tenebrosos ao longo dos 90' e a falta de confiança não explica tudo.

Paulo Bento reconheceu o mau jogo da equipa e, obviamente, o treinador tem a sua quota parte de responsabilidade. Mas também não é segredo que há ali vários jogadores sem mínimos olímpicos para jogar no Sporting. Além disso, hoje tivemos uma novidade: foi visível a falta de atitude e de solidariedade em vários momentos. Admite-se ver jogadores estáticos sem oferecer linhas de passe quando a equipa têm a bola, ou sem fazerem o menos esforço para pressionar o adversário quando não a têm?

A pausa vem mesmo a calhar.

Varilux: Líder mundial em lentes progressivas

E se dúvidas havia o Porto mantém a mesma bitola que havia conquistado vários pontos (decisivos) na conquista do tetra. Se dúvidas há em qual bitola, resta explicar que é aquela que existiu sem Lucho e que geria Lisandro. O Dragão adapta o seu jogo a uma nova arma de fogo: Falcão e tenta perceber porque caminhos se esconde Belluschi, mas o conjunto de soluções é tão forte, para este nível, que vai escapando a intermitência de um outro jogador.

Já em algumas linhas do sector havia dito que na Liga não se iria notar tanto a falta do duo de argentinos que encantou os portistas, e não só. Pois bem, a pré-época não o confirmou à partida visto os testes não serem exactamente aqueles que o FCPorto vai encontrar, mas os primeiros jogos encarregaram-se de mostrar isso mesmo somando-lhe também vitórias à falta de Hulk. Para quem andava distraído, já a Liga anterior tinha dado um indicador maior. À lesão de Lucho respondeu-se com vitórias, à gestão de Lisandro respondeu-se com vitórias e sem Hulk o Porto só conheceu...(imagine-se) vitórias.

A minha preocupação com a venda dos argentinos prendeu-se com a competitividade na Champions mas isso são contas de outro rosário que logo haveremos de abordar. Por cá eficácia quanto baste muito devido a dois jogadores: Falcao e Farías. De Farías já sabiamos o que esperar: golos como o de ontem por exemplo, são imagem de marca de uma ratice de área que dá um jeitão. Depois, com a garra e o preenchimento do campo que Lisandro fazia a turvar-me a visão não me foi possível evitar críticas ao estilo de jogo de Radamel Falcao. Erro crasso Marco Morais pois como não se compram jogadores pelo youtube também não se analisam por lá. Faltou-me a visão de Falcão... literalmente, meus caros. Quanto mais o vejo jogar mais gosto dele e faço minhas as palavras de Cebolla: "Não me parece que estejamos muito diferentes no ataque".

A equipa adapta agora o seu modelo às caracteristicas da ave de rapina, mas sem se descurar a pôr-lhe, também, um pouco das suas. Palpita-me que Falcao pode evoluir o seu jogo muito para lá da área, tanto a nível de pressing como de abertura de linhas de passe, e ser o avançado que os portistas reclamam. Uma coisa é inegável, já tem um faro de golo tão bom como Licha. Sei que está en racha e que isso pode ser uma condicionante tão grande para a minha retina como foi a perda de Lisandro, mas estou para as certezas como o Sporting se encontra, nesta fase, para as vitórias... algum dia ela há-de aparecer e Falcao tem-me agradado de sobremaneira.

"Paulo Bento Forever" tem razão de ser

Acérrimo defensor do despedimento de Paulo Bento do Sporting tentei encontrar razão de ser na frase de Bettencourt, a já célebre: "Paulo Bento, Forever". Pois bem, pensei e raciocinei (não tanto como se faz no Entre10, claro) e achei ponto ao homem. Bento, tomou as rédeas do Sporting num momento conturbado do futebol leonino. Da mesma maneira que agora, só faltava aos jogadores atropelarem-se em campo para dar maior prova de que os dias do treinador estavam contados. Era um período ideal para um treinador das suas características: simples e directo. Em pouco tempo resolveu a questão pois bastava ao Sporting jogar para não sofrer que iria ganhar muitos mais jogos que perder. E assim foi, a tal ponto de dar luta ao Porto até ao fim e ser um dos principais culpados pelas suas escorregadelas. Caiu que nem uma luva no Sporting, mas depois mais foi exigido. A segunda época, que haveria de ser completa pelo técnico, exigia o título, mas não houve futebol e logo aí se deveria ter exigido novo "Paulo Bento": alguém que analisasse o que falta ao Sporting, para dar aquele saltinho, tal como agora. Assim sendo, só vejo um ponto lógico na frase de JEB: Quando um Paulo Bento falhar, venha de lá outro e assim sucessivamente... só assim P. Bento pode ser "Forever".

sexta-feira, agosto 28

Liga Europa: grupos

Grupo A
Ajax (Holanda)
Anderlecht (Bélgica)
Dínamo Zagreb (Croácia)
Timissoara (Roménia)

Grupo B
Valência (Espanha)
Lille (França)
Slavia Praga (R. Checa)
Génova (Itália)

Grupo C
Hamburgo (Alemanha)
Celtic (Escócia)
Hapoel Tel-Aviv (Israel)
Rapid Viena (Áustria)

Grupo D
Sporting (Portugal)
Heerenveen (Holanda)
Hertha de Berlim (Alemanha)
Ventspils (Letónia)

Grupo E
AS Roma (Itália)
Basileia (Suíça)
Fulham (Inglaterra)
CSKA Sofia (Bulgária)

Grupo F
Panathinaikos (Grécia)
Galatasaray (Turquia)
Dínamo Bucareste (Roménia)
Sturm Graz (Áustria)

Grupo G
Villarreal (Espanha)
Lazio de Roma (Itália)
Levski Sofia (Bulgária)
Salzburgo (Áustria)

Grupo H
Steaua Bucareste (Roménia)
Fenerbahce (Turquia)
Twente (Holanda)
Sheriff (Moldávia)

Grupo I
Benfica (Portugal)
Everton (Inglaterra)
AEK Atenas (Grécia)
Bate (Bielorússia)

Grupo J
Shakhtar (Ucrânia)
Club Brugge (Bélgica)
Partizan (Sérvia)
Toulouse (França)

Grupo K
PSV (Holanda)
Copenhaga (Dinamarca)
Sparta Praga (R.Checa)
Cluj (Roménia)

Grupo L
Werder Bremen (Alemanha)
Áustria de Viena (Áustria)
Athlético de Bilbau (Espanha)
Nacional Madeira (Portugal)

Hábitos, perda de identidade e hábitos

Sob o som do hino da Champions, sai em "sorte" ao FCPorto o grupo mais difícil dos últimos anos, o Sporting é afastado por uma, digam o que disserem, grande Fiorentina e no Benfica soam os alarmes estapafúrdios de uma primeira derrota.

Nem sei se deveria dizer isto, mas sabendo que quem procura a perfeição só pode - pela voz do seu dono - encontrá-la no Entre10, ninguém levará a mal se eu, um adepto comum, disser que o sorteio da Champions me apanhou de surpresa. De facto, pensei que o mesmo se realizaria na Sexta-Feira até que o post do amigo Gonçalo me avisou da nossa sorte. Coisas que um plebeu do jogo da bola que ainda é zero no futebol, pode dizer. Ele há coisas...

Digo-o também sem pejo, é dos grupos mais difíceis que me lembro. O Chelsea é fortissimo, o Atl. Madrid parece-me mais completo, e confiante, este ano e o Apoel pode complicar contas. Tudo tem um lado positivo e eu como portista estou habituado a isso. Este grupo de dificuldade redobrada é o cenário ideal para uma equipa, com devida sustentação, crescer. Assim o permitam os dois primeiros jogos: Stamford Bridge e Dragão frente aos espanhóis. Uma falsa partida em Londres, redobraria dificuldades para a segunda jornada. É de recordar que no ano passado, passámos frente ao Atl. Madrid mas não lhes conseguimos ganhar um jogo sequer, o que numa fase de grupos poderá querer dizer muito. Sabemos da nossa competência e sabemos que ainda nem a meio estamos da nossa real potencialidade, o que não sei é se essa real potencialidade é superior, ou sequer igual, à do ano passado. Nada como esperar para ver, com tranquilidade.

Na Quarta o Sporting, como muitos auguraram, caiu aos pés da Fiorentina. O leão fez uma boa primeira parte muito devido ao grande golo de João Moutinho - o melhor do Sporting em Florença - e a uma estratégia estranha mas que deu frutos em desvantagem. O passe longo que Luis Freitas Lobo enaltecia não era mais do que um "pontapé para frente" muitas vezes desalmado para fugir ao erro em zonas perigosas. Que tenha resultado na primeira parte, tudo bem! mas alguém está a ver uma equipa que quer ser campeã a jogar assim? As quebras na identidade leonina têm-se sucedido e este é um filme que o Sporting não deveria realizar. Sob pena disso passaram a segunda parte sem cheirar a bola, metendo Saleiro (tocou uma vez na bola) e Tonel para o jogo aéreo. Uma pergunta: senão é para ter bola e consistência na sua posse, para quê o losango? Queria que o Sporting passasse mas achei a Fiorentina mais forte, com futebol (positivo) nos pés, arte e força no ataque, mais esclarecida que os leões. Os adeptos viola podem-se orgulhar de ter uma equipa a ter em conta nesta Champions.

O Benfica perdeu com o Poltava, num jogo que nada significava. Ora num jogo que nada significava, Jesus jogou com um onze que nada significa também e a derrota essa, significa o mesmo que zero. Mas num clube onde a euforia por se ganhar algo que é pouco mais que nada é sempre directamente proporcional à decepção de se perder algo que também pouco ou nada vale, torna-se difícil ganhar o que realmente importa.

quinta-feira, agosto 27

Ao menos entendem-se em campo

Chelsea
Porto
Altético
Apoel

Não é o grupo da morte, mas também não é dos mais fáceis... e todos têm jogadores portugueses...

quarta-feira, agosto 26

Fiorentina 1-1 Sporting

7 milhões a voar, é esse o meu principal remorso. O Sporting fez uma exibição interessante mas não conseguiu ter o estofo suficiente para aguentar o assalto italiano que se adivinhava no início da segunda parte. A culpa, para o Rui Santos, já se sabe de quem é.

Creio que agora sim, a margem de manobra de Paulo Bento está muito perto do fim. A sensação de que o jogo de Coimbra é decisivo é difícil de esconder.

Vamos lá cambada.

Queiróz continua a demonstrar que não serve para Seleccionador Nacional. O homem da "reestruturação" não passa de um apavorado e por isso convocou cinco (!) centrais, e Liedson, numa clara acção de desespero. Mas, compreende-se, Liedson é o homem certo, na altura certa, pois está a atravessar um dos melhores momentos da sua carreira em Portugal.

Guarda-Redes: Beto, Eduardo, Rui Patrício.
Defesas: Bosingwa, Bruno Alves, J. Castro, Miguel, Pepe, R. Carvalho, Rolando.
Médios: Deco, Duda, Moutinho, Maniche, M. Veloso, R. Meireles, Tiago
Avançados: Cristiano Ronaldo, Liedson, Nani, Nuno Gomes, Simão.

31

Agora que já estás na Selecção, vê lá se começas a resolver no teu clube, de preferência a partir de hoje à noite.

Titanic?!?! A sério?

De todas as referências cinematográficas que poderiam ser utilizadas, a do filme que tem o barco a afundar por responsabilidade do seu comandante, parece-me no mínimo masoquista...

Seu gordo.

Depois da visita diária ao 442, a primeira e última aqui.

As declarações de Douglas - penso que seja um jogador do Vitória de Guimarães - são o nojo habitual que os adversários sentem (quase) sempre que perdem com o SLB.

Ao SLB caberia a imediata reacção mas os seus dirigentes estarão mais preocupados com outros assuntos.

Assim, como adepto do SLB, apenas tenho a dizer ao Douglas: vai-te foder.

terça-feira, agosto 25

Assim está melhor...

Depois de uma exibição decepcionante na primeira jornada e de uma jornada europeia onde o Nacional marcou 4 ao Zenit, poderiam existir portistas apreensivos em relação resultado do jogo de Domingo. Eu possivelmente terei sido um deles... tenho trabalhado muito... não me lembro bem...

Bastaram os primeiros 20 minutos para afastar qualquer apreensão e ficar agradavelmente surpreendido com a qualidade e quantidade produzidas pelo futebol azul e branco. O golo só não apareceu mais cedo devido ao desconcerto típico do Mariano e porque o poste voltou a não jogar a favor. Depois, com menos dois, perdeu o interesse. Vamos ver um a um.

Helton - jogou?
Fucile - bem no seu corredor. Seguro a defender e com muita vontade de atacar. Esteve perto de marcar. Cada vez gosto mais de ver este jogador.
Bruno Alves - seguro e confiante... à capitão!
Rolando - inventou um pouco a defender mas compensou com carambola para golo.
Álvaro Pereira - era dos jogadores que tinha mais curiosidade em ver… depois daquela primeira exibição preocupante, queria saber como se portaria. Voltou a começar amedrontado, mas foi crescendo com o jogo e na segunda parte envolveu-se mais no ataque e até chegou a tentar o golo. Ainda tenho reservas, principalmente na forma como defende, mas acredito que funcione.
Fernando - é fantástico. A forma como lê o jogo e compensa a equipa é sensacional. É dos jogadores mais importantes deste FCP de Jesualdo.
Raul Meireles - com ele a orquestra toca de outra forma... mais afinada e mais depressa. Ainda está longe da sua melhor forma, mas foi fundamental nas ligações entre sectores. Foi ele que garantiu a coerência do jogo portista e evitou os famigerados lançamentos em profundidade vistos na mata real.
Bellushci - preocupou-se mais em atacar que em defender... naturalmente. Tem passes e pormenores muito interessantes, mas também desaparece do jogo sem dizer nada a ninguem. Ainda não sei o que pensar deste jogar...
Mariano - trapalhão e displicente, mas muito corajoso e trabalhador. Não gostava nada dele e agora consigo dar-lhe valor e perceber o espaço dele no plantel do FCP. É um jogador útil.
Varela - de inconsequente a consequente em apenas 7 dias. Ganhou objectividade e ajudou a equipa. Este jogador pode ser muito importante na criação de desequilíbrios ofensivos. Tem um poderio físico que impressiona.
Falcão - portou-se como um verdadeiro ponta de lança. Sabe posicionar-se em campo e não parece completamente desajeitado com os pés. Apesar de ter deixado óptimas indicações vamos evitar entrar já em euforias... mas promete.

Rodrigues, Valeri e Farias - entraram com o jogo já resolvido. Rodrigues e Farias já os conhecemos e fizeram aquilo que se esperava deles. Quanto ao Valeri ainda não faço ideia que tipo de jogador é.

Venha a próxima jornada que quero ver outra vez como se porta esta malta fora com a Naval.

PS - fica aqui o meu sincero voto para 2 equipas portuguesas na champions. Faz favor de ganhar em Itália!

segunda-feira, agosto 24

AAS?

Associação de Adeptos Sportinguistas pede demissão de Paulo Bento. Que adeptos sportinguistas representa este orgão? Outros Adeptos Sportinguistas deverão fazer uma associação para pedir a continuidade?

Anda aleijado, passa para quem sabe!

Em primeiro lugar quero pedir desculpa ao amigo Jorge pela inclusão deste post quando a discussão vai acesa no post abaixo. É quase sacrilégio este ficar por cima, mas pronto, houvesse um mundo perfeito e os posts do Jorge, pela calma e análise cuidada estariam por cima dos meus. Aqui fica a ressalva.

Para o caro LMGM, que foi o único a manifestar interesse no meu pseudo-estudo, devo primeiro manifestar pesar pelas más condições a que tive acesso ao Guimarães x Benfica. Tentei ver através da internet - coisas do comodismo, antes nada me custava ir ao café ver os encarnados - e lixei-me. Apanhei streams de fraca qualidade que não me permitiram ver o desempenho das equipas e analisar o seu jogo em devidas condições. Ainda assim, nas vezes em que a transmissão não parava e seguia directamente para outra jogada, apercebi-me que o Benfica fez a pior exibição da época. Exibição essa muito ajudada pelo alto desempenho vimaranense que foi de uma competência extremamente eficaz a defender, principalmente na 1ª parte onde lhe juntou pormenores interessantes com bola. Mais em relação ao tema do post, o número de passes seguidos no estilo de jogo encarnado pareceu-me desapontante. Penso que não será alheio a esse facto a declaração que Jorge Jesus teve há bem pouco tempo, que foi qualquer coisa do género: ainda só tivemos tempo de treinar a organização defensiva. Poderá o bom entendimento benfiquista, com muito recurso ao uso de tabelas, ser competência da qualidade dos jogadores? Seria isto um pouco à maneira do que acuso no Sporting, mas com uma auto-estima superior. Outro facto para o número de passes seguidos ser abaixo do que eu esperava (neste jogo) será a intensidade com o que os jogadores do Benfica os fazem. Não há um "parar para pensar" e o que "sair, sai". Todos estes factores aliados à competência do Guimarães resultaram num jogo decepcionante para os encarnados.

Pelas 20.15, muito provavelmente pelo menor interesse do jogo o stream corria a todo o vapor, assim como o Porto nos primeiros 20 minutos. Dragão subido e pressionante, trocava a bola entre si com exactidão e em várias jogadas na primeira-parte pude ver 6, 7, 8 passes seguidos. Muitas das vezes, tão alto era o sítio do ganho de bola que em 4 a 5 passes os azuis e brancos estavam em situação de fazer golo. Para atestar a qualidade azul e branca na partida de ontem posso afirmar que o lance que dá origem ao penalty vem de 6 passes seguidos, o lance que fabrica o canto que por sua vez origina o 2-0 vinha de 7 passes seguidos e o 3-0 de 5 trocas de bola consecutivas. Não são números maravilhosos nem são garante de nada, são apenas um indicadorzeco do porquê do futebol do Porto estar uns furos acima das restantes equipas da Liga portuguesa. A meu ver, algo que pode impressionar, é o acerto dos azuis e brancos aplicando intensidade alta aos passes, algo muito difícil (que o diga o Benfica) de fazer. A exibição menos consistente do Nacional também explicará estes números. Os madeirenses não foram sequer sombra para o desempenho dos vimaranenses, hoje, frente ao Benfica.

A título de curiosidade, fica a minha espreitadela pelo Barcelona x Atlético, onde a 10 minutos do fim com o resultado em 3-0 a favor dos catalães, registei duas jogadas com 18 e 15 passes acertados, seguidos. Do Barcelona, claro. Serão estilos de jogo diferentes dirão, mas com indicadores parecidos no que toca ao "jogar bem à bola". O Porto em transição, o Barcelona em posse. Ambos conseguem percentagens elevadas de acerto para o seu estilo de jogo.


domingo, agosto 23

Vitória 0 - Benfica 1

Começando pelo fim, para dizer que a falta assinalada sobre o Fábio Coentrão, e que da qual o Benfica chegou ao golo, é em meu entender inexistente. Lance que acabou por ter influência directa no resultado final. Mas com Pedro Proença estávamos à espera de quê? Para alguns, que prejudicase o Benfica. Hoje não foi assim.
Quanto ao jogo: O Benfica apresentou-se uns furos abaixo daquilo que que nos vinha habituando. A este facto não é certamente alheio o Vitória, que soube, e bem, neutralizar os jogadores mais influentes do Benfica. Mesmo em superioridade numérica, o Benfica não conseguiu tirar partido desse factor, tendo até pertencido aos Vitória as melhores ocasiões de golo.
Por isso para os vimaranenses a derrota é um resultado pesado.
Individualmente: Cardozo esteve péssimo, parece estar a atravessar uma crise (incompreensível) de confiança. Di Maria, quando bem marcado é um jogador vulgaríssimo.
Keirrison não se viu.
Jorge Jesus mexeu mal na equipa ao tirar Aimar e Saviola. Ambos são jogadores que podem desiquilibrar em qualquer momento, e só problemas físicos justificariam as substituições, até porque haviam jogadores com pior rendimento.
E o Nilson no flash-interview colher os louros do falhanço do penalti do Cardozo? Para quem pedia imparcialidade dos árbitros segundos antes, não deixou de ser curioso.

Passa a bola, individualista!

O Sporting x Braga de ontem há muito que já está dissecado num jornal ou blog perto de si, contudo parece-me pertinente a análise que ontem, deitado no meu sofá, tirei.

Passei grande parte do jogo a contar os passes que o Sporting ou o Braga acertavam, para chegar à conclusão que raramente (mesmo raramente) as duas equipas ultrapassaram os 5 passes acertados. Se para o Braga, jogando em contra-ataque essa fronteira até se torna mais irrelevante (mas não o é), para o Sporting é um dado preocupante, pois as poucas vezes que acertou mais que 5 foram no seu meio campo defensivo.

O bom passe e a boa recepção juntamente com a boa decisão devem ser secundárias para uma Liga cheia de treinadores portugueses.

Curioso estou para fazer o mesmo exercício nos dois jogos importantes de hoje.

sábado, agosto 22

Liga Sagres: bebam juízo!

A Liga Razão de Queixa, vai para a segunda jornada e já há queixume de todo o lado. Numa rápida olhada pela blogosfera são demais as queixas e as alusões claras a Xistra e Sistema como se porventura desculpasse alguma coisa ter o funcionário do Hospital Cova da Beira como árbitro.

De facto há uma síndrome - talvez das únicas engraçadas - em relação a Carlos Xistra. Visita mais que frequente à terra onde vivo, o árbitro é insultado por todos os adeptos, sejam eles sportinguistas, benfiquistas ou portistas. Há tempos, num jantar em casa de um amigo benfiquista, eu e outro amigo, sportinguista, fumávamos um cigarro à porta da garagem, quando aparece Carlos Xistra de visita à sua sogra. O meu amigo sportinguista lá ia balbuciando improprérios, quando chega o meu amigo benfiquista e desata também a queixar-se da sorte de ter que ver tal "energúmeno" tão perto da sua casa.

Árbitro fraco, constantemente conotado a favores como razão da sua subida ao futebol profissional e a quem é atribuida a frase: "Gosto mais do Sporting que da minha mulher", Carlos Xistra não é, ainda assim, razão para tal nervosismo. E a explicação para isso reside no seguinte: não há para mim, árbitro que possa travar uma equipa competente. Tenho para mim, num jogo que não vi, que se o Porto tivesse tido competência tería ganho a partida na Mata Real, sem mais blá, blá, blá.

Com já mais de 60 jogos como treinador (escolas e infantis) não me lembro de ter perdido ou empatado um jogo por causa de algum árbitro, e Carlos Xistra foi um deles. É para mim completamente estapafúrdio que se dê tanta atenção e culpa aos senhores do apito, quando o caminho do sucesso passa por arranjar uma equipa competente em muitos dos processos do jogo, um dos quais são os erros dos árbitros ou o que deles pode vir.

O erro faz parte do jogo, mas há dois pesos e duas medidas. Não me lembro de manchetes de jornal por falhas de marcação ou golos falhados à boca da baliza.

P.S. Que se proteja jogadores como Hulk tudo bem, que se atire culpas para más decisões sobre o mesmo em relação a um mau resultado, tudo mal.

sexta-feira, agosto 21

Os empatas querem aprender como ganhar

Jornada muito interessante a que se segue na Liga Sagres. Os três grandes têm jogos de grande, ou alguma, dificuldade e deles poderemos auferir a actual capacidade futebolística de Porto, Benfica e Sporting, desta feita com Braga, Nacional e Guimarães ao barulho.

No Dragão, espera-se um adversário moralizado pela vitória ao Zenit e, como se não bastasse, também pelas vitórias que já conseguiu no reduto azul e branco. O Porto não vai poder contar com a coqueluche "100 milhões" e só isso é suficiente para fazer tremer as mentes portistas. Ora, que as mentes tremam não me faz confusão. Mais me faria se os resultados de uma equipa estivessem dependentes de um jogador só. Não joga Hulk que jogue Varela e que finalmente Belluschi apareça, sob pena de poder vir a perder o lugar para um melhor carregador de jogo chamado Valeri. Espera-se um Porto subido no terreno e de grande impeto ofensivo com Falcão na área para tirar dúvidas do saudosismo que poderemos, ou não, ter do guerreiro Licha.

O Benfica desloca-se a um terreno que lhe é favorável. Foi-o no ano passado com Quique e, também, já nesta pré-época com Jesus. Como Vingada vai fazer o cerco ao poderoso ataque benfiquista? é a pergunta que se impõe. Esperem os Benfiquistas jogar à vontade até ao meio do meio-campo vimaranense e cautelas redobradas na hora de perda de bola. Com empate contra o Marítimo já quase que se escreve nos manuais que é assim que se joga contra o Benfica. Nada mais enganoso pois os de Carlos Carvalhal só sairam vivos pela ineficácia encarnada.

O Sporting tem teste de fogo em Braga. Não acredito que algo mude do jogo de terça-feira para o que se aproxima na Pedreira. Vamos voltar a ver garra e um querer vencer muito forte, mas também vamos voltar a ver uma maioria de decisões de única e exclusiva responsabilidade dos jogadores. Se eles acertarem como Veloso, o Sporting vence, se eles errarem como Polga o Sporting passa um mau bocado. Na equação está também um Braga de Domingos que tem um estilo de jogo chato contra equipas teoricamente mais fortes. Não gosta de assumir o jogo e povoa muito a zona defensiva. Para Domingos o 0-0 agrada para o Sporting não.

SLB 4 x Poltava 0

Há muito tempo que desejava ver um SLB arrasador, pressionante e eficaz. Ontem, na Luz, depois de 25' em que a equipa parecia não conseguir assentar o seu jogo, os "onze" escolhidos por Jesus arrancaram para uma exibição verdadeiramente empolgante.
É altura dos benfiquistas perceberem uma coisa: o facto de jogar bem, como o temos feito, é para ser enaltecido! O que aconteceu ontem não acontecia há largos meses. Bom futebol, golos e esmagamento do adversário. Disto, não devemos ter vergonha.
David Luiz Mesmo considerando que é um jogador sobrevalorizado, também me parece que ontem fez, talvez, a melhor exibição desde que está no SLB. A atitude é outra, no centro, e só espero que contra o Vitória, não volte à esquerda.
Javi Excelente contratação. Com um jogador assim, ninguém questiona o custo.
Ruben Amorim Não consigo gostar deste jogador. Falha demasiado no último passe. Obviamente que o posso defender por raramente jogar na sua posição natural mas há situações que não dependem da posição que se ocupa no papel.
Di Maria e Coentrão Estão, ambos, muito mais objectivos. Excelentes apontamentos, garra e entrega. Estão a surpreender-me bastante.
Cardozo Não se escondeu e marcou o pénalti de forma exemplar. A jogada do terceiro golo é um fiel retrato que muitos insistem em fazer: lento, sem movimentação e sem capacidade técnica.
Aimar e Saviola Estes dois dão grande mobilidade ao meio campo atacante. Se ainda melhorarem serão sempre elementos fundamentais na equipa.
Weldon Impossível não gostar de um jogador que entra e marca. Para mais, parece-me que tem uma excelente postura profissional, mostrando sempre grande serenidade, apesar do banco.
Jesus Mais comedido nas declarações, mas... contra o Marítimo disse que o SLB jogou como uma "grande equipa", ontem, não. Mas ontem é que jogámos como uma grande equipa! As críticas pessoais aos jogadores devem ser evitadas ao máximo. Um simples reparo sobre os primeiros 20' de Saviola - Jesus sugeriu que o argentino não havia feito em campo o que era suposto -, levou um jornalista a perguntar ao "conejo" o que este achava de Jesus o ter criticado por não ter feito o que o treinador lhe tinha pedido. Felizmente o avançado nem percebeu a provocação do jornalista.
Mas vamos ao que interessa. Guimarães, já a seguir. Isso é que é para ganhar.

quinta-feira, agosto 20

Curtas.

SLB O presidente do clube adversário do SLB oferece 3 Milhões de prémio aos seus jogadores, se passarem a eliminatória. Adoro estes fundos perdidos.
Cristiano Ronaldo Não basta ser o maior dentro do campo. Apesar de já ter cometido os seus erros, a verdade é que quer Gilberto Madaíl, quer Carlos Queiróz, não hesitaram em denconfiar da gripe que impediu o jogador de disputar o último jogo pela Selecção. Ontem, CR respondeu, com frontalidade e clareza, coisa que não existiu do outro lado. A Selecção precisa mais de CR do que o inverso.
Gilberto Madaíl Afirma-se indignado com a injustiça do vermelho mostrado ao jogador leonino. E adianta que "defende a mudança dos regulamentos sobre esta matéria". Vai mas é trabalhar, e vê lá se, por uma vez na vida, tomas uma decisão que seja.

quarta-feira, agosto 19

Euforias inconsequentes

Como agora tem sido sina, não tenho conseguido acompanhar os jogos que marcam o nosso futebol por inteiro.

Dos três empates, consegui assistir a 5 minutos do Benfica x Marítimo, o que é muito pouco para um comentário sobre os mesmos. Do que vim lendo fui-me apercebendo que a maioria das pessoas pensa que são os árbitros os grandes culpados da perda dos dois pontos, o que traz de novo um cenário triste à nossa, fraca, liga. Estamos para mais do mesmo, então.

De futebol é que pouco, ou nada, li. É triste ter de vir aos blogs para se ler que o Benfica não sabe jogar sem intensidade máxima, ou a 200km/h se preferirem. Claro que os jornais continuam a preferir enaltecer um massacre que valeu um empate a um defeito claro que o Benfica tem de corrigir, pois vai enfrentar mais "marítimos".

Serve isto também para falar no Sporting, que ontem finalmente mostrou garra e atitude mas que infelizmente não chegou. E porque não terá chegado? Porque falta organização, método, modelo, trabalho. É incrivel, como os jogadores do Sporting fazem o que lhes apetece com a bola. Não há uma intenção de jogo, não há jogadas a sairem 5 ou 6 vezes e isso devia ser assustador. Mas não... o Sporting jogou bem dizem eles. Oferecer a bola ao Montolivo para rasgar a defesa, marcar daquela forma Gilardino, ir à queima dentro da área, não saber segurar a bola aquando da vantagem do marcador, etc, deve ser jogar bem. Um alerta aos adeptos do Sporting: todo o bom futebol que a equipa consegue é a espaços construido pela qualidade dos seus jogadores, tudo o resto é a falta de trabalho. A jogada do golo de Miguel Veloso é exemplo disso mesmo.

Malditos empates...

... que me fizeram perder pontos já na 1ª jornada.


terça-feira, agosto 18

Só falta ganhar em Itália*

1) Por norma não falo de arbitragens porque acho que resulta em discussões estéreis, toldadas pela visão clubística em que ora se queixam uns, ora outros. Por vezes, até os do FCP se queixam, imagine-se só! Acho que a arbitragem portuguesa não é pior do que aquelas que costumo ver em árbitros estrangeiros. Hoje foi só mais uma prova.

2) Está na moda bater no Polga (podia e devia ter feito mais no segundo golo), mas não vejo a mesma veemência para com André Marques - a pretexto de ser miudo, ou Pedro Silva - a pretexto sabe-se lá de quê. Já que estou numa de bater, Carriço devia treinar o passe. Foi exasperante a quantidade de passes falhados hoje...

3) Belas exibições de Veloso, Rui Patrício - alguém ainda pensa que o sérvio sem clube é melhor? - e Liedson. Para Matías Fernandez atribuo o maior destaque. Espectáculo! Mais importante do que isso, é de destacar a exibição colectiva da equipa. Hoje mereceram a ovação que receberam no final.

4) Por falar em adeptos, a falta de militância vê-se cada vez mais é na internet. O ambiente hoje na Superior Sul foi fantástico o jogo todo. Para repetir já no sábado!

* Basta repetir a exibição de hoje em Florença que a vitória será bem provável.

segunda-feira, agosto 17

Começar bem... mal.

Depois de uma primeira parte "a la Quique", o SLB melhorou bastante e merecia, no final, vencer o jogo. Isto é o que se chama "começar mal".
Negativo A insistência em David Luiz roça a palermice. Em primeiro lugar, o rapaz não é, nem nunca será, lateral esquerdo. Em segundo lugar, o rapaz está, claramente, a fazer um frete, com consequências desastrosas para o desempenho da equipa. Jesus devia perceber o óbvio.
Negativo Primeira parte sem futebol. Saviola e Di Maria pouco ou nada fizeram e a equipa foi incapaz de criar verdadeiras jogadas de golo.
Negativo Carlos Martins volta a lesionar-se quando tem a titularidade nos pés. É triste ver este jogador com a camisola "encarnada". Falta-lhe sempre qualquer coisa e nós até sabemos o que é. Mais uma vez, Jesus devia perceber o óbvio.
Negativo Jesus apresentou um discurso, no final do jogo, assustador. No SLB é para ganhar, não é para dizer que vamos ganhar!
Negativo Anti-jogo vergonhoso dos madeirenses. Houve períodos do jogo em que, pura e simplesmente, não se jogou. Mas isto é o habitual e será sempre assim. Ao árbitro é sempre muito complicado avaliar a gravidade das "lesões".
Positivo A única coisa que gostei foi a insistência da equipa "encarnada" em fazer o seu jogo, apesar do passar dos minutos.
O árbitro errou para os dois lados e, num jogo com tantas jogadas disputadas nos limites, acabou por decidir quase sempre bem. O pénalti para o Marítimo é correcto (mas penso que terá assinalado a rasteira e não a mão). O de Saviola é complicado, pois parece-me que é o argentino que provoca o contacto. O lance de Weldon é para pénalti mas o árbitro, de acordo com o gesto que fez, viu a bola a bater no peito. Foi a intuição.
Entretanto, mais um jogador do FCP barbaramente agredido. Que gente, esta.

Capacidade de Autocrítica!???

Que me perdoe o Gonçalo por ter postado quase de imediato por cima do post dele. Ao mesmo tempo peço aos restantes bloggers do sector b32 que deixem este post em destaque, pois é um assunto que já anda na minha cabeça há algum tempo.

Creio que os adeptos do Sporting devem ser os adeptos por esse mundo fora com maior capacidade de autocrítica e exigência.
Só assim percebo estas críticas e estas recepções.
Só assim posso perceber esta tamanha exigência em querer ver a equipa a jogar bem, porque apesar de estarmos reconhecidamente a jogar mal, temos os mesmos pontos dos rivais e estamos ainda na Champions.
De certeza que me irão perguntar, mas tu estás contente com este Sporting?Direi que não. Que quero que a equipa jogue melhor e sobretudo seja capaz de ganhar os seus jogos.
Mas isso é muito diferente daquilo a que tenho assistido aqui e em muitos outros sitios.
O que tenho visto é pessimismo, deita-abaixo, criticas sem qualquer sentido de construção.
Nada!!!
Chega ao ponto de terem que vir adeptos rivais a dizer para ter calma que isto agora ainda começou.
Mais....
Pergunto-me qual seria a reacção dos adeptos do meu clube se vissem exibições como as do Hulk e David Luíz nos seus jogos de ontem. Pergunto-me que recepção iriam ter no Aeroporto de Lisboa.
Mais...
Pergunto-me o que aconteceria em Alvalade se fosse provado que qualquer dos seus dirigentes fosse apanhado em escutas como aconteceu com outros. É que lá eles ao dia de hoje aplaudem-no orgulhosamente.
Mais...
Pergunto-me quais seriam os comentários dos sócios do Sporting se vissem o clube investir 80milhões de euros na equipa de futebol com resultados até agora péssimos, ou então que o clube acumulasse prejuizos de 20milhões anuais e tivessem que antecipar receitas até ao ano 2020. É que eles por lá, andam felizes e contentes.
Por último...
Em vésperas de poder garantir o quarto apuramento consecutivo para a Champions, já se respira em Alvalade um derrotismo como se a não qualificação fosse já certa.
Sinceramente, não consigo perceber.
Alguém me pode ajudar?

Empatas

Arrancou a nova liga, mas arrancou com os 3 grandes aos soluços.

Deixando os comentários aos jogos do SCP e SLB para os meus estimados colegas de blog debruço-me sobre o FCP. Debruço-me com prudência para não cair no abismo de falta de ideias que esta equipa manifesta neste arranque de época. Já sabíamos que as saídas de Lucho e Licha iriam ser sentidas... se juntarmos a isso um Meireles cansado e um Hulk pressionado para resolver, temos o bonito serviço que foi o jogo de ontem.

Vamos olhar de trás para a frente. Na defesa sai Cissokho e entra Álvaro Pereira. Não se ganha nada a defender, bem pelo contrário, e perde-se e muito profundidade ofensiva. É certo que é ainda é o início, mas deixa uma preocupação grande no ar... e sabemos o que acontece aos laterais que não pegam de estaca no Porto... No centro e na direita tudo na mesma... Por incrível que pareça houve momentos na 2ª parte em que o Fucile era o jogador que mais dinamizava o ataque!!! Basta ver o lance do golo.

No meio... até ver... foi-se a virtude. A defender cumprem-se os mínimos, mas a atacar está tudo muito verde. Se não estiver o Raul para carregar o jogo já se viu que não é o Belluschi que o vai fazer... tem que ser o Raul ou uma alternativa ao Raul (Valeri? Cebola? Mariano?)... ontem não foi ninguém. Com Belluschi ganha-se capacidade de penetração na área, mas é preciso tempo para mudar a forma de jogar.

Na frente... bem... ao dizer que Mariano foi o jogador mais lúcido digo quase tudo. O Hulk claudicou com a pressão de colmatar as deficiências de construção da equipa. Há muito trabalho a fazer mentalmente com este jogador. Era fundamental para ele e para a equipa ganhar de forma categórica contra o Nacional em casa e com Hulk a ver da bancada que aquilo sem ele também funciona e que ele até pode ser a peça mais reluzente... porém uma peça. Farias andou perdido e Falcão, apesar do excelente golo, parece-se assustadoramente com... Farias.

As outras substituições não deram em nada. Varela é consistentemente inconsequente e o Tomás entrou nem sem bem para que.

PS - este é o post 2000!!!

Curioso...

...em Alvalade há fantasmas, bufos e inimigos.Os heróis então andam noutros lados como pude ver hoje com Hulk(que tudo fez para ser expulso aos 20min de jogo) ou David Luiz (que fez um penalty inteligente e lembrou-se de utilizar o cotovelo no adversário que o fez "simular" uma coisa parecida ao ter sido atropelado pelo Rochemback).
Curioso!!!
Curioso e muito interessante, sem duvida!!!

domingo, agosto 16

Hulk

São 18:25h, o Porto perde em Paços.
Hulk acabou de dar uma palmada num jogador do Paços, o árbitro perdoou-lhe o 2º amarelo.
Agora percebo as palavras do Jesualdo acerca deste jogador!
Actualização:
32' - Hulk simula uma falta inexistente de um jogador do Paços. pela 2ª vez o árbitro perdoa-lhe o 2º amarelo!

sábado, agosto 15

Melhorou...

...mas não chega ainda para ganhar!
Com um pouco de sorte(ou menos azelhice como preferirem) até se podia ter ganho hoje.
Mas para isso é também preciso marcar golos e não confiar que sejam os defesas contrários a fazer o trabalho dos nossos avançados.Falta ainda Liédson e Postiga está decidido a dar o seu lugar ao Caicedo.
70 minutos de péssimo futebol, melhorou substancialmente com as entradas de Matias e Vukcevic.
Veremos se esta melhora se vê no jogo contra a Fiorentina.
P.S- Que grande jogador está o Carriço!!!

sexta-feira, agosto 14

Pressão

Por muito que se tente desvalorizar ou aliviar a pressão, a verdade é o milagre de Twente apenas serviu como analgésico para um problema latente de relação entre PB e os adeptos leoninos que se tem vindo a adensar.

Os jogos contra Nacional e Fiorentina - ambos muito complicados - têm de ser superados pela equipa sob pena da pressão sobre o treinador se tornar insustentável já em Agosto. Aliás, duvido muito que Paulo Bento resista a um mau arranque da Liga com uma eliminação da Champions.

Como entendo que PB é o homem certo, só me resta torcer para que amanhã o Sporting consiga vencer num campo dificil onde muitos esperam já a primeira escorregadela da época.

Que comecem os jogos!!!

O Benfica parte para a Liga que hoje dá o pontpé de saída, pressionado. O investimento é enorme e tem que ter retorno! Ou então algo de grave pode acontecer.
O Porto, por sua vez, parte desfalcado de dois grandes jogadores, pelo menos a curto prazo. Lisandro e Lucho não são facilmente substituiveis, muito menos em tão curto espaço de tempo.
O Sporting parte fragilizado pela pré-temporada pouco conseguida e pelas fracas exibições que rubricou nos jogos até agora realizados. A época ainda não começou e já se ouvem buruburinhos de contestação.
A pouco menos de três dias de se inciar na Liga Sagres, o Benfica tem garantia de uma boa modura humana na Luz. Faltam vender pouco mais de 10.000 bilhetes, e até pode acontecer casa cheia. Impressionante.
À atenção de quem está inscrito no minicampeonato: as apostas para a 1ª jornada terminam hoje, antes do primeiro jogo.

Sempre o Projecto...

O Hugo Malcato no A Norte regressa a uma questão que as últimas eleições não fecharam. Compara os últimos 30 anos - 15 sem Projecto, 15 com Projecto - e apresenta conclusões que reflectem a sua opinião face os factos apresentados. Para não voltar a um assunto já muito debatido, deixo apenas duas notas:

- O estádio sempre cheio é um mito. Isso só acontecia no tempo em que apenas se pagava "dia do clube" em 3 ou 4 jogos por ano, quando até aos 16 anos não se pagava bilhete e, sobretudo, quando o futebol era jogado à tarde. A ausência de público não tem directamente a ver com Projectos.

- Quando se fala no alheamento e na falta de Alma Leonina, há um pormenor que convém não esquecer e que poderá ter estado na génese do que ainda hoje sentimos e que Bettencourt pretende inverter: a famosa quota suplementar de Santana Lopes e os efeitos devastadores na base de sócios que tínhamos em 95. Talvez a pior medida que vi um presidente do Sporting tomar.

quarta-feira, agosto 12

Virgens ofendidas

Não percebo o motivo da indignação de certas pessoas, sobretudo quando Bettencourt apenas disse uma coisa que todos os sportinguistas (e benfiquistas e portistas) têm vindo a comentar este ínicio de época.

terça-feira, agosto 11

Mais um para ganhar.

Muito perto do início do campeonato, fica o meu balanço "encarnado". E não só.
Excelente pré-época Mais do que as vitórias e os troféus erguidos, importa salientar a qualidade do jogo do SLB de Jesus. Depois de uma época terrível, neste capítulo, sabe bem ver a equipa a trocar a bola com confiança, sabe bem ver que há trabalho táctico, em especial na ocupação perfeita dos espaços e na pressão exercida sobre o adversário. Em termos ofensivos, a equipa actua em bloco, sendo que, em termos defensivos, existem ainda algumas lacunas a serem corrigidas. Mas, pelo menos, deixou de existir aquele enorme buraco à frente dos centrais, que tantos dissabores nos custou no ano passado.
Excelente pré-época Mais do que as vitórias e troféus erguidos, importa salientar a "boa onda" que se vive em redor desta equipa. Ao contrário do que muitos pretendem fazer crer, não existe "euforia desmedida". Essa, existe, sim, quando a equipa é banal e pouco ou nada mostra. O que não acontece, pelo menos, até ver.
O que existe, em especial no mundo benfiquista, é uma enorme esperança, alicerçada na qualidade inegável do futebol apresentado. No fundo, precisamente o inverso do que acontece em Alvalade.
Excelente pré-época Mais do que as vitórias e troféus erguidos, Cardozo continua a demonstrar toda a sua qualidade. O "raquitismo" mora, definitivamente, e apenas, na vista de alguns. Destaco apenas o paraguaio mas, verdade seja dita, tenho considerado que todos têm estado bastante bem.
Angústia Nota-se que muitos dos nossos adversários andam amargurados com o relativo sucesso do SLB. Nem nós, benfiquistas, estávamos habituados a um futebol tão positivo. Por isso, compreende-se. Ou talvez não.
Agoiros Cada vez mais frequentes, entre aqueles que, na falta de qualidade apresentada pelos seus, antevê, de forma dramática (e doentia, em alguns casos) o descalabro dos outros. É o "quero ver quando perderem um jogo", "em Fevereiro estão todos rotos" ou o "quanto mais alta é a expectativa, maior é a queda". Serão estes os mesmo artistas que, quando relatam a pobreza do futebol "encarnado", simpaticamente sugerem que "até gostavam que o SLB fosse uma equipa forte, que nos oferecesse maior competição" ou que "um SLB de qualidade faz falta ao futebol português"?
Obviamente que não somos campeões. Obviamente que não ganhámos nada que nos faça esquecer os maus momentos por que temos passado. Mas temos, aos nossos, e aos vossos olhos, uma equipa boa, com excelentes jogadores e que joga bem. Logo, é legítimo todo este contentamento que continuará a encher todos os estádios por onde passar esta equipa.
FCP Confesso que tenho visto os "azuis" com alguma preocupação. Continuam consistentes e a mostrar qualidade suficiente para lutar até ao último jogo pelo campeonato. Lucho e Licha, ao que parece, e contra todas as minhas expectativas, não estão a fazer muita falta.
SCP Péssimo arranque, em termos de futebol apresentado. É comum dizer-se que, nesta fase, ninguém joga bem. O argumento, falso, não retira, de forma alguma, veracidade a este facto: estão em primeiro no campeonato e com o caminho mais curto no acesso à Liga dos Campeões.
Este SCP de Paulo Bento (PB) nunca me convenceu da derrocada. Considero PB um bom treinador que, dentro das limitações, tem apresentado... resultados. E sou forçado, igualmente, a concordar com a estratégia do JEB, que mais não pretende do que retirar "pressão" à sua equipa. Aliás, esta mesma visão tive-a há duas semanas atrás. Cuidado com eles, que não estão a dormir.

Bettencourt

Confesso não perceber as intenções de Bettencourt ao proferir declarações como estas:

"É uma equipa forte, fez boas contratações, é óptimo para o nosso futebol ver 62 mil pessoas num estádio [no Benfica-AC Milan]. Não tenho pejo em reconhecer que os benfiquistas têm motivos de orgulho e têm grandes expectativas"

É que depois disto, vem um:

"Por isso, estou grato a quem acredita, pois há sportinguistas com fé. Percebe-se que é mais fácil criar uma onda positiva com contratações, e havia coisas que provavelmente eu teria tido obrigação de arranjar. Acredito que esta equipa é capaz, mas tenho o sentimento real de que isto não está a ser suficiente para motivar as pessoas. Sinto-me muito confiante para o início do campeonato, mas, se calhar, eu não devia deixar que esta pressão existisse"

Ora vejamos, até posso reconhecer o desportivismo em reconhecer como outros criam ondas de euforia apenas com contratações e sem ter ganho nada.
Mas daí a penitenciar-se a não ter conseguido criar o mesmo movimento é que já não consigo entender.
Não tem o Sporting uma estratégia totalmente distinta?
Essa estratégia é apenas circunstancial e um dia, se tivermos os cofres mais desafogados, entrariamos também nesta onda de contratações e de muitos milhões gastos?
Não percebi!!!

segunda-feira, agosto 10

Minicampeonato 2009/2010

Quem estiver interessado em participar no minicampeonato desta temporada, deve-se registar no site do Superbola (www.superbola.com) e depois enviar-me um mail com o nick e/ou endreço de e-mail associado à inscrição, para que o possa adicionar ao nosso minicampeonato.
Os participantes da edição anterior estão automaticamente inscritos.
Regras: as mesmas do site superbola. E já sabem, como somos pobrezinhos, não há prémios. Apenas reconhecimento.
Esta época vou tentar publicar as classificações mais frequentemente.

Agora é a sério

A pré-temporada acabou.

O Benfica fechou, finalmente, o plantel.
Além do futebol exibido, que é agradável, os jogadores denotam a nível mental uma força como há muito não se via para as bandas da Luz.
Nota-se vontade, muita vontade. E isso é bom.
Os adetos andam felizes, mas isso não novidade. Todos os anos é assim.
A maioria das contratações vieram trazer qualidade ao plantel, e até o (para mim) desconhecido e dispendioso Javi Garcia tem sido uma boa surpresa. Boa contratação.
Não consigo compreender a lógica das contratações do César Peixoto e do Júlio César. Não me parece que venham ser mais valias para a equipa. Aliás, no que diz respeito ao César Peixoto fico até apreensivo, dado o historial que tem nos clubes por onde passou. A única coisa positiva que posso encontrar para já será a presença mais assídua da Diana Chaves na Luz.
Patric tem sido um fiasco. Para se chegar ao ponto de "repescar" o Luis Filipe...

É verdade que o Benfica rubricou boas exibições na pré-temporada e os indicadores são muito positivos. Mesmo assim estou curioso para ver como se irá comportar a equipa quando encontrar adversários que defendem em cima da grande área com 10 homens, onde quase não há espaços de penetração. E como se vai dar com os contra-golpes dessas mesmas equipas.
E também, como tudo não vai correr sempre bem, como irão lidar os jogadores quando aparecerem resultados menos positivos.
Estou também com uma certa curiosidade em saber até quando vai durar toda esta frescura física.

Porque nestas alturas de euforia convém manter sermpre os pés assentes na terra, nunca é demais lembrar que até agora as equipas contra quem jogamos nunca tiveram preocupaçõs defensivas em demasia, e sabe-se que na liga portuguesa o prato forte é o oposto. Os testes foram bons, mas um pouco desfazados na nossa realidade.

O próximo adversário, o Marítimo, não é equipa para se remeter apenas à defesa. É uma equipa com qualidade, que sabe jogar futebol, e prevejo que vai ser contra este tipo de equipas que o Benfica se vai exibir em melhor plano, uma vez que são equipas que tentam também jogar no campo todo, e por conseguinte concedem mais espaços.

O Benfica tem tudo para entrar nesta liga com o pé direito.

Venham então os jogos a sério!

domingo, agosto 9

Dani Jarque

Quando nada mais interessa.

Não sei se será normal, mera probabilidade, que tantos jogadores de futebol faleçam. Mas que é sempre chocante, é.

R.I.P. Dani Jarque

sexta-feira, agosto 7

A ponte é uma passagem...

Cada vez dá mais vontade de rir quando meio Portugal critica Ronaldo ou Mourinho por serem egocêntricos. A verdade é que, os dois, têm a Europa e o mundo a seus pés. E que faz o nosso futebolzinho quando sai do bairro? é humilhado, seja por equipas suecas ou israelitas, tanto faz, mas alguém imagina Ronaldo e Mourinho nesta situação?

Que meta espécie, nervos ou até nojo tanto "Hala Madrid" ou "I´m Special" na Sporttv mas a verdade é que Ronaldo e Mourinho ainda são, dos únicos, que têm capacidade mental para pensar (e fazer, está claro) ganhar em qualquer estádio.

Horripilante, é o termo que melhor classifica a exibição do Braga na Suécia. Uma equipa que perdeu em casa (1-2) e que o melhor que consegue fazer ao intervalo do jogo da 2ª mão é estar a perder 2-0 levando um banho de bola, não merece de maneira nenhuma levar o nome de Portugal tatuado. A falta de ideias, de método e de plano está bem patente no nosso futebolzinho sem coragem nem arrojo para se afirmar. Com este treinador, que nunca fez mais que pôr as equipas amontoadas no seu meio campo à espera de um Saint Patrick´s Day, o Braga dá vários passos atrás. Culpas tem também António Salvador que troca de treinadores como quem troca de camisa.

Assim o futebolzinho sai à rua e leva na cabeça. Sente-se mais à vontade em casa, onde praticamente todos jogam assim. Mourinho e Ronaldo já cá estiveram mas, inevitavelmente, rumaram a outras paragens, mais condizentes com o estofo mental e competitivo de cada um. Por cá ficam os representantes do futebol da vergonha, os mesmos que comparam o efeito de Alkmaar com o de De Grolsch Veste. Sejam eles presidentes, dirigentes, treinadores, mais não fazem do que reduzir um país que tem reais possibilidades no futebol a uma anedota. E que fazem quando alguém supera a barreira deste futebolzeco de intervalo no ciclo? criticam-no, desvalorizam-no, desprezam-no, afastam-no, põem-no em questão. Well, good luck with that, que ao menos o FC Porto ainda cá está para ensinar como se faz.

sorteio play-off

No sorteio de hoje não há nenhum bicho papão para o Sporting. No entanto, seria muito bom evitar Fiorentina e Atlético de Madrid. Contra esses, o favoritismo seria repartido. Contra os restantes (Celtic, Anderlecht e Timisoara), o Sporting tem plantel mais que suficiente para passar. Resta saber se terá equipa...
Dos possíveis adversários, o Celtic é o mais fraco tecnicamente mas jogar em Glasgow é sempre complicado. Sendo assim, Anderlecht ou Timisoara seriam as melhores opções para o actual Sporting.

Quanto a Benfica e Nacional, tarefa mais facilitada para os encarnados, que são cabeças-de-série. Estrela Vermelha é o nome mais sonante mas já não assusta. Por sua vez, os madeirenses podem sonhar com um Odense.

PS: Calhou a Fiorentina (calham sempre os mais complicados). Se o Sporting for eliminado, será consequência natural deste início de época. Se conseguir superar este osso duro, poderá ser o ponto de partida para uma boa temporada.

terça-feira, agosto 4

Vergonha

O golpe de sorte no final do jogo não apaga nova exibição vergonhosa e aquilo que eu estava a pensar escrever. O Sporting está muito mal. Hoje foi Djaló a assumir a batuta do disparate. É incrível como um atleta profissional, de uma Liga que se diz de topo, consegue fazer uma exibição tão medíocre.

Liedson continua de férias, Abel anda à toa, André Marques vai confirmando o que eu esperava dele, ou seja, uma nulidade. Isto para não falar de Postiga, Polga, Vukcevic, etc. Apenas Veloso continua a mostrar a sua categoria. E Rui Patrício ainda vai safando com umas boas defesas.

Paulo Bento também começa a época em má forma. Sai Matías para entrar Pereirinha? Djaló permanece em campo o tempo todo? Enfim... o lado mais racional diz que só podemos melhorar. O lado emocional continua revoltado com nova demonstração de falta de classe.

P.S. Apesar de tudo, aquele golo foi merecido para os jogadores do Twente. Não me esqueço do anti-jogo da primeira mão e de hoje em grande parte do jogo. Dirão que estavam a fazer o papel deles... por isso mesmo é bem feito.

AH Granda Rui!

O Sporting nunca mereceu, mas o minuto final dos jogos na Holanda é mágico para os leões! Ganda Rui que teve a crença, no minuto final, que a equipa nunca teve em todo o jogo.

Parabéns Sporting por um momento que me pôs a gritar.

Euromilhões...

...sai de vez em quando, mas não se pode confiar muito na sorte.
Porque foi o que o Sporting teve hoje. Sorte!!!
Bom, para ser honestos, teremos que dizer que houve atitude e luta.E isso é sempre de elogiar.
O pior é que faltou tudo o resto.
O Futebol, as exibições individuas, a qualidade de jogo.
Tudo!!! Não quer dar o braço a torcer aos fatalistas que já começamos a conhecer.
Mas isso não invalida a nossa capacidade de autocrítica.
O que se viu hoje na Holanda voltou a ser mau, muito mau.E pior ainda, que não vêem quaisquer melhoras na equipa.
Tudo hoje foi pior que no jogo de há 7 dias atrás.Menos Veloso.Que continua a mostrar classe e qualidade e que ao dia de hoje está muito longe qualitativamente que os seus colegas de clube.
Vamos lá ver quem nos sai agora.
Mas antes de preocuparmo-nos com o clube que se segue, teremos sobretudo que preocuparmo-nos primeiro connosco.Melhorar, melhorar e melhorar!!!
Tem que ser agora o lema!

segunda-feira, agosto 3

Aceita esta equipa na saúde e na doença?

Alguém um dia há-de ter comparado as relações dos adeptos com os clubes às relações conjugais. Não vejo novidade nenhuma nesta analogia fácil, mas a verdade é que até tem muito que se lhe diga se pensarmos na pré-época, sem mácula, que o Benfica está a fazer.

Até agora, só houve um "mero" percalço, a derrota contra o Atlético de Madrid no jogo de apresentação. Nada de mais pensaram os benfiquistas, o que é facilmente comparado a um contratempo que a namorada teve. Afinal, ela queria vir, só não pôde.

Os benfiquistas estão enamorados por este novo Benfica. Ele joga bonito, é aventureiro e tem energia para dar e vender - do primeiro ao último minuto ele corre que se farta - ou seja, tem tudo aquilo que um adepto sonha. Mas dizia eu, no meu último post, que as boas equipas vêem-se aquando das dificuldades e essas ainda não chegaram. Não chegaram, mas pela qualidade de jogo que a equipa apresenta. Faça-se a vénia a Jorge Jesus que em pouco tempo já imprimiu na equipa um nível de jogo elevado, coisa que muitos nem em vários anos conseguem fazer.

Agora, tal como numa relação entre marido e mulher, ou namorado e namorada, os problemas vão aparecer... eles aparecem sempre, são um teste dizem uns mas para mim é a maneira como se enfrentam que nos dá a conhecer o real valor do casal, ou neste caso, da união entre adeptos e equipa. Ao Benfica não há-de chegar jogar bem, os seus adeptos são aqueles que já festejaram (sim ainda festejam mesmo os que não viram) 2 Taças dos Campeões Europeus, mais umas quantas finais (sim também se festejam, os apuramentos são magníficos), 31 campeonatos e querem vitórias. Para já o Benfica corresponde e ganha (com valor) mas quando o primeiro problema chegar se verá se o Benfica em vez de "jogar o dobro" não tem que aguentar o dobro.

O terceiro classificado!?

Para a maior parte dos comentaristas e dos próprios adeptos em Portugal, o campeonato este ano vai ser coisa entre Benfica e Porto.
É fácil de saber porquê. O Porto tem sido o grande dominador do futebol em português nos últimos anos. Apesar das saídas,algo que sempre aconteceu nos anos passados, o Porto sempre conseguiu manter a consistência no seu futebol.
Mas este ano poderá ser diferente.
É quase impossível ficar indiferente á histeria encarnada face aos ultimos resultados e exibições do seu clube. Parece ser que depois de muitos milhões investidos, muitos erros de casting que o Benfica parece ter finalmente encontrado o seu caminho para mais títulos.
Então sendo assim, ficaria o meu Sporting destinado a brilharetes ocasionais e a ver de longe como Porto e Benfica disputam entre si os títulos principais do futebol português?
Acho que anda aqui muita gente a menosprezar o trabalho feito pelo meu clube nos ultimos anos.
Há estabilidade e há claramente uma estratégia no clube. Formação mais poucas contratações de jogadores que se querem mais valias para o clube.Foi assim este ano e tem sido assim nos anos anteriores.Agora acho que por não podermos lutar com as mesmas armas dos adversários que muita gente (sportinguistas incluidos) nos desvaloriza de uma maneira que acho injusta.
Sei que muita gente preferia ver outros treinadores no clube, outro tipo de futebol, outro tipo de estratégia.E espera qualquer resultado menos positivo para por tudo em causa.
Acho que não pode, nem deve ser assim.
Independentementte do resultado de amanhã.

sábado, agosto 1

Nem toda a garra é boa

A desvantagem. É um dos factores que todas as equipas devem ter em conta. Acho mesmo que só se conhece uma equipa, e só se pode dizer que ela é boa, depois de ver a maneira como ela reage estando em desvantagem.

Seja lá como for há várias maneiras de uma equipa ficar em desvantagem. Há quem diga até que o vento pode colocar a bola na nossa baliza. Sendo possível, porque não? Sendo estar perder normal, a reacção torna-se importante. Há vários exemplos disso, o que me vem logo à ideia é a última final da Liga dos Campeões e a posterior reacção do Manchester, muito condicionada pelo efeito que o golo causou na "mente" da equipa. De todos só Ronaldo assobiou para o ar como que a dizer: é normal e não muda nada!

Serve isto para dar o mote ao comentário que faço ao Porto x Aston Villa. Os dragões cometeram dois erros que custaram a final, e os milhões, da Peace Cup. Todos erram é verdade à La Palisse, o número de vezes que se erra é que já se deve ter em conta. Podem-se perdoar os erros que o Porto teve no jogo contra o Villa, fazem parte do futebol e irão acontecer mais vezes, espera-se é que sejam poucas e a essa certeza deve-se confiar na reacção.

O Porto reagiu é certo. Encostou uma equipa mediana às cordas e insistiu, tentou, correu... mas faltou cabeça. O FCP deste ano - como no ano passado - é uma equipa potente, de explosão, de transição defesa-ataque, o que provoca duas situações negativas. A primeira é que os jogos começam 0-0 e muitas vezes são contra equipas que estão já satisfeitas com esse resultado, a segunda é que muitas vezes a outra equipa marca primeiro e dá ao Porto a obrigação de ter a bola circulando-a tentando abrir a lata, e isso o Porto não sabe fazer, ou pelo menos não o soube contra este Aston Villa.

Viu-se boa intenção sem bola, vontade de ganhar e isso é bom, em alguns momentos excelente até, mas a falta de cérebro enevoou os portistas que viviam dos raides de Hulk. Belluschi que deveria ser o homem que pauta esta intenção que falo acima, desaparece constantemente do jogo, aparecendo uma ou outra vez reduzindo a probabilidade de acerto por esses blackouts. Não me surpreenderia se Valeri fosse o escolhido para essa missão.

Perdemos mas os alarmes não devem soar já. Não vamos errar tanto como fizemos neste último jogo, mas em caso disso deve haver um plano de jogo que supere melhor a contingência. Ao cuidado do prof. Jesualdo.