segunda-feira, julho 11

Nova época... erros antigos

O Benfica, infelizmente partiu para a época de 2011/2012, com os mesmos vícios do passado. Alguns deles agravados, o que, atendendo à falta de eficácia da estratégia, por demais aplicada e sem resultados visíveis, me leva a concluis que os dirigentes do clube pouco ou nada percebem de futebol.

As trapalhadas começaram logo no final da temporada passada. Não percebi, e ainda não percebo, o que se passou relativamente ao Salvio. Queriam o jogador ou não? Atendendo ao passado recente, logo que o presidente do Benfica disse que ele era um jogador que interessava e que iria tentar ficar com ele no plantel, tive a certeza absoluta que o jogador não viria. Não sei para que servem os 20% do passe. Devem servir para o mesmo que os 25% do passe do Reyes. Também não se pode alegar a falta de dinheiro, se repararmos no montante de propostas que se têm feito por alguns jogadores, concluiremos que não é por aí. Será mesmo preferível estourar 15M em 2 ou 3 deconhecidos do que investir num bom jogador, que já conhece a casa, e está adaptado ao futebol português.

Quanto a contratações, para já só incógnitas. Jogadores desconhecidos, que vão precisar de adaptação, principalmente de mostrar que têm valor para envergar a camisola do Benfica. Além dos jogadores que poderão ser mais-valias para o plantel (Perez, Matic, Garay, Nolito e Bruno Cesar) o Benfica contratou um sem número de jogadores, alguns deles de difícil explicação. Para contratar algum tipo de jogadores, mais certo seria apostar em jogadores saídos da formação. Não compreendo como, por exemplo se contrata um tipo chamado Léo Kanu, se foi buscar o Fernandez em Janeiro e não se dá oportunidade a um David Simão. A comunicação social faz grande alarde de Nolito, confesso que nunca o vi jogar, ms diz-me quem o viu que não vale metade daquilo que dizem dele. Bruno Cesar entro mal. Não gostei da conferência de imprensa. Os jogadores do Benfica tem que se preocupar apenas e só com o Benfica, até porque dizer que se está ansioso por marcar ao porto, além de menosprezar os restantes adversários, é colocar-se a jeio para o gozo. De Perez diz-se muito bem, ma também se dizia bem de Schaffer e de Fernandez, de Balboa e outros.

O que é que aconteceu entre a saída de Carraça e a sua reentrada no clube? Alguém explica. Um homem que não tinha lugar no futebol do clube há 3 anos e hoje é o homem forte? Isto cheira-me muito mal.

Porque é que querendo o Real Madrid contratar o Fábio Coentrão, é o presidente do Benfica que vai a Espanha e não os madrilistas que se deslocam a Portugal? Este é o Benfica forte, grande e respeitado que o presidente tanto apregoa? Parece-me que não. Deu a ideia que ele foia Espanha mendigar ao Madrid para que lhe comprassem o jogador, e se calhar foi mesmo isso que aconteceu. Foi triste, como já tinha sido com o Di Maria, o Ramires e David Luiz. O Presidente do Benfica inaugurou uma nova forma de negociar. Vai ele de encontro aos interessados. Já agora, se tivesse ido à Russia, talvez se tivesse visto livre do Cardozo. Sui generis

Por último, de referir ainda que, o Benfica continua ainda com enormes problemas em fazer uma equipa para o primeiro compromisso oficial da temporada. Incrível não é? Um camião de jogadores contratados e Jesus não consegue encontrar uma defesa que lhe dê garantias. Para mim a solução é óbvia: Miguel Vitor/Roderick. Jardel, ainda ontem me deu razão, para não confiar nele. Porque é que emprestaram o Sidnei tão cedo? Havia mesmo necessidade? Para que precisam de mais 2 defesas esquerdos? Não para apostar no Carole? Se sim, não bastava um? Para que querem o Ansaldi e o defesa do Santos (suplente, por 8.5M)? Temos o Maxi Pereira, contratamos o Wass e ainda queremos mais um defesa direito? E vamos atacar a época toda om que centrais? Isto é gestão? Planeamento?

Com tudo isto, a época vai ter que correr mesmo muito bem para conseguirmos sucesso…
Apesar de tudo, e porque o futebol é uma coisa irracional, eu acredito…

13 comentários:

Anónimo disse...

... só estou à espera do primeiro jogo oficial para tirar a pinta à época que se avizinha. Até pode correr muito bem...

Rodrigo Teixeira disse...

Realmente é difícil compreender este planeamento.
De todas as contratações feitas apenas o Enzo Perez,o Garay e o Nolito vieram colmatar lacunas que tínhamos da época passada, tudo o resto, apesar do valor que alguns deles podem ter parecem-me despropositados.
A manter-se a tática que o JJ tanto gosta, não consigo entender gastar-se 6M no Bruno César para o lugar do Aimar, quando existe C.Martins, quando volta de emprestimo o D.Simão ou ainda quando se tenta adaptar o Gaitan à posição? Em vez disso, o Bruno César vai ser para JJ um interior esquerdo,está mais que visto.O Matic, não é trinco,o Wass creio que nem no plantel vai ficar,o Mora a mesma coisa... E como se não bastasse ainda querem gastar não sei quantos milhões em 2 médios,que novamente e apesar do valor,não vem colmatar as lacunas que temos.(o Danilo é médio e não lateral)E ainda se ouve dizer que se vão pagar 8,5M pelo suplente de Leo no santos.Será que tá tudo doido? Há alguma condição que assim que se venda 1 jogador temos que estoirar logo de seguida todo o dinheiro realizado nessa venda?
Quanto ao resto,dado todas as condicionantes do plantel, parecia-me melhor a mudança de esquema tático para 4-2-3-1 ou 4-3-3- para rentabilizar os jogadores que o plantel possui, no entanto não só não acredito nisso, como já me estou a preparar para ver como o ano passado uma série de jogadores "encostados", pois com o JJ só vão jogar regularmente 15/16 jogadores.
Bem, como dizes,e porque o futebol não é racional, nem uma ciência exacta, basta esperar que estejamos enganados e que venha uma grande temporada.

Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro disse...

"De todas as contratações feitas apenas o Enzo Perez,o Garay e o Nolito vieram colmatar lacunas que tínhamos da época passada,"

E que mais lacunas havia? Penso que mais nenhuma. As críticas por aí não me parecem muito correctas. Houve contratações para colmatar lacunas e outras para reforçar ou dar outras opções ao plantel (Mora, Rodrigo, Matic, etc). O problema do SLB neste momento é ter 3 defesas titulares na Copa América e o outro ter sido vendido. Não faz sentido investir forte (não temos finanças para isso) num central q depois vai para o banco pq entretanto chegam Garay e Luisão. Acho q o substituto de Coentrão já cá devia estar pq já se sabia q ele ía sair. Aqui há fortes razões para criticar.

Quem disse q vamos contratar dois laterais esquerdos?

Roderick é tão fraquinho. Não pode ficar no plantel, tem q rodar e jogar com frequência para ver se desenvolve e cresce como jogador. Actualmente nem para suplente serve.

JJ desta vez não tem desculpa para não rodar mais o plantel. As opções são muitas e boas.

Joao disse...

Já agora aconselhava os putos portugueses que estão no plantel (juniores/séniores) a serem emprestados a um qualquer clube da América Latina...

Rodrigo Teixeira disse...

"E que mais lacunas havia? Penso que mais nenhuma".
A meu ver e sem querer dramatizar,pelo menos um concorrente para o Maxi, um provável substituto para o Coentrão, que já se supunha que ia sair e até agora nada.Um parceiro para o Luisão, entretanto chegou Garay, mas falta mais alguém para completar o quarteto, pois como tu dizes o Roderick ainda é muito fraquinho e o Jardel...bem nem vale a pena falar. E um avançado que dê para servir de alternativa a Cardozo ou que se complemente com ele, porque sinceramente o Saviola, está muito em baixo e receio bem que não vá passar daquilo que jogou o ano passado.
Assim sendo Pedro, vejo as lacunas de Def.direito;def.esquerdo;central e avançado,ainda que para esta se possa apostar num dos muitos que compõem o plantel, mas se o Cardozo se lesiona ficas com o ataque entregue ao Jara,ao Saviola e aos dois miudos que são uma autêntica incognita! O Mora, para o Jesus nem o colocar em amigáveis,como é óbvio nem deve contar.
Por falar em finanças, não te custa contratarem mais dois médios cada um por 10M? Para quê?

João disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João disse...

1. Vamos vender o Cardozo, depois o Jara mete os golos. Ou então o novo Kardec.

2. O 'suplente' do Santos é defesa esquerdo e tem 20 anos. É óbvio que 8.5M€ é demasiado, mas não é por ser suplente que é mau. Afinal o titular é o Léo!

3. O Ansaldi é defesa esquerdo e pode jogar à direita.

4. O Danilo é um jogador polivalente e já se sabe o fetiche que o JJ tem por jogadores que podem jogar em várias posições. E não está garantido que o Maxi fique no Benfica.

5. O Roderick tem que ser emprestado ASAP.

6. O Carole está muito verde ainda, mas acho que podia ficar esta época no plantel e jogar nas Taças.

7. O Sidnei foi emprestado porque tinha que se desfazer o "gang do chopinho" (Kardec, Menezes, Airton, Weldon e Sidnei - todos corridos)

E não me lembro de mais coisas :)

Pedro disse...

Rodrigo, para a lateral esquerda já tens Carole que é bom e serve perfeitamente como alternativa, falta otitular q devia já ter sido contratado mal saíu Coentrão.

Defesa direito contrataste o Wass para ser alternativa mas o grande problema foi a lesão de Amorim q faz a posição muito bem.

Isso dos dois a 10 milhões é conversa de jornal...não ligues.

Rodrigo Teixeira disse...

Pedro,concordo, e espero que o Carole fique, porque para contratar um defesa esquerdo que ainda é uma promessa só porque joga na selecção sub-20 brasileira, que fiquemos com o nosso defesa esquerdo,que também joga nos sub-20 franceses,pelos jogos que fez o ano passado,agradou-me e sempre se poupam 8M.
Agora o Wass,é muito provável que fique no plantel, pois se até tem sido suplente do Almeida,que segundo se diz vai ser novamente emprestado...
Mas pronto pode ser que dê tudo certo!

Pedro disse...

O Wass foi contratado para suplente do Maxi, pode dar certo ou errado, como qqr outra contratação. Quero acreditar q o rapaz foi observado e estudado várias vezes. Ainda se viu muito pouco dele pelo q é justo esperarmos um pouco mais antes de avaliarmos definitivamente.

Pedro Alves Pereira disse...

Em primeiro lugar existe um GRANDE problema, o Benfica quando começou a planear a nova época, e começou bem cedo, nessa altura fez conta com a saída de jogadores como Aimar, Saviola, C.Martins, Cardozo e Coentrão (todos eles vendidos), daí as contratações ainda durante o decorrer da época passada.
Essas contratações seriam assim para colmatar as lacunas que todos nós sabiamos quais eram, assim como precaver as saídas em cima mencionadas. Mas o grande problema é que só o Coentrão é que saíu e agora temos um plantel extenso (no meio campo e na frente), que pode vir a gerar mau estar no balneário, pois todos sabemos que JJ não sabe gerir balneários, apenas usa jogadores como Peixoto e Amorim como bufos e apoia-se em jogadores como Luisão.
A esperança é que até 31 de Agosto ainda se consigam efectuar algumas vendas e avançar para a contracção de um grande avançado.

Sobre a defesa, cheira-me que o Maxi já tem bilhete no Alfa para Norte, daí o forcing de JJ para trazer Danilo e convence-lo que será o novo Maicon/Dani Alves, precisamos de um 4 central para mim seriam Luisão, Garay, Miguel Vitor e + 1 (diz-se que Dédé está fechado e chega em Janeiro) até lá fica o Jardel. Na esquerda um problema, quem virá?! Para mim Ansaldi, pois Drenthe pode vir a trazer mts problemas a não ser que venha com uma clausula que se for afastado por indisciplina tem que indemnizar o Benfica em 15 Milhões de Euros (cmg era assim) e ficava com o Carole em que aposto bastante. Não sou apologista de 8,5 milhões por um jogador de 20 anos que nem é titular, no máximo 3,5 Milhões por metade e mm assim não sei se o queria. (parece que me estou a ver no FM a fazer contratações, eheheheheh).

Se JJ tiver a humildade que teve no primeiro ano de Benfica temos plantel para todas as frentes e para ir longe na Champions e sermos campeões, mm tendo que lutar contra toda a fruta podre que nos vai aparecer pela frente.

P.S - Vergonhosa a viagem de LFV para vender Coentrão, diz-se por aí que foi comprar o Garay e o Drenthe e que acabou por ficar para vender o Coentrão.

Pedro Alves Pereira disse...

P.S - Já estou cansado da especulação jornalistica, hoje temos mais um médio Argentino, para além da história Witsel, o tal que vai fugir para a Antas.
Querem apostar?!