quarta-feira, novembro 30

Villas-Boas em risco.

Em Inglaterra dão-lhe margem até ao Natal. Os próximos 4 embates serão fundamentais para a continuidade do técnico português no comando do Chelsea.

Como aqui escrevi há uns meses atrás, duvido muito que Villas-Boas tenha sucesso no Chelsea, ou noutro clube qualquer. Mantenho essa ideia apesar de reconhecer que a primeira época deve funcionar essencialmente como adaptação, quer do próprio a uma realidade diferente, substancialmente diferente, quer do Clube e jogadores aos métodos do ex-FCP.

Contudo, também não deixa de ser verdade que Villas-Boas fazia antever o sucesso, mal aterrasse em Londres. A bitola alcançada no FCP assim o fazia prever. Se ganhar o campeonato é complicado, a Liga dos Campeões parece apenas e só um sonho.

Curtas - Sporting e não só!!!

- É com enorme satisfação e orgulho que vejo um dos melhores, no momento em que a sua carreira atingiu o máximo, agradecer ao clube que o formou. CR7 postou um video onde recorda os seus melhores momentos no Sporting. Só ficam bem estes gestos de gratidão;
- Por outro lado, Eusébio opina que Messi é o melhor do mundo. Tal como no post anterior, acho que é livre a opinião de cada um. Mas Eusébio sabe ou devia saber, que é bem mais que um cidadão normal. É só maior embaixador do futebol português. Creio eu, que fosse Ronaldo proveniente de outros lados que não o Estádio de Alvalade ( e nem acho que é preciso ir assim tão longe ) haveria uma unanimidade distinta em relação ao jogador da Madeira;
- Fala-se agora na entrada de Ricardinho para o Futsal e da saída de João Pereira. A confirmar-se seriam duas excelentes noticias para o clube ;
- Por fim, as contas. Nada de novo nas Finanças do clube. Prejuizos de quase 10 milhões, e um aumento do Passivo de 30. Não é alarmante, pois serviu para por o clube de novo nos lugares da frente e na disputa de titulos. No entanto, acho que fica claro que o futuro vai ser muito complicado caso não começem a entrar outro tipo de receitas para o clube. Para o Sporting sim, mas não só.

terça-feira, novembro 29

Hulk lidera

É nos momentos de maior desnorte e desconcentração colectiva que as verdadeira estrelas aparecem e mantêm a equipa na senda do sucesso. Quando tudo apontava para o fim, e acho que não estou a ser excessivamente dramático, Hulk aparece e mantém a equipa viva.

Do futuro sei pouco, mas parece-me inegável que o empurrão que o brasileiro deu à equipa poderá ser determinante no desenrolar da época, quer na liga, quer na champions.

É uma enorme vantagem ter o melhor jogador da liga a equipar de azul e branco, espero que continue por lá, por muitos e bons anos.

Ainda mexe.

Godinho Lopes, presidente do SCP, voltou ontem a alimentar a polémica que ainda subsiste em torno do dérbi de Sábado. Por muito que alguns queiram acabar com o assunto, há sempre alguém que insiste em perpetuá-lo.

Diz Godinho que tem provas de algo muito grave, que se terá passado na zona dos balneários do estádio da Luz. Vindo de um homem que se envolveu em negócios que lesaram o Estado português em cerca de 25 milhões de Euros, não sei se acredito.

Depois das "provocações" do "queremos dez mil bilhetes", da "jaula", dos "incêndios e fossos", nada melhor do que um suspense maroto. Que se terá passado de tão grave?

Mais uma vez, exige-se a verdade. O SCP que se chegue à frente, que mostre as provas que diz ter. Há gente sem qualificação no futebol e tudo o que sirva para os expulsar, será sempre bem-vindo. Um a um, até nos despedirmos do último.

segunda-feira, novembro 28

Marcar a Diferença!!!

Já muito se falou sobre o derby e resta-nos agora seguir caminho e não olhar mais para trás.
Perdermo-nos nestes jogos de palavras com presidentes de outros clubes é estar a dar justificação ás provocações desses mesmos outros clubes. O Sporting não pode nunca associar-se ou deixar-se associar a práticas como as de deixar um estádio a arder, seja qual for a provocação a que tenha sido exposto.
Aliás, já há muito se percebeu a táctica do "nós contra o mundo" e "do orgulhosamente sós" seguida do discurso moralista para consumo interno ( já inteiramente absorvida pelos seus adeptos, como se pode bem ver neste blog) do clube encarnado. Nós teremos que ser superiores a isso, se queremos ser também melhor clube que eles.
Assim que esperava mais da minha direcção na condenação destes actos. E acho que ainda vamos bem a tempo de marcar essa diferença.
Por outro lado, na próxima visita do Benfica a Alvalade, deveria haver um ainda maior esforço da nossa parte para lhes a melhor das recepções que efectivamente merecem como sendo uma das maiores instituições do país. Só espero que não se tente responder agora na mesma moeda.

Um belo dérbi.

Já muito se disse e escreveu sobre o jogo que opôs os dois maiores clubes nacionais. É unânime que o SLB foi um justo vencedor, assim como é unânime que o SCP foi um digno vencido.

Depois de uma primeira parte equilibrada, onde o ascendente do SCP apenas existiu por ter apresentado uma equipa mais fresca, a expulsão de Cardozo colocou pressão nos jogadores leoninos que nunca foram capazes de criar perigoso de forma consistente.

É verdade que Artur fez uma estrondosa defesa que evitou o empate mas antes, depois da magia de Aimar e Cardozo, Patrício negou, com classe, aquele que seria o ponto final no jogo.

Emerson voltou a mostrar que não pode ser titular desta equipa. Se Cap não corre, pelo menos defende. O brasileiro corre, é verdade, mas não sabe defender e muito menos atacar. Já chega.

Aimar foi o melhor em campo e já não tenho palavras para descrever o que faz com a bola nos pés. Jardel é um jogador medíocre mas, mesmo assim, foi suficiente. Maxi está estranho. Corre muito, luta ainda mais, mas as coisas nem por isso lhe correm bem.

Witsel voltou a exibir-se a um nível mediano e continuo a achar que o belga tem muito mais para emprestar à equipa do que sentido posicional. Javi, foi Javi. Um lutador que nunca vira a cara à luta e que marca golos decisivos.

No ataque, Cardozo podia ter molhado a sopa pela enésima vez contra o SCP, num lance de antologia, mas como já disse, Patrício fez uma magnífica defesa. Gaitán andou perdido (anda perdido há muito tempo) e continua a mostrar uma atitude que não me agrada minimamente. Já César, fez um bom jogo, apesar de se ter destacado mais pelo apoio defensivo que deu à equipa do que por ter atacado com qualidade. Rodrigo podia ter entrado mais cedo.

Foram 3 pontos muito valiosos porque valem mais do que isso. Valem também um ponto final na série de vitórias do adversário, valem uma quebra na onda positiva que teimava em não parar de crescer e valem um corte num certo ascendente que o SCP tinha sobre o SLB.

Em relação ao árbitro, acho que esteve bem. Um fora-de-jogo milimétrico mal assinalado a Maxi, um amarelo forçado a Elias e um ou outro lance mal ajuizado (como um corte limpo de Javi, no ínicio da segunda parte).

PS: o SLB é a única equipa invicta na Europa. E já jogou no Dragão, em Braga e em Old Trafford. Jesus, já ultrapassou o recorde de Eriksson, com 22 jogos consecutivos sem perder.

E sobre o jogo?

No meu entender, um dos derbys melhor disputados dos últimos tempos. Duas equipas com o objectivo de ganhar o jogo. Acredito que a entrada forte do Sporting surpreendeu Jorge Jesus e a sua equipa. Na primeira meia hora o Benfica teve dificuldades em sair para o ataque e fez apenas um remate, por sinal espectacular momento de Gaitán. O Sporting também teve a sua chance, por Schaars, e pressionou sempre mais alto. Insúa subiu muito e criou alguns desequilíbrios mas acho que já ninguém esperava golos antes do intervalo, até que Javi Garcia subiu para abrir o marcador.
O primeiro quarto de hora da segunda parte foi o mais emocionante de todo o jogo, com defesas brilhantes dos dois guarda-redes. Depois surgiu o vermelho a Cardozo e o jogo ganhou apenas um sentido. Apesar do domínio e de circundar a área, o Sporting rematou pouco e só criou verdadeiro perigo num tiro rasteiro de Elias que passou a milímetros do post.
Ou seja, este jogo não desiludiu ninguém e mostrou duas equipas com argumentos para lutar pelo título. Ficou em posição favorável o Benfica, que está mais forte que o ano passado e, creio, até que no título de 09/10. Mas como melhorou o Sporting de um ano para o outro! Ainda é cedo para colocar esta equipa fora da batalha. Veremos quando acabar a primeira volta.

domingo, novembro 27

A azia, parte I.

Confesso que a imagem de Javi Garcia que coloquei num post um pouco abaixo não era premonitória. Aconteceu, simplesmente, ser ele o carrasco do SCP, fazendo lembrar aquele golo contra a Naval, no último minuto, há dois anos (e que para mim foi o momento mais marcante desse campeonato). Mas adiante.

É com enorme alegria que constato, depois da habitual volta pelos sítios do costume, a enormíssima azia que muitos adeptos sportinguistas sentem desde o minuto do golo do espanhol. E ainda mais alegre fiquei ao constatar que, àqueles, se juntaram, numa enternecedora solidariedade, os adeptos portistas. Fica a nota.

Sobre o responsável da comunicação do SLB já tudo se disse. Os nomes já foram todos chamados e a idiotice mantém-se. Facto. Mas temos agora um que lhe faz concorrência. PPC é um nojo igual. É mentiroso e congratula-se por considerar que as normas de segurança não foram cumpridas. As entidades competentes acharam que sim, mas PPC acha que não. Tem uma Lei que quer só para ele.

A jaula é o tema preferido dos sportinguistas (e dos portistas). Pudera. Em campo, já não vencem o eterno rival há não sei quantos jogos, nem contra onze, nem contra dez. Eu sei que custa (imagino se fosse ao contrário) mas há que manter o fair-play, coisa que tem faltado, e muito, desde ontem.

Nunca vi tanta gente preocupada com a saúde daqueles que, quase sempre, estragam ambientes de festa nos estádios portugueses. Coitadinhos, foram metidos numa estrutura que os impedia de provocar desacatos com os adeptos do SLB. Coitadinhos, não vêem bem o jogo. Coitadinhos pagaram 22 euros para se sentarem sem condições. Muita gente não vai a estes jogos precisamente por ter receio de ser vítima de agressões ou roubos. Mas esses ninguém os defende?

Desde sempre que estes grupos de adeptos seguem enfilados como gado pelas ruas, e nunca vi ninguém insurgir-se contra isso. O "timing" é todo vosso. O SLB apenas quis defender eventuais ataques vindos de um grupo de pessoas que tem um historial bem pesado em termos de violência. Devem pensar que já todos nos esquecemos do que se passou no dia em que Godinho foi eleito.

Eu sou contra a estrutura que nasceu ontem no estádio do meu clube. Mas também sou contra a impunidade com que muita gente se passeia nos estádios e nas ruas. E também sou contra a falta de desportivismo de gente que só está bem a estragar e a ofender. Obviamente que me dirijo a todos eles, tenham cachecóis azuis, verdes ou vermelhos.

Contudo, fico pasmado com a defesa de gente que não se sabe comportar. Fala o Miguel frequentemente em "emoção". Qual emoção? Aquilo não é emoção. É irracionalidade. Igual à dos animais.

A jaula - Parte 2

- A jaula, e a sua colocação no 3º piso, não serviu para melhorar acessibilidade dos adeptos ao estádio, como foi anunciado pelas cabecinhas pensadoras que a legitimaram. Houve pessoas que entraram com 30 minutos de jogo e isto foi deliberado;
- A visibilidade fica de facto afectada com as redes colocadas;
- Se quem pensou na jaula conhecesse a realidade, saberia que muitos adeptos que têm bilhetes para outros sectores, vão para a zona "segura" onde estão os visitantes. A sobrelotação da jaula apenas reflectiu que não pensaram nisto. Ou se calhar até pensaram, o que é mais grave;
- Não é por haver jaula que deixam de arder cadeiras ou serem atirados very lights, ou seja, se os adeptos quiserem arranjar confusão, vão arranjá-la na mesma;
- A jaula, apenas pelo facto de existir, é já um incitamento à ira dos adeptos.
- Já li a teoria contrária, "como são animais porque até pegam fogo a cadeiras a jaula faz todo o sentido". Isto mostra várias coisas: são pessoas que normalmente não acompanham a equipa nos jogos fora, são pessoas com profundo desconhecimento da realidade dos adeptos que vai nas deslocações, e na maioria dos casos são pessoas que tenta legitimar uma anormalidade, se calhar por razões clubísticas, com uma teoria que pega na consequência e não na causa. Se tratares as pessoas como animais, aumenta-se a probabilidade que eles ajam como tal.

Posto isto, mantenho cada vez mais que a jaula é uma anormalidade. Espero que seja apenas uma originalidade idiota destes dirigentes, que vai morrer no curto prazo, porque se a moda pega quem perde serão sempre os mesmos. Tenho a certeza que os adeptos benfiquistas que gostam de ir a Alvalade ou ao Dragão sentem o mesmo que eu.

Não defendo que o Sporting responda na mesma moeda como alguns sugerem. Se querem criar um ambiente adverso, mais vale serem homenzinhos e assumirem essa atitude e não enviarem bilhetes, pagando a respectiva multa. Pelo menos é mais limpo e transparente.

Pouco a dizer...

...o Sporting não jogou mal, mas não fez o suficiente para ganhar o jogo. Não sei se podemos falar em vitórias morais quando se perde na Luz, mas acho que fica a convicção entre os adeptos sportinguistas que estamos de volta na luta por títulos.
No jogo de hoje, há que destacar o momento em que o Benfica marca o golo e a forma como se defendeu quando jogou com 10. Javi Garcia e Witsel em plano de destaque. E aquela defesa de Artur...
No Sporting, acho que Capel foi o mais desiquilibrante mas Carrillo se for bem trabalhado promete e muito.Elias tarda em mostrar porque razão custou aquilo tudo.
Palavras para a arbitragem: não concordei com o segundo amarelo de Cardozo e uns quantos amarelos. Ter um critério rigoroso não significa andar a distribuir cartões por toda a gente.

sexta-feira, novembro 25

O jogo dos jogos.

Este é, provavelmente, o maior evento desportivo do ano. Nada mexe tanto com as pessoas como um jogo entre os eternos rivais de Lisboa, SLB e SCP. Mesmo que ambas as equipas tenham já as suas posições na tabela definidas, estes jogos valem sempre, mas sempre, muito mais do que 3 pontos.

Amanhã, não é excepção. SLB e SCP estão a atravessar uma fase relativamente tranquila e, pode dizer-se, são até os sportinguistas a estar mais optimistas.

Já lá vão mais de 1000 dias sem que o Sporting consiga vencer o SLB. É apenas um dado mas reflecte também a pobreza futebolística que o SCP evidenciou nas últimas três épocas. Contudo, este ano, tudo mudou e o Leão tem cara nova, com um bom treinador (mas muito queixinhas e coitadinho) e um plantel com opções de qualidade.

Em termos de expectativa, é um dérbi como há muito não havia. Parece que ninguém quer arriscar um prognóstico e isso compreende-se dado o equilíbrio existente entre as duas equipas na maior prova nacional.

Eu volto a estar confiante num bom resultado. Uma vitória no jogo de amanhã permitiria ao SLB ganhar um importante ascendente sobre dois dos três adversários directos.

No fim, espero que a arbitragem não tenha tido qualquer interferência no resultado. Como as coisas andam, era um avanço do caraças.

SLB 3 SCP 0 (é impossível pois o SLB sofre sempre um golo, pelo menos).

quarta-feira, novembro 23

As vitórias 'destas' e as vitórias 'das outras'

Não é uma novidade para o FC Porto que a reacção a resultados negativos seja feita na maior competição de clubes e em terrenos complicados e bem longínquos. E por isso mesmo, por não ser novidade - por ser quase uma constante -, é que o discurso de quem está contra a equipa técnica em nada tem que mudar. Que se guardem os louvores para quando houver futebol de topo no Dragão, até lá a volatilidade, no discurso e nas mudanças no onze inicial, segue do lado de Vítor Pereira.

Não pode ser sempre a ganhar nem pode ser sempre a perder, diz a lógica. E diz-me a lógica também, aquilo que tenho defendido desde sempre: sem futebol de qualidade não pode haver regularidade, nem troféus. A contestação a Vítor Pereira e à sua equipa técnica surgiu dessa falha. O futebol não existe, o 'dedo' e ' visão' também não e consequentemente eclipsou-se a competência e, claro, os resultados positivos e regulares.

Com tudo isto, fora melhor que depois de um 'enxovalho', em Coimbra, o Porto não se apresentasse noutro registo em Donetsk. Mais aguerrida e mais esforçada a equipa foi mantendo-se dentro do jogo até conseguir as suas oportunidades depois de beneficiar da falta de sorte dos ucranianos. Não deixa de ser um registo melhor, e, para quem tanto gosta das comparações com a época passada, algo semelhante a algumas deslocações na caminhada para Dublin.

A diferença continuam a ser as escolhas, a mentalidade incutida, e o 'plano'. Quem está atento sabe que Vítor Pereira já mudou quase tudo o que havia para mudar. Hoje a escolha foi Hulk a ponta-de-lança, o estreante Djalma na esquerda, mais um Moutinho no meio-campo... tudo escolhas que fazem lembrar soluções de emergência. Quem se lembrar da equipa da época passada, lembra-se também que Hulk jogou a 9 quando Falcao esteve indisponível, lembra-se que Guarín (e Micael) só ganharam lugar quando Belluschi esteve lesionado. Ou seja, primeiro ganhou-se um onze que deu garantias e foi-se mudando em situações forçadas e pontuais, que fizeram baixar a qualidade futebolística mas não a regularidade das vitórias.

Com Vítor Pereira as segundas escolhas são as primeiras. Não foi então à toa a sua escolha para n.º2 no ano passado. Só que promovido a n.º1 as escolhas que eram secundárias e absolutamente pontuais passaram a primeiras, com inovações e fixações que não lembram a ninguém (como o aberrante esquema de dois trincos, por exemplo). De facto, com Vítor Pereira qualquer jogo, por mais importante que seja, parece a anterior equipa a disputar um jogo da Taça da Liga, tais são as alterações e invenções visíveis.

E é por isso tudo que a opinião não muda e nem mudará, assim como o discurso monossilábico, cinzento e robótico do técnico não mudará também. Quem tem tudo controlado não se expressa assim, quem tem confiança no seu trabalho está tranquilo e não numa guerra autista. Já dizia o outro que pressão e crise são despoletados por algo como a gripe das aves e não com o futebol. Não havendo confiança e alegria o talento não desponta e o pior é que com mais duas ou três vitórias destas tudo 'ficará bem' e os reais problemas não serão solucionados. E falo porque sei a diferença. Foram muitos anos a assistir aos festejos de vitórias 'destas' por parte dos rivais, quando no fim de tudo é sempre quem tem mais vitórias 'das outras' que realmente festeja.

Com Vítor Pereira ao comando este Porto não festejará nenhum título.

terça-feira, novembro 22

Liga dos Campeões: SLB segue em frente.

Conseguir a qualificação em Old Trafford é bonito. Não gostei particularmente da exibição mas o resultado é excelente. Bom Rodrigo, magnífico Aimar, pouco Witsel e Gaitán.

Pena o golo irregular ter sido validado. Há sortes...

Em casa, com o Otelul, é para se fazer a festa do primeiro lugar no grupo. Por favor.

Taça de Portugal

Parece que teremos de eliminar o Marítimo nos quartos de final! :)

Oitavos de final:
Sporting - Belenenses
Marítimo - Benfica

Os vencedores destes jogos encontram-se nos quartos de final.

Taça de Portugal.

D. Aves-Ribeira Brava

Mirandela-Oliveirense

Moreirense-Torreense

Tirsense-Nacional

Leixões-Académica

Estoril-Olhanense

Sporting-Belenenses

Marítimo-Benfica


SCP com muita sorte no sorteio. SLB, pior, só ir a Alvalade.

Ditou ainda o sorteio um SCP-SLB, na próxima ronda, e se ambas as equipas passarem esta eliminatória.

segunda-feira, novembro 21

A jaula do derby*


Foto: A Jaula de Camp Nou

* Post no A Norte de Alvalade.

Isto é uma anormalidade. Não interessa se em outros campos da Europa (como se vê na foto de Barcelona) se faz o mesmo. É uma anormalidade. Querem futebol em que só os adeptos dos clubes visitados possam ir ao estádio?

Mais uma visita a Old Trafford.

Da última vez que lá fomos estivemos perto de trazer um empate (magnífico golo de Simão e bamburro no 2-1 final). Amanhã, um empate seria um excelente resultado, por todos os motivos.

Golaço do grande Simão Sabrosa, aqui.

Estou bastante optimista, mesmo depois da grande desilusão frente ao Basileia. Mais do que o resultado, importa mostrar e revelar capacidade de nos batermos (quase) de igual para igual com o Manchester “unáite”.

Uma vitória seria um sonho e um excelente tónico para a recepção aos sportinguistas (mesmo que gerasse mais cansaço). Um empate, depende da forma como for conseguido. Uma derrota, enfim, será sempre normal, e apenas o peso dos números poderá ter preponderância no desempenho futuro da equipa.

Artur
Maxi e Emerson
Luisão e Garay
Matic e Javi
Bruno César e Gaitán
Aimar
Rodrigo

A verdade é que o Manchester ja foi eliminado na fase de grupos da Champions League precisamente com o SLB no seu grupo. E disso poucos se podem gabar.

domingo, novembro 20

Sporting segue em frente na Taça

Glória aos vencedores, mas muita honra aos vencidos. O Braga foi a melhor equipa hoje em Alvalade mas foi "traída" pela maior eficácia leonina.

O Sporting está a atravessar uma fase de menor fulgor. André Santos é muito mansinho e a equipa parece insegura por não ter o pitbull argentino na rectaguarda. Não adianta chorar sobre o leite derramado, mas lá que Rinaudo faz muita falta, isso faz... Apesar de tudo, convém realçar a qualidade do adversário. O Braga é um osso muito difícil de roer e vai causar embaraços ao Porto na próxima semana.

Veremos o que a sorte nos reserva na 3ª feira.

sábado, novembro 19

Com Vítor Pereira largos dias têm realmente 100 anos

Era escusado a situação arrastar-se até começarem a surgir as eliminações. Se as vergonhas já tinham dado um ar da sua graça (derrotas com Zenit e APOEL) e se tudo apontava para isto, pergunto o porquê de tanta espera na substituição do treinador? Era uma questão de tempo, mas pelos vistos a direcção teve mesmo de meter os dedos na ficha para saber o que é a electricidade.

Como é que a solução da continuidade consegue estragar todo o trabalho feito. As substituições feitas nesta eliminação no Cidade de Coimbra provam tudo. A forma como o Porto acaba o jogo é quase tão ridícula como ter mantido esta equipa técnica tanto tempo.

Já o tinha dito várias vezes, não façam PC mais esperto do que ele é. Manter Vítor Pereira por este tempo todo é um erro de amador, e mantê-lo por mais um segundo que seja roça a demência. Com tantos anos disto quantos "largos dias" serão preciso para tomar a mais importante decisão desta época?

sexta-feira, novembro 18

Taça de Portugal: SLB em frente.

Jogo com pouca história na Figueira da Foz. Vitória justa da melhor equipa em campo. Do que vi, gostei de Amorim (finalmente), Mora, Javi e Luisão. Nolito sem eficácia e Cap a fazer lembrar Emerson (isto não é um elogio).

Eu pensava que atropelamentos na área eram pénaltis. Afinal não. O costume.

Rodrigo: não vamos endeusar o espanhol mas parece que quer mesmo roubar o lugar a Cardozo. E começa a fazer concorrência ao holandês do SCP na grande revelação deste ano.

Jesus quer ganhar esta competição. Eu acho-a completamente secundária e que apenas servirá para rodar com alguma competitividade jogadores menos utilizados (como na taça da cerveja). De qualquer maneira, são vitórias e essas são sempre importantes.

Agora queremos uma boa exibição frente ao MU (se tivessemos vencido o Basileia...) e uma vitória frente ao SCP, para começar a definir o que vamos fazer esta época.

quinta-feira, novembro 17

Em grande...

...O Sporting na NextGen. 5-1 ao Liverpool (carregar no link para ver vídeo). Olhando para o resumo, o que impressiona é a qualidade dos golos. Desde o 3º, numa "bicicleta" espectacular de Betinho após trabalho e cruzamento de Iuri Medeiros, ao 5º, num chapéu exemplar de Gael Etock, o camaronês que o Sporting foi buscar ao Barcelona. O Sporting pode ter aqui elementos para voltar a apostar forte na formação para incluir na equipa principal.

Também fiquei contente por ver que o Sporting publicou no seu site um pedido de ajuda para o filho de Carlos Martins. Apesar de ser um jogador formado no clube e que agora se encontra vinculado ao grande rival, esta situação ultrapassa qualquer clubismo.

quarta-feira, novembro 16

O autista e o irredutível

Pé ante pé até os mais intransigentes vão deixando de acreditar no sucesso de um Porto orientado por Vítor Pereira. Os sinais, já aqui por mais discutidos, tornam-se evidentes a cada decisão da equipa em campo que é reflectida pelas decisões, e falta delas, da equipa técnica. E se no meu caso pouco mais há a dizer para ajudar a conhecer a opinião, que dirão os irredutíveis defensores (SAD incluída?) de uma performance futebolística que roça o medíocre? Entretanto, a selecção qualificou-se para o Euro e os seus responsáveis sentiram-se na obrigação de defender o seu trabalho. Afinal de contas os resultados deram-lhes razão, mas tal como na questão 'Porto' serão esses resultados um copo meio cheio ou um copo meio vazio?

Muito se fala em resultados. Afinal são eles quem dita e quem não dita o sucesso das equipas e por isso mesmo são considerados a fonte mais fidedigna para prever esse mesmo sucesso. E por incrível que pareça são esses resultados que foram a principal fonte alimentadora da tolerância para com Vítor Pereira no seu 'reinado'. Tudo começou com vinte minutos de pressing frente ao todo-poderoso Barcelona e a ousadia de correr atrás de todo e qualquer jogador blaugrana - Valdés incluído - trouxe crédito a uma estratégia que se preocupou mais com imagem deixada do que propriamente com uma vitória ou com um futebol que a garantisse.

Desde aí tem sido assim que a equipa técnica tem, conscientemente ou inconscientemente, procedido. Primeiro a imagem. Há que provar que são dignos sucessores de alguém que pelo seu próprio pé, tranquilidade, inteligência e ideias, obteve uma das melhores épocas de sempre no clube. Assim se cumprem serviços mínimos e se deixa o futebol de lado pois importa ir calando as ondas com um, dois talvez, apontamentos por jogo, esquecendo-se que o futebol tem tanto de complexo que não basta querer ganhar ou querer fazer por isso. Tem de se ser completo, metódico e... regular. E isso este FC Porto de Vítor Pereira não é, e provavelmente nunca será.

E é tão grande a minha certeza que já nem os habituais devaneios na escolha do onze titular me dariam qualquer tipo de esperança. Quem viu o jogo com o Olhanense pode rapidamente perceber-me, pois até poderíamos ter o Zidane ou o Deco no meio-campo e nunca teríamos consistência no mesmo, pois o lugar de playmaker está entregue aos centrais. Futebol à boa maneira Distrital onde não imperam ligações nem planos. Uma equipa que trata mal a bola, que não a quer quando a perde, pode ir ganhando a cepos mas até o indicador dos resultados e números se vai esvaziando quando até a cepos não se ganha.

"Não preciso que me assobiem para beber água"

Na selecção mais uma vez os resultados condicionaram semanas de trabalho. Derrota na Dinamarca, 'queda' para o play-off e os habituais arautos da desgraça já previam à sua boa maneira uma humilhação indigesta para a equipa das quinas. E são mais uma vez os resultados que distraem e formam convicções exageradas, porque a qualquer pessoa de boa senso lhe seria possível ver que mesmo perdendo, no pior dos cenários, em Zenica, a diferença entre as duas selecções é tão grande que só por milagre (nem com uma noite horrível do árbitro) os bósnios não sairiam goleados da Luz.

Mas são esses mesmos profetas da desgraça que depois enchem os peitos aos responsáveis da selecção para andarem à 'caça aos tordos' nos flash-interviews posteriores ao sucesso, dizendo barbaridades como a que faz de título a estes parágrafos.

Toda a gente sabe que o jogador de futebol de alto nível, é um bicho estranho capaz das maiores parvoíces. Jogadores entre os 20 e 30 anos com popularidades imensas, pagos a milhões de euros e que militam nos maiores clubes do Mundo são ainda mais peculiares e a sua formação como homens foi posta em segundo plano em detrimento da formação que agora lhes vale a vida. Se alguns vão surpreendendo e são verdadeiros senhores fora e dentro do campo, a outros terá que se lhes desculpar a falta de desculpas ou a falta de educação. Então a isto se lhe somarmos o ego ganho a fazer parte de clubes planetários com salários de milhões...

E é isto que Paulo Bento não entende. O que até me parece ridículo visto que ele foi um jogador de futebol de alto nível por muitos anos, e a sua falta de entendimento para lidar com 'casos' pode-nos custar o desmembramento da equipa. É que a ideia de abandonar a selecção (e não a selecção o jogador) até veio da parte da sua geração de ouro. E que fez Bento aos seus amigos da altura? Deixou de lhes falar?

Convém é começarmos a pensar que o treinador de futebol também é um bicho muito estranho...

Portugal no Euro 2012: sorry Queirós!

Apuramento conseguido com algum brilhantismo, uma goleada e uma demonstração de inequívoca superioridade sobre os bósnios.

Ronaldo a mostrar porque é um dos melhores do mundo e Nani com um golo soberbo. Postiga a bisar e a fazer mais um bom jogo. Os especialistas-Postiga da nossa praça (preferem o tronco do Almeida - rir) ficaram calados, ontem. São tão previsíveis.

Paulo Bento arrasador para com Carvalho e Bosingwa. Era preferível ter ficado calado (para sempre) e não ter alimentado mais um caso que não tem de continuar a existir.

Estamos no Europeu
com todo o mérito. Passar a fase de grupos deve ser o principal objectivo, agora.

terça-feira, novembro 15

Pablo Aimar.

Vi há pouco uma reportagem com Pablo Aimar, que foi denominado embaixador da Argentina para o desporto em Portugal (pela embaixada Argentina, penso eu) e espero, definitivamente, que renovem com o homem e o obriguem a terminar a carreira vestido com a camisola do mais importante, e maior, clube de Portugal, o SLB.

É um orgulho ter um jogador como o argentino. E não lhe basta a classe, os dribles curtos e longos, a técnica, o domínio da bola, os passes que rasgam o campo, as tabelas rápidas, a luta de sempre, os saltos para ganhar bolas de cabeça. O homem tem, ainda, de nos encher de humildade e simplicidade.

Um dos melhores jogadores que já vi jogar no meu clube. Por tudo o que representa e é, sinto por ele uma enorme consideração e um infindável respeito como, acho eu, nunca tive por nenhum outro jogador do SLB.

segunda-feira, novembro 14

Ecos do fim de semana

Parece que o Dept de Comunicação do SLB deu uma entrevista à Unica, utilizando Eusébio como fantoche. Qual a intenção?

Grande vitória no andebol sobre o mesmo SLB. O Pavilhão quando chegar, já será tarde.

3500 bilhetes para Alvalade para o derby. Tudo normal, excepto um detalhe... são todos para o 3º anel. Há uns tempos, num jogo do Benfica com o Porto as coisas não correram bem. Para este jogo andam desde há uns dias em obras para montar uma estrutura para isolar os adeptos visitantes. Como ficarão as condições em termos de visibilidade? Qual o objectivo de colocar os adeptos no 3º piso? Minimizar o apoio à equipa?

quinta-feira, novembro 10

Notas sportinguistas 10/11/11

E agora para variar(deixando as polémicas para outros momentos ou até para outros lugares que não este), tentaremos falar apenas de bola. Neste caso, apenas de assuntos relacionados com o meu clube.
1) O Sporting está em Angola. Pelos vistos há um cachet "milionário" como motivo de visita, para além de um desejo de filantropia revelado por Godinho Lopes. Basicamente, o Sporting foi a Angola por um cachet equivalente a um empate no fase de grupo da Champions. Acho sinceramente que a aproximação deveria ser mais que financeira. Angola, a par de outros paises africanos, apresenta um potencial futebolistico que se calhar já não existe em Portugal;
2)Depois da fase de euforia com vitórias consecutivas e goleadas, o Sporting de momento assentou os pés na terra. O bom de tudo isto é que isso aconteceu com 2 vitórias por um total de 5-1. Antes lá tinhamos levados 2 empates, o que espelha a diferença deste Sporting para a equipa dos anos anteriores. E a provar que começamos a ser uma grande equipa.
3) Plantel vasto e de qualidade. Gostaria de saber quantas são as equipas que sem 5/6 titulares conseguiriam continuar a ganhar. Ainda para mais se fossem por exemplo, 3 centrais. Ou então jogadores do nível de Izmailov ou Jeffren. No entanto, creio eu que há jogadores que ainda assim na minha opinião estão a mais na equipa. Um deles é Pereirinha; Tá mais que visto que não dá mais que aquilo,a lateral e a médio. Tem bom toque de bola, mas falta-lhe garra, atitude e vontade de vencer, aliás um mal que caracteriza em parte a juventude portuguesa. Outro deles é João Pereira, vergonhosa atitude que poderia ter custado caro ao clube. Até quando teremos que aguentar este ex-Benfica?
4) Substituto de Rinaudo. Começei a ouvir no estádio lamentos do género que falta vai fazer o argentino. Não digo que o Argentino não tivesse já a sua importância na equipa, mas daí a lamentar-se principalmente nos jogos em casa com Leirias acho um exagero. Espero apenas que o Sporting não vá ao mercado. Temos Adrien na Académica e Renato Neto no Brugges, prontos para regressar ao clube, e além disso ainda temos André Santos, pelos vistos um mal amado em Alvalade sem que eu saiba muito bem porquê.

Sporting em Angola

É uma visita importante a vários níveis. Angola é um mercado com grande potencial e é preciso dizer presente para crescer em termos de implementação de adeptos neste país. É quase inadmissível que o Sporting tenha demorado 32 anos a voltar a Angola. Entre protocolos, homenagens a figuras locais e presença da equipa de futebol para defrontar a selecção angolana, o Sporting sairá reforçado em termos institucionais desta deslocação, mas também o fará em termos financeiros. Sempre são 565 mil euros que entram nos cofres leoninos...

terça-feira, novembro 8

Lá é tudo tão diferente

Em Itália continuam as condenações, aqui foi o que se viu.

Onde está o Wally?

Quem esteve no Sporting-Lazio, pode "encontrar-se" aqui. Confirmo a veracidade porque estou sentadinho no meu lugar :) Não faço ideia se é legal andarem a fotografar a malta, mas que o efeito é espectacular isso é.

Primeiro Carvalho, agora Bosingwa

Mas que estatuto é que estes gajos pensam que têm para acharem que estão acima dos interesses da selecção?

Depois chorem quando ficarem a ver o Euro na TV.

Dá-lhe, Alan.



Na foto: o branco Alan calca carinhosamente a perna de Javi Garcia e é sancionado com o cartão amarelo. Tudo normal.

Emerson vs Cap

O pénalti sofrido em Braga, apesar de o considerar mal assinalado, fez-me pensar que Emerson é daqueles jogadores que estão sempre presentes, nos maus momentos da equipa.

Quem me conhece já sabe: todas as épocas arranjo um bode expiatório para as derrotas, empates e vitórias menos conseguidas. Mas este, como o grande Peixoto, parece-me genuinamente mau.

Emerson, desde o primeiro jogo, nunca me convenceu. Tecnicamente acho-o bastante básico. Domina mal a bola, tem grandes dificuldades em controlá-la em corrida e nos centros, não faz nada que eu próprio não fizesse.

Custa-me ouvir ou ler, sobre ele, que "é um jogador que defende muito bem", "que é certinho", "que só tem de melhorar o apoio atacante".

Além disso, não vejo nele qualidades escondidas, daquelas que possam ser trabalhadas pelo génio de Jesus. Por isso, o que pergunto é: vale a pena deixar de fora um internacional espanhol? Vale a pena apostar num jogador que não dá mais do que aquilo? Ou será que dá?

segunda-feira, novembro 7

Adeus, és o elo mais fraco.

Declaração de Javi Garcia no site do Benfica

“Tenho respeito por todos os jogadores, como profissionais e colegas, infelizmente, pelo que acabo de ser informado, respeito alguns em demasia. Sou um jogador leal, incapaz de fazer aquilo que hoje alguém me acusa. Estranho até, com acusações tão graves, que o jogador em causa só se tenha lembrado delas hoje. As declarações que foram produzidas são totalmente falsas e reveladoras do carácter do jogador que as produziu, o mesmo que no ano passado simulou uma agressão dentro de campo. Quem simula dentro de campo é bem capaz de fazer o que ele fez hoje fora dele".

Bate-boca

Para lamentar e para sorrir, por motivos diferentes:

"Um menino chamado Javi García insultou-me e chamou-me preto de merda, assim como ao Djamal. Desejou a morte dos meus filhos. Devia tomar cuidado com o que diz, pois o capitão do Benfica também é negro e o lateral-esquerdo também, assim como 70 por cento dos adeptos do Benfica"
Alan, http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=297325

Campeonato.

Pensei que era desta que o SLB passava em Braga com distinção. Se até o Guimarães já ganha jogos, porque não? Mas enganei-me. Em Braga voltou a acontecer uma coisa parecida com um jogo de futebol que parece satisfazer muita gente.

Desta vez não houve bolas de golfe (já agora, aquilo não dá castigo nenhum, é?) nem houve aquele ambiente, digamos, intenso, animalesco e violento. Custa sempre que as tradições se diluam no tempo. Claro que ainda houve tempo para o cântico preferido de todos os adversários do SLB (não de apoio às suas próprias equipas, mas antes de ofensa ao SLB – aqui é bom saber que as tradições se mantêm).

Sem luz no estádio, a equipa do SLB foi a mais prejudicada, visto que dominava o jogo por completo até à primeira interrupção. Daí até ao intervalo, não houve jogo e, por acaso, houve um golo, nascido de um penálti inexistente. A bola bate no braço de Emerson que o tem, pareceu-me, encostado ao corpo, não aumentando, por isso, a área de defesa (ou seja, sem intencionalidade de cortar o lance).

Do outro lado, Luisão é agarradíssimo na área e Proença nada assinala. Folgo em saber que há (outras) tradições que se mantêm.

Ficando mais um pouco em Proença
: no ano passado houve estender de braço de Javi (mesmo que depois de ter sofrido falta) que deu expulsão. Ontem, Gaitán é agredido na cara, logo aos 6 minutos, e o bracarense só viu amarelo. Uma agressão que será certamente condenada por todos os quadrantes do futebol.

O SLB jogou mal, na segunda parte. Mas, dadas as circunstâncias (o ritmo cortado e a substituição forçada de Gaitán, que estava a ser o melhor em campo) e o resultado, não é caso para grandes preocupações. Um empate em Braga nunca é um mau resultado, assim como não o foi o empate no Dragão.

Um jogo como o de ontem serve para tudo menos para avaliar o comportamento de uma equipa. Houve pouco empenho? Talvez, fiquei sem perceber (nos primeiros 25 minutos não me pareceu).

Há, sem dúvida, questões que se prendem com a gestão do plantel, com as substituições, com os abaixamentos de forma de Aimar, Witsel, Nolito, Cardozo ou Maxi, que são questionáveis mas, com os 15 dias de descanso que aí vêm, há tempo (se houver vontade) para recuperar a equipa para o embate contra o SCP, onde só a vitória interessa.

Estamos na frente sem termos perdido nos principais campos do primeiro terço de campeonato. Estamos na frente apesar de sermos constantemente prejudicados pelos árbitros. Até quando?

O FCP manteve a bitola exibicional e nem um penálti inventado lhes deu a vantagem madrugadora. São o principal candidato ao título mas temos de aproveitar o facto de nem com as habituais ajudas se descolarem dos outros candidatos. Acontece muito raramente.

O SCP continua em estado de graça. O holandês ponta-de-lança é bem capaz de chegar aos 20 pénaltis esta época e estou ansioso por ver quem se atreverá a desvalorizar a marca de golos por esse facto. Pereira deveria ter sido expulso (agressão clara) e houve muita sorte na conquista dos três pontos.

PS: Artur disse que "em Braga temos sempre que jogar contra 11 e mais os truques fora de campo!". Já lá jogou, lá deve saber o que diz.

domingo, novembro 6

Sporting - Leiria. Um teste exigente ao leão

  1. O Leiria não perde em Alvalade há 3 anos (2 empates e 1 vitória).
  2. O Sporting vai jogar muito desfalcado dadas as lesões nos titulares de quase todo o sector defensivo - Onyewu, Polga, Insua e Rinaudo. Isto sem falar das ausências de Jeffrén e Izmailov que tiram soluções ofensivas à equipa.
  3. O FC Porto acabou de perder 2 pontos e na próxima jornada vamos ao campo do outro líder.
É nesta conjuntura que o jogo com o Leiria surge. Ao contrário dos ultimos jogos, e sobretudo pela onda de lesões, a vitória não parece assim tão provável e fácil de alcançar como isso.

O 11 titular não andará longe de Patrício, J. Pereira, Carriço, Rodríguez, Evaldo, André Santos, Schaars, Elias, Matías, Capel e van Wolfswinkel. O sector defensivo preocupa-me bastante - estarão em campo os "derrotados" do ano passado mais um Rodríguez em péssima forma. As soluções no banco também não são famosas caso as coisas não estejam a correr bem.

Por tudo isto precisamos de sorte, paciência e que o 12º jogador seja de facto um apoio e perceba esta conjuntura e não se pondo a assobiar se o jogo não estiver a correr de feição.

De um momento para o outro o jogo tornou-se mais difícil do que já era, mas todos nós, sportinguistas, reconhecemos que uma vitória cimentará ainda mais o grupo. Daí a importância que assume ainda mais antes da "benesse" de uma paragem de 15 dias onde poderão ser recuperados pelo menos 3 jogadores.

sexta-feira, novembro 4

Ao cuidado da SAD do Futebol Clube do Porto

Exmos Senhores,

Escreve-vos um adepto preocupado e que acredita que ainda vamos a tempo de corrigir o que está menos bem e caminhar de forma segura para mais uma época vitoriosa. Para bem da nossa inteligência e para evitar discussões com base em possibilidades e, principalmente por ainda estar tudo em aberto, peço-vos para aceitarem de forma insofismável que o problema está na equipa técnica.

Assim proponho-vos que aproveitemos esta janela de oportunidade única para tratar de corrigir o projecto. Os próximos compromissos da equipa são:

- Liga Sagres: deslocação a Olhão a 6-Nov e recepção do Braga a 27-Nov
- Taça de Portugal: deslocação a Coimbra 18-Nov
- Liga dos Campeões: deslocação a Donetsk a 23-Nov

Como estou certo que não estavam à espera desta minha sugestão para fazerem o vosso trabalho, já existirão eventuais substitutos identificados. Os contactos podem avançar já e no dia seguinte ao jogo de Olhão, independentemente do resultado, anuncia-se uma nova equipa técnica e usam-se os 11 dias que intermedeiam o confronto com a Académica para recuperar a equipa (mesmo com os compromissos das selecções). É tão simples quanto parece, a sério!

Não se preocupem a agradecer-me, em verdade estou a ser egoísta e faço esta sugestão essencialmente para evitar uma úlcera de origem nervosa.

Atenciosamente,
Gonçalo

quinta-feira, novembro 3

Agoiro

Infinitamente pior do que perder o jogo contra o Vaslui será perdermos o Rinaudo para o resto da época...

Private joke: João, volta para a Somália! Meia dúzia de dias em Portugal e interrompemos a série de vitórias contra os padeiros da Roménia e ainda perdemos um dos jogadores mais influentes! Agoiro!!! :)

Falhanço em toda a linha.

Quando bastava apenas vencer uma equipa medíocre (e sem história) como a do Basileia, e depois de um início avassalador com uma bola no poste e um fantástico golo de Rodrigo, o SLB desenhou a pior exibição da época, desiludindo todos os adeptos.

No ataque, duas ou três oportunidades de golo e pouco mais, em 90 minutos. Defensivamente, com períodos de desacerto, num dos quais resultou o golo do empate (merecido, acrescente-se).

Mais do que o amargo do empate, fica a frustração de não se ter carimbado o acesso à fase seguinte da LC (mesmo garantindo apenas o segundo lugar, situação que agora parece ainda mais provável).

Sinceramente, não sei o que falta a esta equipa. Não só tem vindo a decrescer o nível exibicional como parece depender em excesso de jogadas individuais. Acrescente-se ainda o aparente cansaço físico, que poderá ser ainda mais evidente com o acumular de jogos difíceis que aí vêm.

Quem considera que esta equipa tem demonstrado maturidade deve ter ficado baralhado, ontem. A receita repetiu-se mas, contra uma equipa que está acima dos Paços de Ferreira desta vida, viu-se que o que há não é maturidade, mas sim, incapacidade para fazer melhor.

Como tenho vindo a referir, Gaitán está uma lástima em termos de futebol e atitude. Tem-no safado estar presente em lances importantes. Mas é pouco, muito pouco. Ontem, além de ter tido uma atitude em campo miserável, foi incapaz de ter uma decisão boa. Isto não se explica com o cansaço ou com o azar ou com outra coisa qualquer.

Jesus, sem ter estado no banco, é o principal culpado. Não esteve no relvado mas a culpa disso não é minha, com certeza. É dele. Como é dele a mais absurda substituição que vi fazer nos últimos tempos. Não há justificação para tirar o puto e meter o gajo com nome de poeta (e ainda por cima com uma exibição horrorosa) e que é central. Se me disserem que estava cansado, eu digo: com 19 anos está cansado? Então mas o Gaitán, o César, o Witsel ou o Aimar também estão cansados? Então, com que idade é que não se cansam por jogar uma vez por semana?

Jesus, outra vez. Retira Aimar e coloca Cardozo, deixando a equipa a jogar num 442 disparatado, e sem resultados. Entretanto, continua a apostar na desmoralização de Nolito e, neste caso, reconheço que o tem feito com mestria.

Em relação ao árbitro, teve uma prestação negativa, com vários erros técnicos e disciplinares, quase sempre em prejuízo do SLB. Para o J., aconselho-o a ver o lance claro de penálti que não foi assinalado (parece que tens razão, fica sempre um penálti por marcar a favor do SLB, na Luz).

Para passar, basta vencer um dos próximos dois jogos. A jogar assim, talvez seja apenas uma miragem. É preciso mais, muito mais.

Agora vem Braga e mais tarde, SCP. Dois jogos intervalados por outro contra o MU. É a doer, é a valer. E, ou vai mesmo doer, ou vai mesmo valer.

Em busca da 11ª vitória

Depois dos decepcionantes resultados de Porto e Benfica, hoje é a vez do Sporting (e também do Braga) entrar em acção contra o Vaslui. Com a passagem garantida, a pressão para este jogo é quase nula mas acredito que a equipa está empenhada em vencer e assim atingir uma série de metas. A saber: garantir o 1º lugar do grupo, a 11ª vitória consecutiva, uma inédita 5ª vitória consecutiva nas competições europeias e, já agora, a 1ª vitória em solo romeno. E há boas possibilidades de o conseguir, uma vez que o Vaslui é uma equipa acessível, não joga no seu estádio e tem os seus dois jogadores mais perigosos indisponíveis.
Com a proximidade do jogo com o Leiria (72 horas depois), Domingos deverá poupar alguns elementos e dar minutos e confiança a outros como Carrillo, Bojinov, André Santos, Pereirinha, Evaldo ou Rodriguez.
Resumindo, este é daqueles jogos em que não é dramático perder pontos mas não há motivos para que tal aconteça.

quarta-feira, novembro 2

O que se está a passar no FCP?

Enquanto uns falam em crise (os próprios adeptos do FCP são quem mais tem contribuído para esta realidade), outros, como eu, vêem apenas uma equipa que mantém o registo do costume, pese embora um ou outro incidente de percurso.

É inegável que este FCP não é o mesmo do ano passado. Mas nem podia ser. O FCP do ano passado bateu todos os recordes, venceu todas as competições.

O FCP deste ano não contou com a roubalheira de que foi vítima o SLB nas 4 primeiras jornadas do ano passado, com especial destaque para o nojo de Guimarães. Se tudo tivesse sido igual, o FCP estaria agora isolado no primeiro lugar.

A Liga dos Campeões não é a Liga Europa. Aliás, até uma equipa como a do SLB, que viveu um milagre para conquistar um terceiro lugar, chegou às meias-finais desta competição. Este ano, Vítor Pereira (VP) teve um grupo bem mais complicado do que Villas-Boas e, somando a isso a derrota num jogo atípico e um empate contra o Apoel que podia perfeitamente ter resultado numa vitória, tudo se complicou.

Esta complicação não tem a ver, apenas, com VP. Tem a ver com Falcão, claro e também, mas tem ainda mais a ver com o facto de VP estar infinitamente mais “abandonado” pela “estrutura profissional” que na época passada tão bem desempenhou o seu papel.

Em termos futebolísticos, o FCP talvez tenha perdido rigor defensivo e atacante (mas tem a segunda melhor defesa e o melhor ataque no campeonato) como alguns defendem. Mas em termos de espectáculo, está igual. Igualzinho ao ano passado, por esta altura, em que apenas somava vitórias com a ajuda clara de algumas arbitragens manhosas.

E se...

... o Paulo Bento for o próximo treinador do FCP?

terça-feira, novembro 1

Muito mau

Só alguém que tenha estado em coma nos últimos 4 meses pode dizer que esta derrota é surpreendente. No fim do jogo do Dragão pensei... "A jogar assim ainda vais levar na boca ao Chipre..." e fomos. Nem falo do domínio do jogo ou da justiça, não me interessa, falo da ausência de capacidade para fazer um décimo do que fazíamos no ano passado de olhos fechados. "Ah e tal, mas o problema está mesmo ai, estás sempre com a época brilhante do ano passado" e não posso? Se "só" muda o ponta de lança e o treinador como é que posso exigir menos? Tivessem vendido metade do plantel e fossem buscar um estrangeiro da treinador e a malta esperava e tolerava um período de adaptação.

Neste momento não tenho ilusões. Ou mudamos de treinador rapidamente (nas próximas duas semanas) ou não ganhamos absolutamente nada este ano e nem à Liga Europa vamos. Como a teimosia/casmurrice da SAD é grande resta-me uma época de lamuria e sofrimento... mas sempre ao lado da equipa, jogo após jogo após jogo.

Entretanto Vítor Pereira já fez história... nunca tínhamos (todas as equipa nacionais) perdido contra uma equipa Cipriota... parabéns pá!