sexta-feira, maio 27

A polémica contagem que nada muda

Mais uma estéril polémica que promete quilómetros de tinta em cada meio. Aproveitando a má época do Benfica e tentando criar um clima de (ainda maior) instabilidade nos encarnados, o FC Porto lembrou-se de anunciar que teria ultrapassado em títulos o seu rival de sempre. A 'revelação' seria apenas um mero beliscar no estatuto do clube da Luz mas o seu desnorte permite, neste momento, uma discussão que não tem 'ponta por onde se lhe pegue'.

Nesta época foram várias as vitórias 'à chapada' conseguidas pelo FC Porto ao Benfica. Todas de maneira categórica, menos a que querem inventar agora. A contagem dos títulos conquistados por cada equipa revela, como já por aqui escrevi, que os dois clubes têm, de facto, um palmarés invejável, mas a comparação entre os mesmos é ridícula e nada muda em relação, por exemplo, ao ano passado.

Senão vejamos, que lógica tem o Porto equilibrar-se ao Benfica em termos de Campeonatos e Taças de Portugal ganhas, com um maior número de Supertaças e competições europeias ganhas? Sem contar que a Supertaça Cândido de Oliveira foi criada no início de um momento de maior fulgor portista, não beneficiando por isso outros vencedores de Campeonatos e Taças de Portugal mais antigos. Quantas Supertaças teria agora o Benfica se o troféu existisse também nas épocas de maior fulgor encarnado? Certamente esta discussão não estaria agora a ser levantada.

Mas foi, e mal. E o que me surpreende é o desnorte encarnado ser tão grande que a maneira mais fácil, lógica e verdadeira, de se defender o clube é ignorada, passando-se de um momento para o outro a incluir um troféu - de inegável valor presumo - nas contagens, para que os 'pornográficos' 69 troféus do clube portista sejam igualados. Ridículo, de um lado e de outro. De um porque a comparação, como já expliquei, é descabida, de outro porque se caiu no jogo e se esqueceu a grandeza dos troféus conquistados. Ou seja foi-se buscar uma Taça Latina e enviou-se a grandeza de Campeonatos e Supertaças portuguesas pela latrina.

Não que não me interesse ver o FC Porto ultrapassar o Benfica e tornar-se no maior clube de Portugal. Mas tudo a seu tempo e este demagógico 'roubo' nada de válido tem, pois nada muda em relação à grandeza dos dois clubes.

13 comentários:

Ricardo disse...

Excelente, Marco. É tudo isso e nada mais.

Anónimo disse...

Temos mais e mais nada.

Anónimo disse...

"Nós estivemos mal, mas vocês também não estiveram nada bem".

Onde é que eu já ouvi esta conversa?...

pedro m disse...

"E o que me surpreende é o desnorte encarnado ser tão grande que a maneira mais fácil, lógica e verdadeira, de se defender..." - mas só por curiosidade que se calhar passou-me despercebido, quem é que se defendeu? O LFV?, O Rui Costa? O Jesus? Quem?

"Ou seja foi-se buscar uma Taça Latina" "de inegável valor presumo" - mas presumes ou tens a certeza?

Caríssimo, vocês só sentem bem a chafurdar.

Jorge Borges disse...

Até pensei em postar algo do género do que escreveste, mas depois pensei que seria contribuir para uma discussão completamente absurda.

Quando ao facto do Porto ter mais (ou poder vir a ter mais) títulos que o Benfica e por isso tornar-se o maior clube de Portugal, acho que uma coisa não tem a ver com a outra. Para atingir outra dimensão o Porto tem que perder o complexo com o Benfica. É que tanto nos querem deitar abaixo que, sem querer nos acabam por valorizar. O Benfica está presente em todos os jogos do Porto, como por exemplo, muito recentemente, na final da Taça UEFA. Se reparares, o Benfica ficou-se pelas meias finais, mas "ensombrou" sempre a final. Houve gente que fez questão de se lembrar do Benfica.
Mesmo que nos cilindrem, como aconteceu este ano, a sombra do Benfica paira e pairará sobre vós.
É isto que distingue o Benfica do Porto. São dimensões diferentes.
São vocês que acabam por nos dar uma dimensão maior.

pedro m disse...

"vocês" - o clube.

Marco Morais disse...

Olá Jorge!

Ou seja então o que eu postei serviu para uma discussão completamente absurda :P

O complexo que vocês apontam existe e foi, tão somente, o que me fez escrever este post.

Acho sinceramente que se terá de acabar com isso, mas isso não será certamente o que impedirá de o Porto um dia se tornar o maior clube de Portugal. Se o for, com maior número de títulos (importantes) internos e se uma fatia dos seus adeptos cantar e enxovalhar o SLB, não deixará de ser o maior.

Só condeno, e lá está o que me fez escrever, o FCP se meter nessa trica. Não me interessa ser o maior. Se a TVI tiver mais audiência, ou se os Xutos tiverem mais bilhetes vendidos, não é, para mim, sinónimo de qualidade. Interessa-me que o meu clube seja o melhor, e isso, neste momento, já o é. Só desejo que não perca o embalo e metermo-nos em tricas destas, ainda que tenha identificado prontamente o objectivo da mesma, não é bom.

Marco Morais disse...

Pedro,

Ainda bem que para ti a 'opinião do Benfica' é só a de LFV, Rui Costa ou Jesus.

Ou seja, não é do consenso geral que a Taça Latina teve mais mediatização e valor, nestes dias, que a importância de Campeonatos e Taças ganhas pelo teu clube.

Anónimo disse...

A respeito das supertaças, para ter o direito de disputá-las, tem que ser campeão de alguma coisa importante, para início de conversa.

Em Portugal, tem de ser campeão nacional, ou da Taça.

Para disputar a supertaça européia, tem que ser campeão da champions ou da LE e por último, para disputar a taça intercontinental, tinha de ser campeão das 2 maiores potencias futebolísticas do planeta : europa e américa do sul.

O resgisto desta intercontinental(hoje um mundial com os campeões dos 5 continentes mais 1 convidado local, mas que na realidade com excessão do ano passado, continua sendo disputado pelo campeão da europa e da américa) desde a fundação em 1960 até os dias de hoje dá empate técnico entre as conquistas pelos clubes dos 2 continentes.

Portanto, uma supertaça é como a final da champions, 1 jogo só, e vale como título à mesma.

Como os benfas perderam com o penharol e com o santos de pelé nas 2 vezes que tiveram chance de disputá-la, a taça latina para eles tem o mesmo peso(ou maior) do que uma supertaça, por pura dor de cotovelo.

Tivessem os benfas ganho uma daquelas intercontinentais, ninguém os aturava hoje em dia, porque sem nunca terem sido campeões do mundo em modalidade alguma se autoproclamaram os maiores do mundo, imagina só se tivessem ganho...

Mainada.

pedro m disse...

Marco, é que não sei mesmo a quem te referes. Tenho duvidas até que o Benfica se tenha defendido como referes, aliás eu concordo com tudo o que dizes, só não concordo quando dizes "O Porto fez isto e o Benfica respondeu aquilo", é que o Benfica que eu saiba, não respondeu a nada.

Aliás tanto concordo contigo, no resto, que nem falei em trofeus candido de oliveira, ou toyotas cups.

E sim do que já ouvi falar a taça latina foi importantissima, de um prestigio inquestionável, agora se é oficial ou não, tou-me a cagar.

E só para esclarecer alguma confusão, a primeira equipa portuguesa a participar na Taça dos Campeões acho que foi o Sporting e foi por convite, que o campeão tinha sido o Benfica...Acho que é isto, não fui confirmar...Portanto essa conversa dos convites, não faz sentido.

pedro m disse...

E não se perceber que isto é apenas mais um chafurdanço, é muita inocência porque toda a gente já percebeu que em Agosto muito provavelmente, esta questão ficará esclarecida...Mas não, a estrutura o que quer é chafurdar agora e depois em Agosto chafurdar mais um bocado, mas em Agosto será com aquele ar de vitimas.
Pra quê deixar a chafurda pra amanhã se podemos chafurdar hoje.

Marco Morais disse...

Desses 'chafurdanços' não cansas tu de falar...

pedro m disse...

Até que a voz me doa.