terça-feira, abril 30

Este Benfica-Fenerbahçe foi há 23 anos.

A primeira e última vez que assisti, ao vivo, a uma final europeia do Benfica, foi no longínquo dia 18 de Abril de 1990. O antigo Estádio da Luz encheu duas vezes para ver Paneira, Veloso, Valdo, Pacheco, Magnusson, derrotarem o Marselha poderosíssimo de Papin e Waddle.

Depois do 2-1 em França, num jogo em que muitos benfiquistas sofreram como nunca, Vata acabou com a eliminatória quando, a oito minutos do fim do jogo, marcou o golo da vitória. A mão, ou o braço, pornograficamente esticado, escreveu a mais bela noite europeia que vivi enquanto adepto do Benfica. No estádio, ninguém percebeu que o golo foi ilegal e, como se pode calcular, a explosão de alegria foi indescritível e nunca vista.

Na próxima Quinta-Feira, vou ao estádio. Já tinha o bilhete comprado antes do jogo nos Barreiros. Não porque esteja francamente optimista mas porque quis viver uma situação similar com cerca de 23 anos de diferença.

Temos de marcar, mas um não chega. Contudo, os turcos não são, nem de perto nem de longe, o Marselha. Não temos Paneira, mas temos Sálvio. Não temos Thern, mas temos Matic, não temos Ricardo, mas temos Luisão e Garay. Não temos Magnusson, mas temos Cardozo.

No final, espero poder festejar. Mas duvido que 60 mil consigam fazer "esquecer" aqueles 130 mil da Luz de há 23 anos.

3 comentários:

Pedro disse...

O braço estava esticado mas o golo foi com o ombro!!
:)

Foi o primeiro bilhete que paguei para entrar num estádio de futebol. O meu irmão teve que ir correr à bilheteira enquanto esperei ao lado do porteiro. Só encontrámos lugar quase em cima da rede por baixo do spot dos Diabos Vermelhos. Lembro-me da carga policial em cima dos franceses, lembro-me do Inferno que foi a Luz naquele jogo, lembro-me do golo, dos pulos, dos saltos, estava a ver que me atiravam por cima da rede para dentro do relvado (LOL). Lembro-me do brutal silêncio naquele livre final a favor do Marselha e de 130 mil suspiros quando o mesmo foi marcado. Que noite memorável.

Vai ser muito complicado mas é acreditar. Nesta fase é dar tudo por tudo para termos uma época histórica.

Tasqueiro Emigrante disse...

"Já tinha o bilhete comprado antes do jogo nos Barreiros. Não porque esteja francamente optimista mas porque quis viver uma situação similar com cerca de 23 anos de diferença"

Mas sem mãos de Vatas claro...

Peyroteo disse...

Com a sorte que tiveram nessa eliminatória (incrível como trouxeram aquele 2-1 de Marselha), podem muito bem eliminar o superior Fenerbahce