sábado, setembro 24

Vítor 'Tá' no ir??

Já não acontecia há alguns anos. Seguramente várias épocas voaram sem que o facto de maior relevância deste Porto-Benfica se passasse de novo. Tantas que já nem me lembro a última vez que algo parecido tenha acontecido. Para os que já esfregam as mãos à procura de caso resta-me dizer que o acontecimento deste último clássico foi, para mim, o facto de não poder ter assistido à primeira parte e a 10 minutos da segunda. Fraquinho? Sim eu sei, mas de tudo o que pude ver na altura e, claro está, depois, o resultado parece-me inteiramente justo.

- Quanto é que está? Quanto é que está?
- Já tamos a perder 1-0 pá! F...-se, aqueles c... dum f... da p... não jogam um corno!
- Quem marcou? Quem marcou? - perguntam outros presentes mais interessados no assunto.
- Epá foi o... epá... f...-se, o... já nem sei c...!
- Hulk? Moutinho? Kléber?!
- Esse! foi esse animal!

Se bem que espremido tenha tanto ou mais sumo que alguns comentários da TVI aos jogos da nossa 'Liga', por alturas do intervalo e já livre de compromisso resolvo ligar o rádio, na TSF, para tentar ouvir algo mais elaborado:

'Blá, blá, blá pressão alta portista que permitiu aos dragões recuperar inúmeras bolas no meio-campo adversário e criar oportunidades de golo. Porto bem melhor no jogo, relega agora para o Benfica a missão de mudar e virar o jogo. Benfica esse que apareceu, até ao momento, cinzento e apático no Dragão'.

Paragem rápida em casa e 'correria' para o café para ver o que restava de um clássico para já bem encaminhado. Primeira, segunda, terceira, segunda... pensamentos no Dragão e até o rádio me esqueço de ligar de novo. Terá sido certamente o subconsciente a dizer 'se tá bom para quê complicar mais?'

Mas inevitavelmente o descanso não ficaria por aí. Saio do carro e oiço tímidos festejos, vindos de duas crianças: 'Tomóoooo, goooloooo!!', e nem precisei de perguntar de quem era o tento.

De peitos feitos entro no café e a primeira pessoa a quem me dirijo é a um amigo portista.

- 2-0, tá bom isto pá!!
- 2-0? tás parvo? - diz-me o homem ainda sôfrego com os últimos minutos - 2-1, empatou o Cardozo para eles ainda há pouco, logo quando abriu.
- F...-se!! (Queres tu ver que os gajos ainda querem entrar na cóboiada??)

Até aqui tudo muito estranho. Já não me via nestas lides e correrias há muito e só sentado pude passar a um dos desportos que mais me apraz. O triatlo da bola, é como lhe chamo, que consiste em beber cola (sim, cola! para quê complicar mais as coisas?), roer as unhas e acender Marlboros. O ritual já viu vitórias e derrotas de todo o tipo, boas exibições e más e daqui vos conto o que viu a seguir.

Lembram-se da 'bola maluca'? ou 'saltitona'? Bem, lembrei-me dessa 'doida' várias vezes no que pude ver de clássico. Bola cá, bola lá, jogo partido e extremamente directo contrastava com o que tinha ouvido, pela rádio, ao intervalo. Obviamente, não gostei, e o semblante ficou imediatamente carregado. O Porto não fazia três passes seguidos e o Benfica nada tinha a ver com a descrição ouvida minutos atrás. Os encarnados ganharam o meio-campo e começavam a aparecer na sua metade ofensiva sempre mais esclarecidos que os dragões.

Não era um domínio esclarecedor nem avalassador, mas sentia-se um Benfica melhor no jogo e um Porto mais intranquilo. Seria altura de reforçar o meio-campo pois era de lá que surgia o fosso que separava as duas equipas naquele momento. Belluschi já estava a aquecer e vendo-o entrar nunca posso ficar insatisfeito. A não ser que entre pelo Hélton ou... por um Guarín que até então (sim, ainda deu para ver) estava a ser dos melhores. Varela fica em campo, Porto fica sem um dos melhores e ganha alguém que por mais habilidoso que seja teria que descobrir espaço entre... Witsel e Javi Garcia.

A ideia era reter a bola, não era Vítor? Sim, nós sabemos disso, mas para retê-la é preciso, primeiro, tê-la, ganhá-la. Não a tendo a maior parte do tempo e perdendo-a, infantilmente, no pouco tempo da sua posse oferece transições que são a maior arma deste Benfica. Felizmente elas pouco saíram e o golo de Gaitán até surge de um lançamento (nem vou falar disso) mas foi gritante a incapacidade da equipa para segurar o jogo.

Começa a ser demasiado notório que a equipa não sabe gerir os jogos e isso só pode ser culpa do treinador, até porque há bem pouco tempo esse era um dos grandes trunfos da mesma. Ora, de que nos vale termos agora uma equipa que entra num clássico para o ganhar, que consegue vantagem mas depois não a sabe segurar? É este o cunho pessoal de Vítor Pereira? É que como já aqui disse, o homem quer posse e fala de posse, ainda ontem apontou que uma das lacunas e causas do mau resultado foi a gestão da posse depois do 2-1, mas parece-me evidente que não sabe quando a ter nem incutir tranquilidade à equipa para a fazer.

Agora, resta à SAD e aos adeptos contentarem-se e precaverem-se para o que têm. Já deu para se ter um lamiré do que se passa, já deu para ver que só nos melhores sonhos Vítor Pereira é treinador para o Porto e a fasquia fica agora entre lutar pelo campeonato 'a ferros' (terá estofo para isso também? Jesualdo, por exemplo, não teve) e passar de grupo na Champions.

Como não perdeu o clássico, e tem uma vitória na Liga dos Campeões, Vítor vai arranjando tempo para ir mudando as coisas. O problema é que não foi para mudar que ele foi chamado e essas mesmas coisas já mudaram e demais. Bastante até.

Vítor 'Tá' no ir?

9 comentários:

Gonçalo disse...

o adepto fervoroso em mim também clama pela cabeça de vitor pereira... não tanto pelos resultados, mas pela forma como a equipa parece que se está a perder...
mas e quem é q poderia trazer mais? e não irá o homem ainda surpreender-nos? espero q ele nos cale a todos.

Marco Morais disse...

Hey Gonçalo! =)

Também já o disse, espero que ele me cale. Mas duvido, muito sinceramente, que o faça.

São muitas as diferenças que encontro entre ele e o que deve ser um treinador do Porto. Ainda por cima com este contexto (depois da época perfeita).

Em breve espero fazer um post onde essas diferenças estejam bem visíveis.

jamsilva disse...

"Em breve espero fazer umpost onde essas diferencas estejam bem visiveis "

Eu espero que nao chegues a escrever esse dito post. :-)

E acho q é muito cedo p avaliar seja o q for.
No entanto apontar as baterias ao treinador n me parece justo

Marco Morais disse...

jamsilva,

Tenho o post já na cabeça, por isso essa diferenças são para mim uma realidade. Tudo o que mudou, tudo o que vês mal na equipa se deve à má prestação do treinador.

Ok, houve casos de verão e responsabilidades da SAD, mas e a gestão desses mesmos casos?

Na minha opinião está mal feita, o discurso é fraco porque as ideias são fracas e o lado táctico não ajuda. Como posso dizer que é treinador para o Porto?

Gonçalo disse...

Eu percebo-te lindamente. Mas e alternativas? o avb n volta e o Mourinho é mto caro :)

Marco Morais disse...

Antes de haver AVB e Mourinho, também não havia AVB e Mourinho. =)

Gonçalo disse...

Mas suspeitava-se... Hoje suspeita-se de quem? Jardim, Emanuel, Martins? Não suspeito grande coisa.

Marco Morais disse...

Pedro Emanuel não me parece mal. =)

Gonçalo disse...

mas a ver será só para o ano... mas tb gosto