quarta-feira, agosto 1

Adeus a Izmailov e Onyewu

Cada vez mais ganha força a confirmação de saída destes dois jogadores do plantel do Sporting. Devo confessar que tenho pena que assim seja, embora até possa concordar com o motivo porque se decide prescindir de jogadores que, em certas alturas da época, foram importantes para o clube.

Começo pelo russo, porque é o jogador que está cá há mais tempo e aquele que muitos de nós consideramos o melhor jogador do Sporting, sempre que está a 100%. E essa é a grande incógnita com o russo. Será jogador para aguentar uma época inteira? A resposta estará certamente no departamento médico. Mas para mim é simples: sim, deve continuar, caso consiga fazer, vá lá, uns 80% dos jogos em que o Sporting participa, caso contrário, pois por muita pena que possa ter, temos já aí Laybad à porta.

Com o americano é distinto. Jogador que está cá há um ano, mas que rapidamente conquistou o apreço dos adeptos pela atitude que mostrou em campo, pela disponibilidade com que se entrega a cada lance mas, principalmente, por ser decisivo não pelas suas qualidades como defesa, mas mais no seu acerto goleador lá na frente.

Para mim é manifestamente pouco para justificar os tais 900 mil por ano (ai, estes custos zeros...) e por mais apreço que tenha pelo "Capitão América" tenho que reconhecer que entre os centrais que temos, pois por aquilo que disse anteriormente, será o americano o elo mais fraco. Não podemos ter um central na equipa só para marcar golos lá na frente.

E aqui reside um ponto que considero essencial na constituição do plantel do Sporting: tendo Wolfs manifestas insuficiências no jogo aéreo, não seria importante o clube arranjar um avançado menos móvel, mas com qualidades nesse aspecto do jogo, para aqueles jogos difíceis do 0-0 e do centro para a área?

13 comentários:

Anónimo disse...

Estou farto de editar textos, pá. Daqui a nada começam a pagar-me.

Peyroteo disse...

Não sei quem vai sair (espero que não saia o Izmailov...) mas no final tocas num ponto importante. De facto, do meio campo para a frente não temos ninguém que possa fazer a diferença no jogo aéreo. O Porto também não é muito forte nesse aspecto (não sabendo como é Jackson Martinez) mas o Benfica resolve muito jogo nas bolas paradas. E não é pelo ponta-de-lança (o ponto mais fraco do Cardozo é o jogo aéreo) mas mais pelo Luisão e pelos médios (Javi Garcia e Witsel).
Tenho ideia que o Sporting ainda não fechou as contratações para o ataque.

Mike Portugal disse...

Pegando nesta tua frase:

"...não seria importante o clube arranjar um avançado menos móvel, mas com qualidades nesse aspecto do jogo, para aqueles jogos difíceis do 0-0 e do centro para a área?"

Eu respondo claramente: não.

Não é esse tipo de jogo que o SCP procura, nem bombear bolas para a área é solução em jogos empatados. Para isso podemos deslocar um central para lá em caso de necessidade.

Para vir outro avançado, teria que ser alguém melhor que o Ricky nas caracteristicas que ele já tem (mas aí tirava o lugar ao Ricky o que não concordo), ou então um pouco pior do que ele (tipo Derlei para Liedson) mas que se entenda bem no tipo de jogo da equipa.

J. disse...

Para além do ponto, que juntos devem ganhar 2 milhões por ano e têm já substitutos dentro do plantel.

A questão do avançado menos móvel ou que domine melhor o jogo aéreo que Wolfs ( também não é dificil) seria para os casos em que procurariamos outro tipo de jogo ou até quando Wolfs se lesione e procuremos outro avançado que possa dar mais que o que tens neste momento no plantel.

J. disse...

Nem sei o que editaste pá!

Anónimo disse...

Erros, gralhas, parágrafos. Não te preocupes que as ideias (más) estão lá todas. :D

Miguel disse...

Izmailov, por mim, não saía.

Já Onyewu é claramente o pior dos centrais, ou é no máximo melhor do que carriço. Mas para 4ª opção, prefiro o Carriço porque é formado na casa ;)

estou curioso para ver é quem jogará a defesa direito. Nenhuma das soluções tem a qualidade necessária.

Quanto ao ponta de lança, o holandês precisa de uma alternativa decente. Rubio e Wilson Eduardo não me parece que sejam e Viola é uma incógnita.

Francis disse...

eu que não percebo nada disto, acho que o Onyewu seria claramente titular ao lado do BolodeArroz.

E isto é uma sensibilidade tua, ou é dos jornais que lês ? fiquei baralhado com o titulo do post.

e continua a faltar um ponta de lança. Violas devemos ter lá alguns.

Pedro disse...

O sporting vai despachar estes dois cepos? Mau...então? O que lhes deu para fazerem algo bom?

Resta a esperança que os substituam por outros Xandões ou Rodriguezes desta vida..☺☺☺

Peyroteo disse...

Miguel, o Cédric não em qualidade suficiente? Cegueira! :)

Miguel disse...

Peyroteo olha que entre Cédic e Pereirinha....


Pedro, o Izmailov é cepo? :)

Pedro disse...

Miguel, tranquilo, é um dos melhores cepos que vocês lá têm...mas com o pouco rendimento desportivo que tem até podia ser o melhor do mundo que era igual..

ana disse...

Bem, ó j., se és o mesmo que me acusou no Sangue de ter um comentário destabilizador por dizer que se o Carrillo jogasse sempre como o fez frente ao St. Etienne ia-se embora em Dezembro, o que dizer este teu comentário referindo-se a dois (2!) jogadores. E o do "only you" baseado numa mensagem enigmática no twitter... Isto partindo do princípio de que és o mesmo. Se não és, é favor ignorar, ó faxavor!