sexta-feira, março 29

A nova ascensão de Jesus e o 'filho' do Quintela

A conversa mais batida por estas alturas será mesmo a ressurreição de Jesus. O Mestre das parábolas vê agora o seu nome colado também ao futebol por um dos seus homónimos ter descido, nos últimos dois anos, aos infernos para agora estar em vias de ascender... outra vez. Durante a semana Zidane lembrou que com Ronaldo em actividade era injusto Messi ter quatro Bolas d'Ouro para apenas uma do português. Pois bem, fazendo a devida comparação à Liga Portuguesa, também será injusto que o FC Porto ganhe 3 campeonatos em quatro anos de Jesus. Injusto, justo... irrelevante. O cenário, se bem que mais negro para os dragões, continua em aberto, porém com enorme dependência para a excelente campanha encarnada. Haverá 'momento(s) mau(s)' do Benfica para relançar o campeonato? 

Este ano foi Vítor Pereira e a sua equipa a baquearem. Dois empates, aos quais se junta o outro (Olhanense no Dragão) que impediu a equipa de subir à liderança, 'deram' o primeiro lugar a um Benfica que volta a criar uma merecida onda de euforia. A incapacidade do FC Porto resolveu aparecer com regularidade e a equipa viu-se afastada, sem remédio, da Liga dos Campeões e está agora dependente de uma versão negra do Benfica de Jesus que pode não ser mais que um mito. Não se sabe, é esta a verdade. Os portistas esperam-no mas não se sabe ao certo se o Benfica vai mesmo cair para devolver ao Dragão a esperança da ultrapassagem.

Mas por mais importante que pareça, um possível desaire do Benfica não é o mais importante para o FC Porto. É que a tal incapacidade foi tão gritante que urge recolocar a equipa na senda das vitórias, o que não se afigura fácil tal foi a falta de ideias e de estofo de campeão nos últimos dois empates. Eram, como todos os jogos numa disputa 'renhida' a dois, provas de fogo e de afirmação, mas a única coisa que afirmaram foi que o Benfica é um justo líder. Se bem que a única coisa certa na vida é que tudo muda, mudará o FC Porto a tempo de apanhar um possível desaire do Benfica?

Terá de ser Vítor Pereira o obreiro da mudança. É que com o espinhense não se pode esperar a perfeição mas se há uma coisa em que ele tem sido exemplar é na evolução mostrada desde que pegou neste FC Porto. Não é o mesmo treinador que não sabia sequer o que dizer, que cara mostrar e provou merecer treinar um Ferrari azul e branco. Contudo no seu processo de aprendizagem deixa visíveis várias falhas. Este não agarrar da liderança foi mais uma delas e acontecesse isto no ano passado e já a casa lhe tinha caído de cima (certamente comigo a atirar telhas), mas hoje por hoje Vítor Pereira é o treinador em que o FC Porto tem que confiar, porque já provou saber resolver problemas, porque sem problemas para resolver não há evolução e porque... é o único que temos de momento.

No Sporting, Bruno de Carvalho vê finalmente realizado um dos seus, imagino, maiores sonhos. O presidente mudou, a posição e o discurso oficiais também mudarão certamente. Aguerrido e defensor do clube que ama, Bruno de Carvalho deixará certamente muitos comunicados e conferências de imprensa para reafirmar a posição do Sporting. Será muito presente e as suas palavras terão sempre como fundo a ideia de que o Sporting é um grande. Nada de mal aqui, não fosse a confusão que pode gerar haver dúvidas nisso. Precisará mesmo o Sporting de reafirmar posição de grande quando é sem dúvida um? Há que confundir o momento da equipa com o do clube, como fazem os idiotas que deixaram de tomar em conta o Sporting nas contas da 'grandiosidade' (seja lá o que isto for)? O que é uma certeza para mim é que o Sporting não precisa de ser grande, não precisa que o achem grande, nem precisa tão pouco de uma grandiosidade bradada aos sete ventos para nada. O Sporting precisa de títulos e que eles sejam ganhos com regularidade e o resto, até essa treta da grandiosidade, vem por acréscimo.

Se Bruno de Carvalho é o homem ideal? Sinceramente não me parece, até porque é fácil não sê-lo. Dizia-se contra o Papa Bento XVI que tinha cara de pedófilo e diz-se contra Bruno de Carvalho que tem pinta de personagem do José Diogo Quintela dos Gato Fedorento, mas não se pode ir por aí obviamente. Dizia eu que sinceramente não me parece o homem indicado, porque tal é o discurso e tal é a vontade de bradar 'o Sporting é grande!' que vai ser natural a confusão entre o que é o clube, o que é a sua história e o que é preciso para ganhar títulos com regularidade. O caminho do Sporting terá, nem que ganhe um campeonato, que ser sustentado por vários anos de trabalho invisível. É melhor preço a pagar do que querer todos os anos ser campeão para depois não sê-lo provocando ondas de celeuma em vez de fortalecer uma estrutura que pode ser única em Portugal e na Europa do futebol. Que se lembre de uma vez por todas que o Sporting não precisa destes títulos, que pode não ganhar enquanto se fortalece, para ser grande, para ombrear e para sabe-se lá mais o quê para justificar egocentrismos.

5 comentários:

Hugo disse...

Excelente texto Marco . Muito do fraquejar recente do Porto deve -se .ao estoiro do Jackson.
A inutilidade do Liedson e as viagens para jogar 0 minutos ajudaram
Boa Pascoa

J. disse...

Acho que também a razão da diferença actual tem a ver com a capacidade de Jesus em fazer extender o seu plantel e a inabilidade de Pereira ao encortar o do Porto.
O Benfica vai ganhando mais ou menos com um combinação de 11 jogadores entre 17 ou 18, o Porto dá a sensação que só ganha convictamente com aqueles 11

J. disse...

Em relação ao Bdc, partilho de algumas das tuas dúvidas principalmente quanto á maneira como vai gerir o futebol.
Vamos ver...

Jorge Borges disse...

Coemçando pelo fim...
A esperança em torno do BdC é expectável na medida em que pior do que o Sporting está é difícil, e como tal, só pode melhorar. Depois porque há a necessidade interna de acreditar que o Sporting vai sair da situação extremamentre complicada, e isso é inerente à condição de adepto, mesmo do mais crítico.

Já o disse e não me custa repetir: espero que o Sporting recupere rapidamente, pois o futebol português precisa de um Sporting forte.

JJ vs VP:
As cambalhotas que as coisas dão. O VP nunca foi um treinador consensual, mas no final da época passada e mesmo já durante a actual, o treinador do Porto foi alvo de loas por parte de muita gente (tu sempre foste bastante crítico, Marco). Já JJ vive o fenómeno contrário como bem relatas no post.
JJ é conhecido há mais tempo. É um treinador com virtudes e defeitos, como todos. Quando perde só lhe vêm defeitos e quando ganha só lhe vêm virtudes (tão típico do futebol português).
JJ é um bom treinador, incluo-o no grupo dos melhores em Portugal, o seu principal defeito é a teimosia.
VP é ainda é novo na carreira e ainda com uma margem grande de aprendizagem. Não se sabe o que poderá vir a ser, mas é inegável que tem qualidades, resta saber se suficientes para vingar ao mais alto nível.
Mas independentemente de tudo, são os resultados que dão as cartas neste jogo.

PS - De salientar as declarações do treinador do Porto quanto à questão João Moutinho. Primou pelo respeito a um colega de profissão e não alimentou a polémica provocada pelo "seu" presidente. É invulgar no Porto "não se cantar em coro".

Hugo disse...

Confessa la Jorge nao consegues resistir a enviar as bocas habituais ao Porto. Adoro essa conclusao tipica de benfiquistas que gostam de dar licoes de moral aos outros