terça-feira, julho 2

A escrivaninha espanhola serviu para Neymar desenhar magia

O ensaio geral para o Mundial'2014 foi, em termos futebolísticos, um sucesso. O formato da 'Taça das Confederações' assim o permite e foi um regalo ver o ambiente nos estádios coincidir com o futebol praticado por Brasil, Espanha, Itália e Uruguai. Para o ano, com a Alemanha, a Argentina, a França, a Holanda, a Colômbia e, claro, Portugal, o Mundial que atormenta a alma dos brasileiros pode ser mesmo - dentro dos estádios - o melhor de sempre. Para já o Brasil recuperou estatuto quando infligiu à Espanha a melhor derrota que a Selección alguma vez poderia ter tido.

Pode ser ilógico, irracional e roçar a loucura que uma derrota seja boa? Será compreensível pensar-se que sim quando ainda não sabemos o que ganharemos com ela. Por estas linhas já o leitor deverá saber do que falo mesmo que ainda não tenha lido a parte em que garanto que a Espanha, ao perder a Taça das Confederações, andará muito mais próxima de revalidar o Mundial do que se tivesse batido o Brasil no Maracanã.

Só de pensar já assusta: bater o Brasil no Maracanã! não é de facto um feito para todos. E a Espanha, a determinada altura (coincidente com o jogo contra Itália) já demonstrava nos rostos, e nas pernas, que a derrota andava perto. É que não é preciso ser um génio para se saber que não se ganha sempre. E mesmo batendo nos penáltis a tão deliciosamente matreira Itália, o desafio de ultrapassar o Escrete no Maracanã nunca é o que parece até... se colocar um pé no relvado. E se for o esquerdo então...

Já se deve ter lido centenas de vezes em algum mural 'fatela' algures no Facebook que: 'se pode correr mal, então vai correr de certeza'. E isso, apesar da brejeirice negativista, até foi verdade para a melhor selecção mundial. Sofrer um golo aos 2', outro aos 44' e outro aos 48' revela muito timing. Se lhe juntarmos o corte imperial de David Luíz, antes do golo do novo craque mundial Neymar Jr., ficamos com a ideia de que algo andava com ódio ao castelhano dentro do Maracanã. Ou isso, ou que algo andava tremendamente a favor do Brasil. Sinta-se o ambiente, sinta-se o dedo de Scolari, sinta-se a confiança no rosto de Neymar e de Fred (já Hulk anda ali claramente a mais) e veja-se quem são os donos do recinto e da bola. Já do lado espanhol e apesar da anterior e imaculada marcação de penáltis, a confiança esmorece no peso de ter que ganhar sempre e sempre e sempre e, ainda mais... sempre.

É um peso que Espanha não podia levar para o Mundial. Bob Fernandes, do Terra Esportes, diz que há um jogador do Brasil (adivinhem quem é) que em campo "parece estar carregando, além da bola, um fogão, umas quatro ou cinco cadeiras e uma pequena escrivaninha", mas a sua comparação acerta também em cheio em cada jogador espanhol que entrou no mais mítico estádio mundial para tentar derrotar os donos da bola. Aposto que para o ano será muito mais fácil deixar ficar, em solo espanhol, os móveis e electrodomésticos, e que a história será diferente fazendo com que a Confederações 13' tenha o mesmo lugar na história da Confederações 09'. Mas, quem sabe? é que por lá, também andará a Alemanha.

Resultados e prognósticos à parte, na Confederações 13' ganhou-se um novo craque mundial. As más experiências com o Youtube já põem até os amantes de FM em dúvida quanto mais qualquer europeu habituado a ver defesas fechadas a cadeado, mas Neymar soube estar à altura das expectativas e demonstrou uma maturidade impressionante. E para além do faro pelo golo, a recepção e a manutenção da posse explicam o porquê da inflacionada aposta do Barcelona. De facto, Neymar Jr. é perfeito para a ala esquerda dos culés fazendo com que o espectáculo esteja garantido em Camp Nou. Que chegue rápido, pedimos.

9 comentários:

Peyroteo disse...

Bastava ver o Neymar no Brasileirão ou na Libertadores para perceber que, apesar das diferenças competitivas (diga-se, já não são assim tão grandes), ele nunca seria um flop. E só mesmo um jogador fora-de-série "esquece" a pressão a que é sujeito pelos adeptos locais e consegue, quase sozinho, ganhar a Taça das Confederações.

J. disse...

Bom, quase sozinho não é bem assim. O Brasil tem de facto uma grande equipa. Aliás, o Brasil tem sempre grandes jogadores, o que não tem por vezes é uma grande equipa.

Mas acho que andam a enterrar a Espanha demasiado cedo.
Mesmo que estes que agora andam por lá se cansem de jogar, cedo veremos jogadores como Isco, Thiago, Jesé ou Deulofeu a assumir as rédeas nesta equipa.
Não sei que outra equipa do mundo tem um futuro tão promissor como os espanhóis...

Marco Morais disse...

Fred deu uma grande ajuda =)

E o público. Impressionante!!

Peyroteo disse...

O Fred voltou demasiado cedo para o Brasil, mas não deixa de ser um ponta-de-lança de grande nível. Mas com o crescimento do futebol brasileiro, acredito que já não volte para a Europa.

Marco Morais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rbn disse...

Como brasileiro, discordo que Hulk está ali a mais.
Scolari montou um 4-3-3 quando tem a bola, que se transforma num 4-4-2 e às vezes 4-5-1 (quando Neymar resolve voltar pra marcar) quando não tem a bola.
É aí que o Hulk aparece para fazer de Robben ou Ribery, voltando para marcar e saindo rápido em contrataque.

Dos 6 atacantes convocados(Fred, Neymar, Jô, Lucas, Bernard e Hulk), qual deles voce escolhia para esta desgastante função sem mexer no 4-3-3 em situação de (contra)ataque?Com excessão de HUlk, só conheço um:Ramires, mas este não estava lá.

O Hulk do FC Porto, das arrancadas, dribles, assistencias e golos é que ainda não apareceu completamente na seleção, pois jogou seguindo as ordens do treinador e penso eu que com brilhantismo.Alguém viu Jordi Alba na final?
Quando o Hulk do FC Porto começar a surgir, o ataque brasileiro se já é temível, muito mais ficará, pois todos cá em Portugal(e também na europa) conhecemos o potencial do humilde e simples Givanildo.

A Espanha no mesmo mês de junho em 2012 foi campeã européia e não vi cansaço nenhum, mesmo após ter jogado prolongamento com Portugal.Este "cansaço" espanhol é conversa pra boi dormir:-)

É certo que os golos em tempos cirúrgicos ajudaram o Brasil, mas não é isso que fazem os espanhóis, sufocarem desde cedo os adversários e tentar marcar um golito antes dos 10 minutos?

Pode haver algum demérito espanhol, mas há claramente mérito do Brasil.E de Scolari.

Sobre Neymar, finalmente após 3 anos mostrou algo na seleção, o mesmo se passou com Messi, CR7, maradon e muitos outros.

Pegar de estaca no clube e na seleção só conheço um até hoje:chama-se Pelé, que aos 16 anos e 6 meses após ter assinado contrato era titular absoluto num Santos que era base da seleção brasileira.E um ano depois, 3 meses após a primeira convocação, era titular absoluto do Brasil após entrar na equipa a meio do mundial de 1958, onde foi absolutamente decisivo.

Abraço

Marco Morais disse...

Aquele Hulk está claramente ali a mais. Além do mais não concordo com a organização defensiva em 4-5-1, nem em 4-4-2.

Talvez tenha faltado a palavra 'aquele' para uma melhor interpretação, até porque sempre admirei e considerei Hulk um grande jogador.

Não falei de cansaço algum com Espanha, nem a desculpei com a meia-final. Falei sim que a pressão de vencer - e ter vencido - tudo consecutivamente faz com que os jogadores andem mais carregados. As derrotas surgem naturalmente e embora as da melhor selecção da actualidade sejam em número bem reduzido elas têm, naturalmente, de aparecer.

E esta foi mérito do Brasil, obviamente. Grande ambiente, grande espírito, grande futebol e grandes Neymar e Fred. Todo o mérito. Expliquei no texto que não era algo que andava contra a Espanha, mas sim algo que andava a favor do Brasil. Vencedor da Copa totalmente justo.

Pelé não conheci e isso limita a discussão até que ela fique inexistente. Não posso mesmo argumentar =) Já Neymar é o líder indiscutível e fez por isso. Se lhe tirarmos três anos com que idade fica? Tudo bem, Pelé tinha 16 e mais uma vez não posso argumentar pois não tenho conhecimento suficiente. Apenas digo que em nada isso retira mérito a Neymar.

rbn disse...

Exato, não estou tirando mérito a Neymar, estou apenas dizendo que após 3 anos de seleção, o Neymar que brilhou no Santos finalmente apareceu no escrete.Até aí, teve 2 ou 3 bons jogos, mas nada parecidos com as atuações recentes.

Já que não conheces Pelé e se tiver curiosidade de conhecer,
deixo aqui no link abaixo o filme completo da vida dele, onde podes ver com seus próprios olhos porque ele é considerado o melhor de sempre.E terás imagens e meios para fazer comparações com os mais recentes "melhores de sempre".

Consegues imaginar um jogador que dominava completamente todos os fundamentos do futebol, mesmo jogando a guarda-redes?
Veja com seus olhos e depois me diga se Pelé era destro ou esquerdino:-)

http://www.youtube.com/watch?v=KnZR_eW2IIM&feature=youtu.be

Abraço.

Marco Morais disse...

Vou ver, muito obrigado =)

Abraço.