terça-feira, março 26

Vitória no Azerbeijão

Foi com naturalidade que Portugal ganhou este jogo. Aliás, seria com naturalidade que Portugal ganharia a maior parte dos jogos deste grupo, coisa que quando não acontece é alvo de inúmeras especulações.

A primeira é que esta selecção já não tem qualidade para ser aquilo a que nos habituou. Eu discordo. Sei que virá um declínio no nosso futebol, mais que previsível dado os poucos valores que estão a sair do nosso futebol, mas acho que este declínio ainda está ainda por vir.

Portugal tem ainda 4/5 jogadores de nivel mundial (Pepe, Coentrão, Moutinho, Ronaldo e Nani), seguido de outros bons jogadores que não tendo a mesma expressão destes, completam um bom lote de futebolistas, o que seria mais que suficiente para ganhar pelo menos à Irlanda do Norte e a Israel. Para os próximos anos ainda vai dar, o problema vai ser daqui a 3/4 anos.

A segunda especulação tem a ver com a gestão de Paulo Bento. Eu aqui estou mais de acordo, porque é já uma espécie de "deja vú" em função daquilo que aconteceu no Sporting. Aliás, quando entrou na selecção teve o mesmo efeito que teve no Sporting. Juntou a equipa, arranjou 2/3 casos disciplinares para mostrar quem manda e deu a sensação que, pelo menos, quem jogaria o faria com total empenho. Mas depois, com o passar dos anos, sente-se um certo desgaste. Jogam sempre os mesmos, fazendo com que a competitividade interna sobre quem vai jogar vá diminuindo, e jogam sempre da mesma maneira, inovando muito pouco tacticamente. A equipa basicamente estagna e vai perdendo qualidades com o passar do tempo.

Terceira especulação: a mentalidade do jogador português. Totalmente de acordo. Damo-nos mal com o sucesso, e já não é de agora. Quase sempre depois de uma fase final de sucesso, seguem-se fases de qualificação medíocres. Ganhamos ares de superioridade, olhamos para os rankings, e contra adversários menores facilitamos.É novamente o que está a acontecer.

Conclusão: eu acho que vamos estar no Mundial do Brasil. Que vamos conseguir o segundo lugar, que num play-off não nos vai calhar a Espanha e que em 2014 vamos estar qualificados. Mas até lá ainda vamos fazer muitas contas.

1 comentário:

Peyroteo disse...

Nestes jogos não há nada a ganhar. Só a perder. E na posição em que estamos actualmente qualquer adversário é complicado.