terça-feira, abril 30

Porto & João Capela

Descobri esta semana que o treinador do Porto, e muito especialmente o seu presidente, sabem do que falam, quando falam do João Capela. Pinto da Costa lá deve saber porque é que o João Capela vai ter um grande futuro.

É o jogo Marítimo-Porto, da 23ª jornada. O árbitro? João Capela. Minuto 62', o jogo está empatado 1-1. Penálti a favor do Porto, só que a falta é fora da área. Isto da internet é lixado... É chato andarem a intoxicar as pessoas e não levarem resposta.

Aqui fica o vídeo.

Mas podem ver a imagem parada, para não deixar dúvidas:

Este Benfica-Fenerbahçe foi há 23 anos.

A primeira e última vez que assisti, ao vivo, a uma final europeia do Benfica, foi no longínquo dia 18 de Abril de 1990. O antigo Estádio da Luz encheu duas vezes para ver Paneira, Veloso, Valdo, Pacheco, Magnusson, derrotarem o Marselha poderosíssimo de Papin e Waddle.

Depois do 2-1 em França, num jogo em que muitos benfiquistas sofreram como nunca, Vata acabou com a eliminatória quando, a oito minutos do fim do jogo, marcou o golo da vitória. A mão, ou o braço, pornograficamente esticado, escreveu a mais bela noite europeia que vivi enquanto adepto do Benfica. No estádio, ninguém percebeu que o golo foi ilegal e, como se pode calcular, a explosão de alegria foi indescritível e nunca vista.

Na próxima Quinta-Feira, vou ao estádio. Já tinha o bilhete comprado antes do jogo nos Barreiros. Não porque esteja francamente optimista mas porque quis viver uma situação similar com cerca de 23 anos de diferença.

Temos de marcar, mas um não chega. Contudo, os turcos não são, nem de perto nem de longe, o Marselha. Não temos Paneira, mas temos Sálvio. Não temos Thern, mas temos Matic, não temos Ricardo, mas temos Luisão e Garay. Não temos Magnusson, mas temos Cardozo.

No final, espero poder festejar. Mas duvido que 60 mil consigam fazer "esquecer" aqueles 130 mil da Luz de há 23 anos.

segunda-feira, abril 29

Marítimo 1 Benfica 1 (intervalo). Marítimo 1 Benfica 2 (final).

Empate justíssimo nos Barreiros. O Benfica foi um zero ofensivamente e o Marítimo reagiu muito bem ao golo sofrido. É preciso muito mais para ganhar hoje o campeonato. É preciso garra, querer mas, essencialmente, algum futebol.

-----------------

Segunda parte, muito mais Benfica do que Marítimo na primeira. Os postes ainda evitaram o óbvio que, por ironia, acabou por resultar num autogolo.

A equipa sentiu o título. Correu. Lutou. Mas teve de jogar futebol. É sensacional vencer assim, com uma excelente arbitragem, sem casos de maior.

Jesus esteve bem, apesar daquela entrada em campo sem fulgor algum. Se a culpa é dele por sermos uma equipa amorfa nos primeiros 45 minutos, a "culpa" também é dele quando arrancámos para uns excelentes segundos 45 minutos, onde só houve futebol, querer vencer.

Nada está ganho. Falta ainda, quase tudo. Mas os benfiquistas estão todos juntos.

Matic, Enzo, Luisão. Lima. Sálvio. Rodrigo e Almeida. Martins. Artur e Cardozo. Maxi, Maxi, Maxi. Garay, não vás, fica com o Ola. Falta pouco. Falta o Estoril. Só queremos que vençam, agora, o Estoril.

Onde andam os nossos investidores?

Longe de ser uma provocação a BdC (deixarei essa conversa para uma outra ocasião), já é há muito sabido que em Alvalade urge encontrar novas formas de capitalização.

A de abrir a sociedade anónima desportiva a outras entidades/pessoas individuais é uma forte possibilidade que já foi mais que discutida anteriormente e que parece ser inevitável em Alvalade.

Mas eu agora mesmo já ando a pensar em outras...
Por exemplo, sou da opinião de que há uns meses para cá (não muitos...), o Sporting já deve ter conseguido assegurar tranquilamente uns largos milhões de euros num futuro próximo.
Claro que não é para já e ainda vai demorar algum tempo para conseguirmos capitalizar esse investimento.
Mas basta começarmos a olhar para o centro da defesa, para o centro do meio campo e para uma das alas no ataque com a sensação de que ali já estamos a lucrar!

E isto sem ter que ter pagado fortunas sequer. Está mesmo ali ao lado, mesmo ali á mão de semear....

domingo, abril 28

O Sporting de hoje

A primeira ideia que salta há vista quando vemos este Sporting jogar, é que somos muito mais equipa agora do que eramos há uns meses atrás. Algo que também não era dificil claro, dado o caos que era nessa altura. Mas hoje parece-me indiscutivel que já vemos um Sporting mais solto, mais aguerrido, mais organizado em campo. Já é normal ganharmos jogos (nem que seja nos últimos 10 min de jogo...) e não tão fácil perder-los (sempre que jogamos contra no máximo 11).
Mas claro, nem tudo são boas notícias.
Sofremos ainda golos estúpidos e custa-nos muito assumir o controlo do jogo durante os 90 minutos.
Pomo-nos a ganhar merecidamente, sofremos o empate displicantemente, para depois assumir de novo o jogo para marcar o golo da vitória. Isto claro, nos jogos que decorrem em circustâncias normais repito.
É quase como se fosse uma equipa que precisasse primeiro de sofrer, para poder ganhar um jogo.

Hoje em destaque, Bruma e Capel. Apesar das intermitências, foram os dois jogadores que mais levaram a equipa para a frente.
Pela negativa, Adrien. Provavelmente dos últimos jogos do médio formado na Academia em Alvalade.

sexta-feira, abril 26

O Benfica.

Depois do jogo de ontem, os benfiquistas dividem-se: uns, acham que a equipa não jogou nada, os jogadores não se esforçaram e a goleada era o resultado mais justo. Outros, acham que o resultado até foi bom, apesar da exibição, colectivamente, ter sido fraca, sem deixar de considerar que os jogadores fizeram o melhor. Outros, ainda, acham que a equipa esteve bem, o adversário é complicado, os postes também jogam e que, daqui a uma semana, os turcos saem da Luz com o pacote cheio.

Na minha opinião, a equipa não conseguiu adaptar-se ao estilo de jogo dos turcos. Não acho que tenha faltado agressividade, e muito menos, vontade. Simplesmente, tecnicamente, não conseguimos fazer o que costumamos fazer: rápidas transições, pois estas esbarraram, quase sempre, num toque a mais na bola, para a dominar, num passe errado, numa desatenção.

Convém, também, recordar que o Benfica jogou sem Lima, Luisão e Enzo. Se o central representa tudo o que se sabe nesta equipa, o ponta-de-lança tem sido a força de golos e não só, que tão boa companhia tem feito a Cardozo. O Ferrari? Provavelmente o melhor médio do nosso campeonato, com uma regularidade impressionante. E sim, até podia acrescentar o Almeida, titular absoluto nesta competição e, em alguns jogos, com excelentes exibições (Maxi foi titular pela primeira vez). E posso acrescentar só mais dois? Aimar e Gomes. Pouco ou nada utilizados esta época.

Resumindo, a equipa ressentiu-se naturalmente de todas as condicionantes. O cansaço, as viagens, o acumulado de jogos, a tensão de um dérbi, a tensão da deslocação à Madeira, de vencer o campeonato, de ir ao Jamor. Tudo isto se paga, de alguma forma.

Nesta fase da época parece-me, contudo, ingrato, que se deixe de acreditar ou apoiar estes jogadores e, por que não, Jesus. Bem sei que a fé não joga mas, verdade seja dita, é coisa que esteve arredada desta equipa porque, na maioria das vezes, limitou-se a ser melhor do que os seus adversários.

Que os nossos adversários internos queiram passar uma imagem contrária, ainda compreendo. Agora, os próprios benfiquistas colocarem tudo em causa, apenas porque perdermos um jogo ao fim de trinta e muitos, numa Meia-Final da Liga Europa?

Na Madeira joga-se, verdadeiramente, a época. Todos os benfiquistas querem festejar o título, muito mais do que qualquer outra coisa. Querem encher o Marquês de vermelho, de festa e de alegria. E isso passa por vencermos o Marítimo, num jogo em que a equipa terá de dar uma resposta convincente.

Estamos numa fase terrível em pressão, os jogadores sentem isso. Precisam é de euforia nas bancadas, alegria. Daquela que contagia os que lá dentro correm por nós. Mas também que, nos cafés, nos blogues, nos empregos, não baixemos a guarda da esperança num conjunto de jogadores que nos tem feito sonhar. Ainda não ganhámos nada, mas podemos ganhar tudo. Quem pode dizer o mesmo?

Liga Europa & coisas estranhas

1. O Benfica perdeu, e perdeu bem, no dífícil ambiente turco. Teve sorte com os postes (parece ser sina nesta edição da Liga Europa). O Benfica este longe daquilo a que nos habituou, principalmente no último terço do terreno, onde habitualmente é mais forte. Não marcou fora, mas pelo que já mostrou o Benfica tem capacidade para levar de vencida estes turcos na Luz.

2. João Capela foi para a jarra. É justo o castigo. Só me pergunto porque é que o Proença nunca foi "enjarrado", aliás a esse as más arbitragens resultam em prémios. Vai uma aposta em como vai apitar o próximo Porto-Benfica?

3. Vitor Pereira lembrou, e bem, que aqueles que rotularam o título do Porto na época passada com o fora de jogo do Maicon, devem manter a coerência e não se esquecerem do que se passou no passado fim de semana. Não podia estar mais de acordo com o treinador do Porto, isto sem qualquer ironia.
O que espero do treinador do Porto é que mantenha também ele a coerência, e, se o Benfica for campeão, não se desculpe com este jogo, da mesma forma que não justificou o título da época passada com o fora de jogo do Maicon.

4. Se aos adeptos do Porto é compreensível a defesa do Sporting no jogo do fim de semana passado, o mesmo já não se pode dizer do treinador do Porto. É simplesmente ridículo! Tão ridículo como JJ dizer que a vitória frente ao Sporting foi limpinha. Mais a mais vindo de quem esta época já beneficiou da complacência (?) dos árbitros em verdadeiras jogadas de andebol: as já famosas mãos de Alex Sandro. E não só... São as coerências de Vitor Pereira.

quinta-feira, abril 25

Liga dos postes.

O Benfica está com a sorte toda. Quase toda - Gaitán também mandou uma ao poste. Defensivamente estamos a falhar em demasia - destaque para Jardel. Falta meia-hora. Golo dos turcos - não era canto, caraças! Vantagem justa, contudo. Muitos erros defensivos, pagam-se caro. Segunda mão com estádio cheio.

El cuento de La Liga que se estrelló

Não há dias maus! O dia 'mau' é criado pela mente humana, pelo seu conceito dualista entre o bom e o mau - uma visão a preto e branco, digamos. Por isso é que a 'tragédia' alemã que aconteceu aos dois colossos espanhóis não passa de uma chamada à realidade. Durante os últimos anos, o 'casulo' europeu foi fechando Barcelona e Real Madrid. Os catalães e a sua ideia de jogo revolucionaram a entrega de títulos e os merengues foram 'líderes' na sua perseguição. O tempo gasta as ideias e a transcendência está sempre à espera de uma oportunidade para mostrar que é ela a única panaceia para a vida. E quando não se encontram soluções para transcender, tragédias acontecem.

"Pensámos que seria mais fácil do que o que realmente foi", apontou Pepe ao fim do encontro com o Borussia Dortmund da passada quarta-feira. Aqui, nestas declarações, se explica muito do que aconteceu ao Real mas também ao Barcelona. O 8-1 infligido pelos germânicos aos dois colossos da 'Liga de las Estrellas' começou a ser desenhado dentro da caixa onde se meteram Barcelona e Real Madrid - levando com eles os seguidores de um e de outro clube - ao longo dos últimos anos. Se não houvesse Barcelona - como este ano há, por exemplo, bem 'menos' - teria de haver Real Madrid e a derrota de um levantaria imediatamente o outro para o topo. Certo? errado!

Muita da culpa da estrondosa derrota do Real Madrid frente ao humilde Borussia foi provocada pela queda dos catalães. Tronos por direito próprio é coisa de humanos mas o Universo não funciona assim, e nas suas contas um Real esfrangalhado mereceria uma lição de humildade. Uma equipa cujo o seu ciclo se baseou na perseguição ao Barcelona teria que cair com o maior rival. Se o ciclo blaugrana acabasse o Real caíria sempre com ele, visto que os merengues assim se habituaram - a perseguir e a esperar que o destino abatesse o maior adversário. O Real não se preocupou em suplantar e em criar um ciclo vitorioso mas em esperar que o tempo corroesse as ideias catalãs. Estaria assegurado o trono, pensaram em Madrid.

Já o Barcelona, que teve um ciclo digno desse nome, cheio de vitórias que marcaram realmente um período temporal, não encontrou forma de transcender o passado. Entre a 'marcha' de Guardiola e a chamada do ausente por força maior Tito, a equipa e o seu futebol perderam identidade para segurar um Bayern que é uma força da natureza. Só um jogo perfeito amarraria os bávaros na sua fortaleza, mas o Barça nunca conseguiu impor o seu jogo. A falta de paciência é enorme e o controlo que dela advém perdeu-se. A equipa já não volta atrás quando se encontra perto da área adversária porque, nos grandes confrontos europeus (principalmente fora de casa), já não passa metade do tempo, sequer, lá à frente. A posse é quase estéril e feita entre a defesa e o meio-campo, sem aquele 'morder' avassalador que empurrava o seu adversário para a baliza.

Ainda assim a história é grande e a esperança nunca acaba, por isso nesta semana fala-se mais em 'remontada' que em humilhação. Ninguém duvide que é possível até porque o futebol não acabou nesta semana tão reveladora. Mas como o fazer? Como chegar ao nível exigido para tão alto(s) feito(s)? Real e Barça certamente olharão para o passado, para o que já foram capazes de fazer noutros tempos, quando a suas identidades reinavam. Poderão aí encontrar motivação e a certeza de que é possível virar as eliminatórias, mas conseguirão reproduzir o futebol necessário para dar o troco a duas equipas alemãs que foram sempre mais equilibradas nos seus percursos? O que fazer para criar descontrole em todo aquele frio equilíbrio?

Golos serão a resposta óbvia, mas para os marcar terá de haver potência na organização ofensiva de cada colosso. Em ambos este 'momento' do jogo perdeu qualidade - se bem que no Real nunca teve muita - e terá de ser (re)fabricado numa semana. Com Guardiola os blaugrana eram uma máquina de inventar ataques, hoje a fraca imaginação aparece com a ausência prolongada do líder. Muito mais vertical (em relação ao de Guardiola) o 'tiki-taka' de Tito perde muitas bolas e a recuperação está mais longe de ser feita. Esse não será um jogo para correrias. Será primeiro para controlar, para depois empurrar e acelerar (com inteligência) junto à área bávara. Já o Real Madrid não poderá fazer uso da sua maior arma: a transição. Terá de assumir o jogo, de tocar e controlar. E ainda - tal como o Barça - terá de se preocupar com a transição do rival. Missão impossível? Não. Mas do mais difícil que já vimos? isso de certeza!

Liga dos Campeões e Liga Europa.

Impressionante a forma como o Dortmund despachou o Real Madrid. Em termos futebolísticos, os alemães são, claramente, superiores. Fisicamente, contudo, também. Achei que o Real Madrid entrou excessivamente confiante, e com os seus jogadores pouco focados no jogo.

Pouca gente apostava na superioridade germânica mas quase ninguém, certamente, acreditava numa demonstração de força tão cabal.

O ritmo do jogo de ontem foi altíssimo e o facto de ambas as equipas estarem já de "férias" nos respectivos campeonatos, talvez explique alguma coisa. Mas mesmo assim, os alemães, em concreto, fizeram um dos jogos mais impressionantes que alguma vez vi na minha vida. Fisicamente animalescos.

Hoje, na Turquia, não podemos esperar um Benfica com os índices físicos dos alemães, com certeza. A exigência da prova é outra (inferior, claro) mas esta tem sido uma época desgastante. Os turcos não são propriamente uma equipa da elite mas também não são coxos nenhuns. Penso mesmo que o menor dos nossos problemas será o ambiente. Será preciso muita concentração, muito espírito de equipa e, depois, deixar que os valores individuais marquem a diferença, fabricando um resultado que nos permita continuar a sonhar.

Mas cuidado. Muito cuidado com os turcos (e, já agora, o Chelsea deve ter em atenção o Basileia). A história recente, com resultados pouco prováveis, é um sério aviso e deve ser tido em conta.

quarta-feira, abril 24

Liga Europa e Liga dos Campeões.

1. O Benfica defronta amanhã os turcos do Fenerbahçe, num jogo que será disputado num ambiente supostamente infernal para os encarnados. Digo supostamente infernal porque sou da opinião que, para o resultado final, esse mesmo ambiente contará muito pouco. O Tavares já não joga no Benfica.

2. Enzo está castigado e voltará na Madeira sem cansaço. Gomes deve entrar para o seu lugar, ao passo que Jardel renderá o capitão Luisão. Vamos ver se Urreta, Aimar e outros têm uma oportunidade.

3. No ano passado, por esta altura, estava o Sporting numa luta com os espanhóis do Atlético de Bilbau. A final é já ali mas, pode bem nem sequer chegar. Espero que o Benfica venha da Turquia com um empate, pelo menos.

4. O Barça perdeu por quatro. Os alemães são uma máquina, diferente, onde o músculo se junta na perfeição com a técnica. Alguns erros de arbitragem, inadmissíveis numa competição que é considerada a melhor do mundo do futebol. Como é possível não ver a falta no terceiro golo, pelo menos?

5. Hoje há Real e, parece-me, com maior ou menor dificuldade, os espanhóis vão passar esta eliminatória. O foco está na "décima" e muita gente joga forte o seu futuro nesta competição. E não é só Mourinho.

terça-feira, abril 23

Virar a página, sem se esquecer o que se passou...

Neste momento á equipa do Sporting de pouco interessa fazer muito barulho em volta do escândalo que foi a arbitragem no jogo da Luz. Não porque deveremos estar quietinhos e aceitar este tipo de coisas sem fazer grandes ondas. Mas simplesmente porque neste momento temos outras prioridades....e a realidade é que estamos em 10º mas com a Europa ainda possível de lá  hegar.
Interessa por isso mesmo, concentrar-se nesse objectivo e começar a pensar no próximo jogo contra o Nacional em casa. 

O Sporting antes deste jogo já tinha graves problemas para resolver. Depois deste fim de semana, ficamos ainda a saber o que nos poderá acontecer sempre que nos aproximarmos ou começarmos a incomodar.
Então fica já a pergunta de sobre o que fazer?

A minha primeira resposta é a olhar para dentro e sermos mais fortes, mais competentes.
Para começar a incomodar mais a sério, temos que melhorar, temos que andar lá na frente. E para isso temos que ter melhores jogadores a um preço mais baixo e um treinador/presidente mais competente.

E tudo isto continua por fazer.
Quer dizer, existe agora outra esperança com BdC que não existia com Godinho Lopes, mas ainda continua muito caminho para percorrer, que não haja dúvidas disso.
E é por isso que acho, que neste momento não nos devemos desviar desse caminho.
A seu tempo, responderemos ao que aconteceu... 

A amarelinha




Afinal não era só o Nuno Assis...

(O meu) ponto final no dérbi.

Como referi ontem numa caixa de comentários, vou deixar aqui a minha apreciação dos lances mais polémicos do dérbi de ontem. Mas em primeiro lugar, gostaria de esclarecer alguns vistantes do Sector B32, em especial sportinguistas, que respeito bastante o vosso clube e que, nem ontem, nem antes de ontem, nem amanhã, irei desdenhar ou desprezar um clube com muitos anos de história e que é, e será durante dezenas e dezenas de anos, um dos três "grandes" de Portugal.

Em segundo lugar, quero também aproveitar para esclarecer que nunca, e muito menos depois deste jogo, me furtei em comentar lances de arbitragem. Gosto, até, bastante do tema e posso garantir-vos que são mais as vezes que me divirto nas caixas de comentários do que as que me chateio.

Do local onde vi o jogo não pude, ontem, fazer uma apreciação honesta dos lances que tanta conversa têm dado. Preferi, por isso, esperar por hoje e formar uma opinião definitiva.

Em relação ao jogo, penso que o Benfica foi melhor, apesar da boa resposta do Sporting. Contudo, no final, continuo a achar que a equipa de Alvalade joga muito pouco e não será com Jesualdo que as coisas irão melhorar substancialmente. Ao Sporting falta dinheiro mas falta, acima de tudo, um bom treinador e bons jogadores. Faz-me lembras aqueles Benficas do Taument e do Scott Minto. Parecem até jogadores razoáveis mas... não são (para a dimensão do Clube).

Ficou a ideia que o Sporting fez um jogo muito bom mas, friamente, só posso discordar. Entrou bem em cada uma das partes, mas pouco ou nada produziu. Do outro lado, o Benfica revelou mais maturidade, mais cinismo, mais eficácia. Os objectivos das equipas são, e eram, diferentes. Mas o Sporting teve o mérito de protelar a vantagem do Benfica.

Mas claro, esta avaliação que faço, não tem em conta os lances polémicos. Quem me acompanha sabe que sempre defendi a importância que um lance de penálti tem no desenrolar de um jogo. Para mais num jogo como o de ontem. Não consigo dissociar o resultado final, de um erro tão grave como o penálti. Contudo, e dando como exemplo o jogo em Alvalade da época passada, quando o Benfica joga francamente mal, nem tenho grande vontade de justificar a derrota com um lance desses. O problema é que, ontem, o Sporting fez um jogo razoável, tendo em conta o nível habitual. E isso mexeu com os adeptos.

1. Lance entre Wolfs e Garay - na minha opinião não existe qualquer falta. Do ângulo da camâra colocada na linha de fundo, fico com a clara sensação que o carrinho do argentino em momento algum toca no corpo do holandês. Se procurarem ver este ângulo, talvez possam ficar com a mesma opinião.

2. Lance entre Capel e Maxi - tenho o Capel como um jogador honesto, gosto da sua postura e parece-me ser daqueles gajos que tem prazer em jogar futebol e, por isso, não o acho fiteiro. Apesar de ser um lance rápido, apesar de Maxi não intenção nenhuma de fazer falta - limitou-se a virar-se para tentar apanhar a bola -, e apesar do espanhol não ter tido hipótese de a dominar, ficou um penálti por assinalar, por pisão do uruguaio. Penso que no pé direito de Capel.

3. Lance entre Gaitán e Ilori - choque normal, o defesa leonino ganha posição, olha para a bola, corta o lance de cabeça, dá-se o choque e o argentino cai. Zero, aqui.

4. Lance entre Viola e Maxi - Lance normal. O argentino já vai a cair e o toque de Maxi, com o braço, é tão ligeiro que não me parece suficiente para fazer cair o avançado.

5. Lance entre Jardel e Viola (?) - Jardel não comete falta nenhuma. Ganha a posição, não faz movimento algum e o Viola acaba por chocar naturalmente. Lance que acontece às dezenas e nem sempre bem assinalado.

6. Amarelos bem mostrados a ambas as equipas. Faltou um amarelo a Matic e outro a Maxi.

Estes são os lances que considerei fundamentais. E por tudo isto achei a arbitragem equilibrada. O único lance que considero penálti é um lance rápido, de análise quase impossível. Podemos gritar "falta" no momento mas, em rigor, seria difícil ter visto aquele toque.

Contudo, e factualmente, ficou um penálti por assinalar (o que não revela, na minha opinião, uma tendência neste jogo e, muito menos, uma tendência no campeonato) e, como já expliquei anteriormente, tem um peso demasiado grande para nos passar ao lado.

Resumindo, o Benfica foi beneficado e o Sporting prejudicado. Com muita pena minha. Entre os dois clubes existem muitos casos destes e não vale a pena falarmos do Jardel ou do Silva. Sempre olhei para estes erros como normais, entre estes dois clubes. E só por isso é que me custa um bocado ouvir e ler certas opiniões que metem tudo no mesmo saco, apontam luzes a uma suposta influência criminosa por parte do Benfica e rematam com generalizações absurdas.

Por mim, e em relação a arbitragens e influências, ou corrupções, estou tranquilo. No dia em que ouvisse um décimo do que ouvi nas escutas públicas do Apito Dourado, da parte de alguém do meu Clube, deixava de discutir toques na área, braços nas costas e bandeirolas mal levantadas.

segunda-feira, abril 22

Adeptos & Cª

1) Imaginem os benfiquistas que o Benfica tinha ontem perdido o jogo e tinham ficado 3 lances duvidosos por ajuizar a seu favor. O que estaria aqui a ser escrito a propósito disso? O que pensariam sobre a verdade do campeonato?

2) Há sportinguistas que dizem que o 1º e o 3º é que são merecedores de penalty. Outros falam do 2º e do 3º. Outros do 1º e do 2º. Há até quem fale num 4º lance. Não vou discuti-los. O que me parece estranho é que em 4 lances, o pateta alegre não tenha assinalado nenhum. Se pensarem um pouco, isso é que não é normal.

3) Uma leitura das várias caixas de comentários nos posts abaixo é material para comprovar a minha teoria de sempre: os adeptos do Sporting são iguais aos do Benfica que são iguais aos do Porto. É digno de ser ver o contorcionismo de alguns benfiquistas. Já os sportinguistas "lavam" a derrota com a vitória moral da arbitragem. No fim do dia todos procuramos reforçar a nossa identidade social. Citando quem de facto percebe o fenómeno do "fandom": ficamos "atrapalhados" quando sabemos que a nossa vitória não teve apenas mérito nosso ou quando não temos culpados "externos" a quem atribuir a nossa derrota.

4) O post do João espelha o que eu penso. O post do Marco é mais um para emoldurar.

O 'derby' que não chegou à Rotunda

O clássico devolveu com troco a ideia patente na tabela. Se o Benfica caminha para o título de uma forma bastante interior, o Sporting, apesar de ter mostrado estar em franca melhoria, discutiu o jogo de uma forma exterior. Confuso? Eu explico. É que a organização ofensiva foi explorada de forma bastante diferente pelas duas equipas. Se olharmos para a solidão de Ricky Van Wolfswinkel na frente de ataque rapidamente perceberemos que Bruma e Capel não foram o apoio necessário para o Sporting transformar o domínio em vários capítulos do jogo, no mais importante: golos. Já, olhando para o Benfica, veja-se onde estava Salvio no primeiro golo e veja-se também onde estava Gaitán no mais fantástico tento da Liga.

Para um portista o 'derby eterno' costuma ser um acontecimento tranquilo. Mas o deste domingo transformou-se numa descida interminável pela Rua da Boavista a fora. A rua é bela e desce para a Rotunda que tem simbolizado aquilo que todos os dragões queriam num lugar a mais de 300 km's de distância. O leão, imponente, esmaga a águia e assim devolve à Invicta a possibilidade de festejar o título mais acima, nos Aliados. Mas essa descida, de tão interminável que parece, não passou de uma miragem. Quase como se a Cervejaria Diu estivesse fechada e se tivesse de voltar para acima para visualizar o clássico em piores condições. Quase, também, como se o Sporting entrasse na Luz de forma excelente e visse o Benfica, na primeira descida com perigo à sua área, fazer golo.

Um golo que deixou quase toda a gente incrédula pois o Sporting surpreendia e dominava o 'mais que candidato' Benfica. Poderia haver surpresa? Poder, podia, não andassem Capel e Bruma tão longe de zonas interiores como o Sporting do título. O fantasista e o espanhol tentaram sempre pelo 'lado de fora' e só o 'menino' pisou, por poucas vezes, zonas realmente perigosas. Ricky Van Wolfswinkel esteve sempre muito desacompanhado pelos alas e até por André Martins, que ficou sempre a metros das zonas de decisão para dar a Jesualdo o domínio a meio-campo que tanto surpreendeu um Benfica que não entrou como se esperava, nem como os seus adeptos gostam: a carregar. Não pôde, não conseguiu e teve de arranjar outras armas para obter vantagem. E foi um movimento interior, realmente perigoso, que Salv(i)ou (what?!) os encarnados.

Depois do golo, quase todos os minutos passaram naturalmente. Mais ainda quando Jesus resolveu jogar decentemente e completar um trio de meio-campo que quase nunca existe. A dupla Cardozo e Lima é uma aberração que Jorge Jesus entende ser - como tudo nele - uma 'pincelada de génio', mas que não chega sequer perto do que é ter Gaitán na zona central do terreno. Pode argumentar o 'Mestre da Táctica' que o jogo estava 'bom' para essa alteração e posso também perguntar eu quando é que o jogo não está bom para o argentino completar o trio e jogar no meio-campo? É quase como Tito Vilanova fazer entrar Messi e dizer que 'o jogo estava bom para ele'. Pois... quando é que não está?

Mas com dois, ou com três, no miolo, o Benfica foi mais forte no capítulo de jogo para o qual todos os outros vivem. A finalização encarnada resultou em golos por razões acima explicadas e puniu um Sporting que tem para argumento final penáltis por marcar. Sem fazer juízo de valor dos lances (que são quatro!) parece-me que os leões poderiam ter ganho o jogo 'por outro lado'. Os erros de Capela foram por demais sublinhados ao longo da semana para redundarem noutra 'grande exibição da equipa de arbitragem' feita por 'um dos mais promissores árbitros portugueses'. Clima sereno e de grande fair-play que contrasta bastante com o vivido e criado quando as águias perdem pontos e campeonatos.

A Liga, essa, decide-se para a semana no Estádio dos Barreiros. O Benfica vai à Turquia e regressa para ir à Madeira provar a sua série de vitórias. Caso ganhe na 'Pérola do Atlântico' a equipa de JJ conserva a vantagem nas 'etapes' de montanha que tanto o treinador encarnado gosta. Os portistas rezam que ele escorregue a 'descer para Seia', para o clássico do Dragão ser realmente eterno. E nessa perspectiva não se pense que a vitória e os três pontos seriam favas contadas, pois os azuis e brancos apenas clamam pela oportunidade, pela hipótese, de poder discutir o título 'mano a mano' e olhos nos olhos com o grande rival. Seria épico, apaixonante, e não sei se a relva aguentaria de tanto ser 'comida' mas, o que é certo é que, não depende do FC Porto. Quando dependeu, empatou-se, por exemplo, com o Sporting de Jesualdo...

Azia, arbitragem....e obras de arte!!!

Começemos pelo primeiro ponto.
Perdemos na Luz por 2, logo estamos aziados. Obviamente que ninguém gosta de perder, principalmente quando é para um velho rival no campo deste. Mas sinceramente acho que muito poucos sportinguistas esperavam grande coisa deste jogo. Perder na Luz, só pode ser normal tendo em conta que estamos perante um dos piores Sportings de sempre. No entanto, curiosamente, neste caso até acho que a azia foi parar ao outro lado. Perante tanta diferença, era esperado que o Benfica arrumasse a questão sem grandes dificuldades. Mas não....foi preciso acontecer o que aconteceu para terem o jogo ganho. Isto é, ganharam da mesma forma que tanto criticaram no passado. E isso mesmo que não o admitam e entrem neste exercício de negação da realidade, lá no fundo deve custar um bocadinho....

Depois vem as arbitragens. Depois do "choradinho" do ano passado, é fácil perceber que em lances de dúvida na Luz contra o Benfica, seria maluco o árbitro que fosse assinalar qualquer coisa. Já tinha acontecido algo parecido num outro jogo grande na Luz, e aconteceu algo ainda mais descarado neste jogo. Entendendo como se "controlam" as arbitragens em Portugal, é imperativo que o Conselho de Arbitragem ganhe uma importância ao nível de independência e que tenha outro tipo protagonismo. Só assim se evitarão estes jogos de força que cai sempre para o lado do mais fraco.

"Obra de Arte" é o que se escreve no que foi outrora o melhor diário desportivo nacional. Acho insultuoso sinceramente...não que o golo ( e a jogada) do Lima tenha sido muito boa. Mas ignorar o que se passou na Luz não fazendo qualquer referência a isso salientando apenas esse golo, é apenas uma pequena amostra do que há que lutar contra em Portugal para se conseguir o seu espaço. Mas a seu tempo, irei falar sobre isso.

PS - Só para que fique claro, não pretendo aqui minimizar a equipa de futebol do Benfica. É de facto uma bela equipa com grandes jogadores e na minha opinião, a mais forte em Portugal. A ganhar o campeonato, pelo que fizeram até agora, seria uma conquista merecida em comparação pelo que tem sido as exibições do Porto.

domingo, abril 21

Benfica-Sporting: 1-0 (intervalo).

Mais Sporting até ao golo de Sálvio. Luisão, o melhor em campo, ao intervalo. Cardozo, a fazer um jogo sublime. Adivinha-se uma segunda parte complicada para o Benfica. Vamos ver.
-----
Segunda parte equilibrada com número de circo de Gaitán. Ganhou a melhor equipa, apesar de Patrício não ter feito nenhuma defesa. Mas Artur também não.

O Benfica teve uma atitude humilde, respeitou o adversário e não teve problemas em recuar um pouco. O Sporting fez um bom jogo mas individualmente não teve argumentos.

Bom jogo de Maxi, Luisão, Cardozo e Enzo. Gaitán fez aquilo e pronto, que podemos dizer mais?

O árbitro esteve bem. Teve alguns erros, repartindo-os. Na minha opinião nenhum dos lances na área foi faltoso (um lance com Maxi e Capel(?) não pude ver bem, contudo).

Agora é ir à Madeira com o mesmo espírito mas com um bocadinho mais de futebol, por favor.

sexta-feira, abril 19

Dérbi à Capela.

O árbitro do dérbi dos dérbis será João Capela. Depois de ter estado na Final da Taça da Liga, faz agora o seu segundo encontro entre os rivais de Lisboa (o primeiro foi o do ano passado). Numa das linhas vai estar Ricardo Santos, o fiscal que não viu o fora-de-jogo de Maicon.

A crença que tenho que no Domingo possamos assistir a um enorme espectáculo entre Benfica e Sporting, estende-se ao trabalho da equipa de arbitragem.

Milhões de chamas bem acessas, cantando a vitória: a tua história somos nós.

quinta-feira, abril 18

O dérbi em frases (antevisões).

Derlei: "O Benfica está muito mais motivado. Está um passo à frente do Sporting porque este não teve uma boa temporada, apesar de nos últimos jogos Jesualdo ter posto a equipa a jogar melhor. O Benfica leva vantagem porque joga em casa e atravessa um bom momento."

Fernando Mendes: "(...) acredito sempre que é possível ganhar mas não vai ser fácil. É um Benfica muito forte e um Sporting intermitente. No entanto, quem joga no Sporting sabe que a vitória é sempre o objetivo".

Rui Águas: "Tudo o que é jogo entre Benfica e Sporting, seja em casa, seja fora, é sempre um jogo especial e costumamos dizer que aquilo que se passa com as equipas no momento perde algum sentido. Por isso, será sempre um jogo de difícil previsão, embora o maior potencial do Benfica nesta altura possa fazer-se valer".

Mário Wilson: "O Benfica a jogar em casa tem ascendente. Apesar da rivalidade e de ser um dérbi há uma tendência para pensar que ninguém pára o Benfica".

Jeffren: "O Benfica é uma grande equipa, mas vamos lá para ganhar. Sei que, apesar de este ser um jogo fora, iremos sentir o apoio e a presença dos nossos adeptos".

Sousa Cintra: "Pela longa história dos dois clubes, nunca há um favorito. Muitas vezes aquele que está mais forte perde com o mais fraco. Este ano, o Benfica tem uma equipa poderossíssima, fabulosa, cheia de bons jogadores. O Sporting deixou-se atrasar, tem equipa jovem e está agora a reencontrar-se. Vai ser um bom espetáculo de futebol. É imprevisível dizer quem vai ganhar".

Paulinho Cascavel: "É um clássico um pouco diferente, com o Benfica a lutar pelo título, ao contrário do Sporting. O Sporting pode fazer o melhor jogo da época a surpreender".

Deixa a tua na caixa de comentários!

Papagaio Inácio.

O Inácio diz que o Sporting não vai perder no jogo da Luz. Se já anda assim enquanto treinador do Moreirense (diz que fala na condição de adepto leonino, mesmo que durante uma conferência de imprensa do Moreirense), imagino quando estiver a trabalhar em Alvalade.

quarta-feira, abril 17

Mais do que um dérbi.

Vai ser um fim-de-semana cheio de dérbis, para além deste Benfica-Sporting no Estádio da Luz.

Nas modalidades, em Andebol, vamos jogar para encurtar a distância para os da frente (Porto e Benfica), no Futsal, iremos tentar manter a superioridade evidenciada ao longo da temporada.

No futebol de formação, os Júniores vão ao Seixal para manter ou aumentar a sua vantagem como primeiros classificados e, em Iniciados, depois de uma primeira vitória no Norte, ganhar ao Benfica na Academia daria uma importante vantagem para a conquista do título.

Assim, só no duelo de equipas séniores de futebol é que o duelo se apresenta como sendo o mais desiquilibrado. O que mostra que por um lado o Sporting como instituição desportiva não está, nem nunca esteve, morto. Está bem vivo e recomenda-se.

Mas por outro lado, também se torna óbvio perceber que todos os problemas de hoje do Sporting vieram única e exclusivamente da má gestão da sua actividade principal e do seu core business, mais concretamente o futebol sénior. Esta crise mais que institucional, tem a ver apenas com isso: o risco de que tamanha incompetência no passado possa vir um dia acabar com o clube, tal é o tamanho do buraco hoje em dia.

E é por isso também que tenho muito mais preocupação em saber aquilo que decide BdC com Augusto Inácio, do que em  saber potenciais acordos com a Banca ou reestruturações financeiras. É ai que está a solução.

Benfica-Sporting: os dérbis jogados no SectorB32.

Janeiro 2006 Benfica-Sporting 1-3
Abril 2007 Benfica-Sporting 1-1
Setembro 2007 Benfica-Sporting 0-0
Setembro 2008 Benfica-Sporting 2-0
Abril 2010 Benfica-Sporting 2-0
Setembro 2010 Benfica-Sporting 2-0
Novembro 2011 Benfica-Sporting 1-0

Desde que temos registos no SectorB32, estes são os rescaldos dos dérbis disputados na Luz.

Muito se escreveu, muitos se discutiu. E este ano, como será?

terça-feira, abril 16

Pergunta da semana!!!

Poderá o Sporting, ou melhor, poderá este Sporting conseguir discutir o jogo na Luz contra este Benfica?

Apesar de muito provavelmente ser este o pior Sporting de sempre a nível de classificação, há alguns factores que nos podem deixar mais optimistas.

O primeiro de todos é que esta equipa parece ter estabilizado. Não é uma grande equipa ainda, mas dá mostras de alguma evolução a nível de jogo e resultados o que, aliado ao desinvestimento na equipa de futebol com a saída de alguns pesos pesados do plantel, tem de facto algum mérito.

Só para que conste, o Sporting com a cantera conseguiu fazer mais por muito menos. Parece-me então claro, que será este o lema de futuro do clube daqui para a frente. No entanto, há aqui um problema. E voltando à pergunta da semana, poderá ser isto suficiente para irmos jogar à Luz para discutir o resultado? Porque claro, ninguém espera outra coisa: somos o Sporting!!!

O certo é que ainda que sejamos mais Sporting com aquilo que temos hoje em dia, estamos ainda a léguas do que é o Benfica (ou o Porto) actualmente. E temo que este fim de semana sejamos confrontados com essa dura realidade.

Senão vejamos, para parar o Sálvio temos o Joãzinho, para marcar o Cardozo, o Ilori, ficando Rojo (que a central está longe de oferecer qualquer garantia) na sobra e de olho, ou no Rodrigo, ou no Lima. Dá pelo menos algum receio.

É claro que o Sporting ofensivamente é muito mais perigoso do que era há uns meses atrás, mas cá atrás já a conversa é outra. Enfim, um tema para se ir discutindo ao longo da semana. :-)

segunda-feira, abril 15

O Jamor é lindo!

Empate caseiro, bem merecido para o Paços de Ferreira, num jogo em que o Benfica se mostrou algo desconcentrado. O objectivo do jogo nunca esteve em causa e a conquista deste tão apetecido troféu está mais perto.

Cardozo marcou mais um, mas Maxi ofereceu o empate aos pacences.

Gostava de ver um Benfica-Belenenses na Final do Jamor. A minha primeira final neste estádio foi, precisamente, contra o Belenenses, de Juanico.

Queremos a Taça e estamos todos absolutamente convencidos que será nossa. Até ao Jamor!

De férias!?

Já não sei quantas vezes o campeonato parou em nome de determinada competição. Mas ter parado este fim de semana, é algo que escapa à minha simples compreensão.

A meio de Abril, com poucas jornadas para acabar o campeonato, ficamos todos à espera para ver apenas dois jogos?! Uma meia final a duas mãos e uma final da Taça da Liga?!

E onde anda a outra meia final da Taça de Portugal? Que grande confusão!

Entretanto, com tudo para decidir e a um mês e meio de acabar é ver jogadores a postar no Twitter, fotos por onde andaram este fim de semana. É do mais ridículo...

É Benfica.

Vem aí a primeira de dez finais para o Benfica. A recepção ao Paços de Ferreira, para a Taça de Portugal, está marcada pela vantagem de dois golos que a equipa de Jesus conseguiu na primeira mão, na Mata Real. Esse jogo foi, aliás, e para mim, um dos melhores jogos que a equipa fez esta temporada, onde mostrou maturidade, rigor e qualidade em doses muito altas.

Jesus defendeu que, para este jogo, e tendo em conta que o próximo (contra o Sporting) apenas se realiza no Domingo, deverá jogar a melhor equipa e, por isso, será normal que suba ao relvado da Luz um "onze normal".

Artur
Melga e Maxi
Luisão e Garay
Enzo e Matic
Sálvio e Ola
Lima e Cardozo

As opções são muitas e penso que há hipótese de se proteger dois ou três jogadores, se o jogo correr bem. Urreta, Rodrigo, Gaitán, Aimar, Almeida, Gomes, Martins podem entrar sem colocar em causa a passagem à Final. Mas cuidado com o Paços que, certamente, não vem passear.

Vão ser duas semanas extremamente emotivas para os adeptos do Benfica. Em 15 dias a equipa pode garantir o acesso à final da Taça de Portugal, praticamente garantir o Campeonato Nacional e encaminhar a final da Liga Europa.

Contudo, a probabilidade de vencer o Paços, o Sporting, os turcos e o Marítimo é, convenhamos, pequena. No entanto, é possível, e não há benfiquista que, neste momento, não acredite nisso.

Nunca fez tanto sentido "acarditar". A equipa deu sinais, ao longo da época, muito positivos, e foi respondendo aos mais cépticos (como eu) com qualidade e, naquilo que eu considero como a grande vitória de Jesus, com rigor e disciplina.

A equipa tem fraquezas, já suficientemente debatidas, Jesus tem "problemas", já devidamente salientados mas, caraças, até o Gaitán parece um jogador de futebol à séria.

Como é óbvio, "acarditar" não chega. Mas quando há qualidade, quando há vontade, quando há garra e seriedade, quando há Sálvio, Luisão ou Lima, tem de haver crença que, no final, haverá Benfica.

sábado, abril 13

O que hoje é verdade, amanhã é mentira...

É bem verdadeira a expressão de Pimenta Machado, com especial relevância no mundo do futebol.
Veja-se o troféu que hoje se disputa. Até há bem pouco tempo, o presidente de um dos finalistas desprezou-o, baptizando-o até como a taça da cerveja. Hoje, deixou de ser da cerveja, e que se saiba não mudou de patrocinador. Hoje, o discurso é mais do tipo "queremos vencer a Taça da Liga, para juntar aos restantes troféus que já temos".
Nada de anormal ou ilegítimo em querer vencer-se uma competição.
O que é anormal é o desprezo num passado recente e uma valorização no presente. É a "fina ironia"...
 
Já agora, não é possível perderem os 2? Pena...

sexta-feira, abril 12

Meia-Final da Liga Europa e Liga dos Campeões.

Liga Europa

Fenerbahce-Benfica
Basileia-Chelsea

Uma viagem à Turquia, quatro dias depois da recepção ao Sporting, e recepção aos turcos, três dias depois da ida à Madeira, para defrontar o Marítimo.

Penso que a única vantagem é jogarmos fora na primeira mão (mas é sempre preciso garantir um bom resultado na Turquia).

Liga dos Campeões

Bayern-Barcelona
Dortmund-Real Madrid 

Simplesmente fantástico.



Recepção aos jogadores do Benfica no Estádio do Newcastle.

quinta-feira, abril 11

Newcastle 1 Benfica 1.

Justíssima a passagem do Benfica. 20 minutos a sofrer como gente grande não apagam uma superioridade evidente. Sálvio tem sido tudo aquilo que prometeu. Notou-se o cansaço mas, acima de tudo, notou-se que a equipa e treinador estão em sintonia.

Homenagem a Sir Boby Robson.

É bom saber que, de vez em quando, o benfiquismo, verdadeiro, é a nossa principal arma para as vitórias. Que ganhemos, também, dentro do campo, com a mesma distinção.

Aqui (sacado sem autorização do blogue Ontem Vi-te no Estádio da Luz).

quarta-feira, abril 10

Tudo flui, nada permanece igual!!!

Existe por aí um estranho paralelismo entre a situação do nosso país e a situação do meu clube ( e talvez por isso sejamos também o Sporting Clube de Portugal). O certo é que em ambas as situações existirá (ou vai existir muito brevevemente) um confrontar por parte de quem deve, sobre quem emprestou com a mensagem:"Assim não dá para pagar".
Será então curioso ver a resposta de quem nos emprestou dinheiro.

Pouca gente é inocente nesta crise. Mas certamente do grupo dos menos inocentes, estarão as entidades bancárias. Vir agora com o discurso do é tudo para pagar e já, sem qualquer tipo de concessões, nem ajudas numa restruturação de dívida é desleal, to say the least.....

BdC faz bem em enfrentar os bancos e dizer que se o clube chegou a esta situação em parte também será por culpa de uma banca que quis se meter e manipular um negócio que não lhe competia.

No entanto, parece-me claro que já nada permanecerá igual. Acabou-se os tempos em que os passivos, os déficits e as dividas eram meros números separados de qualquer estratégia de gestão desportiva. 

Resta então saber que resposta existirá do mundo do capital, tendo no entanto quase a certeza de que não existirá as mesmas benesses da sua parte que existiram quando estes estavam em crise.

Curtas.

1. O Benfica defronta amanhã o Newcastle e, com uma vantagem de 3-1, tem (quase) tudo para seguir em frente. Contudo, é preciso ter muito cuidadinho com os ingleses. O ritmo alto com que devem entrar em jogo tem de ser bem defendido e a cncentração tem de ser total. Provavelmente o sucesso do b passa mais por marcar golos do que conseguir não sofrê-los.

Artur; Melga e Maxi; Luisão e Garay; Matic e Enzo; Sálvio e Ola (Gaitán); Lima e Cardozo.

Aimar pode ser uma opção interessante neste jogo. Não espero grandes poupanças porque o próximo jogo é com o Paços de Ferreira, em casa, e apenas na Segunda-Feira. Além do mais, temos uma vantagem de dois golos. Penso que será mais apropriado fazer poupanças nessa altura.

2. Segundo os jornais, Bruno de Carvalho está a ter dias difíceis. Ainda não há dinheiro para pagar o mês de Março e a restruturação financeira precisa de acordo com os bancos que, parece, não estão em sintonia com o novo presidente do Sporting.

3. Noite grande na Liga dos Campeões: o Real Madrid passou por um susto mas não mais do que isso. Foram dez minutos muito bons do Gala que, apesar de estar a vencer por 3-1 na altura, nunca foi capaz de ameaçar a reviravolta completa. Ronaldo, duas vezes, foi Ronaldo.

Na Alemanha, e apesar de na minha opinião ter passado a melhor equipa, a arbitragem esteve francamente mal. A este nível não é admissível que se cometam tamanhos erros. São milhões em jogo e é a história dos próprios clubes que se escreve, ou não.

terça-feira, abril 9

Jesus mudou uma regra que só o Dragão pode queimar

Até quando? O FC Porto mantém acesa, com chama vinda do banco, uma luta desgastante mas que é prova inequívoca do seu valor. Numa altura em que se fala, com enorme justiça, do seu adversário - o Benfica - os dragões vêem relegados para segundo plano os seus feitos. É que o adversário faz capas, desta feita (e sublinhe-se de novo) merecidas, mas o FC Porto está há... 70 (!) jornadas sem perder em casa para o campeonato, e mesmo vendo o Benfica a escapar-se-lhe arranja solução para se manter como uma verdadeira pedra no sapato e como um verdadeiro teste ao estofo e capacidade da equipa de Jorge Jesus. O único problema -e anormalidade- é que... costuma ser ao contrário.

Depois de Jesus os calendários costumam mudar, e muito pode agradecer o SL Benfica às mudanças feitas, pós Jesus, no 'calendário' da Liga Portuguesa. É que desde que o extravagante técnico se sentou no banco da Luz as águias deixaram de ser um adversário fácil e discutem, agora, realmente campeonatos com o poderio do FC Porto. Nada a ver com os Benficas de Camacho, nada a ver com os Benficas de Quique e de Koeman. Os treinadores que não sabem como ganhar campeonatos em Portugal desapareceram da rota da Luz, ofuscados pela ideia de Jesus, e do pó nasceu um verdadeiro candidato. Antes, ainda se havia tentado com Fernando Santos, mas faltava aquele ponto de vantagem, aquela ideia que reduzisse a maior parte dos adversários a cinzas, como faz JJ.

A mudança é sempre boa. Contudo nem sempre é vista como tal. Para o FC Porto a tal mudança nos calendários pós-Jesus é boa porque o obriga a evoluir mas enquanto se olhar para o Benfica como o adversário frágil que era antes da era do 'Cavalo Branco' é provável que haja 'surpresas' para o lado do Dragão. Só André Villas-Boas, num ano em que a prepotência toldou o cérebro do líder encarnado, foi realmente mais forte e 'à antiga'. Já na passada época o Benfica levava 5 pontos de vantagem em relação ao FC Porto para depois os desbaratar entre excessos e causas maiores. Este ano, para os dragões, o fantasma da desvantagem é de novo uma realidade, mas agora com menor espaço temporal para o(s) esperado(s) desaires encarnados.

O calendário restante do Benfica na Liga não parece assustar o treinador, nem a equipa, nem tão pouco os adeptos que a cada previsão que fazem acrescentam um enorme 'G' de goleada. Só uma equipa que respira saúde pode convencer meio-mundo que uma recepção ao Sporting, uma ida aos Barreiros e uma visita ao Dragão não são suficientes para perder 4 pontos. Talvez seja isso, ou talvez se aposte mais que o FC Porto não consiga somar como vitórias todos os jogos até ao fim. Apostas sobre apostas que levam a equipa da Invicta como outsider. E aqui quem ganha? Invicta ou outsider? Diga-se o que se disser, os azuis e brancos estão há 70 jornadas sem perder para a Liga na condição de visitados e ainda esta segunda-feira deram prova cabal de que não estão para abdicar da hegemonia no futebol português.

Frente ao Braga mais conservador da época - Peseiro não consegue manter uma ideia até ao fim - os dragões encontraram no banco a solução que os ferros da baliza lhe impediram até à entrada de... Kelvin. O brasileiro levantou a crista ao Dragão com um improvável 'bis' e passou a 'batata-quente' de novo ao Benfica. Embora a maioria não a considere como tal, ela é bem quente e à mínima faísca acenderá o fogo do Dragão. Convenhamos que este Benfica tem parecido pouco inflamável, mas se há coisa que assusta uma águia...

domingo, abril 7

Olhanense 0 Benfica 2.

Mais uma vitória imaculada, num trajecto limpo onde tem ganho quase sempre o melhor. Hoje, perante uma das melhores equipas da cidade de Olhão, o Benfica foi o que tem sido durante grande parte da época: uma equipa concentrada, onde cada jogador sabe o que tem de fazer, onde todos lutam para um objectivo comum.

Depois de uma primeira parte com alguns falhanços, Sálvio decidiu o jogo com um remate a 90 à hora. Lembrei-me logo do jogo contra o Moreirense, muito parecido com este, onde também o argentino foi decisivo, construíndo quase sozinho o primeiro golo da equipa.

A equipa está confiante mas este era um jogo mais complicado por termos jogado na Quinta-Feira para a Liga Europa e por ser disputado num batatal.

Agora vem aí o Newcastle, num jogo que vai ser muito exigente fisicamente. Depois haverá a possibilidade de dosear o esforço frente ao Paços, para a Taça de Portugal, com uma vantagem de dois golos.

Uma semana depois, temos dérbi, num jogo muito difícil, contra o eterno rival que, mesmo na miséria, seria sempre um adversário temível. Mas vem à Luz motivado e, por isso, vai ser de nervos, para os dois lados.

sábado, abril 6

Incidências

1 - Inácio, futuro dirigente leonino, hoje em Alvalade como adversário. Esquisito.
 
2 - Hugo Miguel no Olhanense-Benfica. Hummmmm... (Foi o árbitro do Académica-Benfica da época passada. espero que não seja um mau presságio).
 
3 - Pedro Proença no Porto-Braga. Ahahahahah... (Cirúrgico! e a seguir apita o Porto-Benfica).
 
4 - Depois da greve anunciada o jogadores do Olhanense receberam parte dos salários. Circula na net uma "boca" que o presidente do clube algarvio foi visto esta semana a jantar num restaurante (?) de um bastante conhecido dirigente desportivo. Ainda bem que receberam, e espero que estejam na máxima força.
 
5 - Djaniny (emprestado pelo Benfica) pode ficar de fora do jogo do Olhanense. Antes que mandem a tradicional boquinha, investiguem a preponderância deste jogador na equipa do Olhanense esta temporada.

sexta-feira, abril 5

O passado recente do Sporting - entrevista de Daniel Sampaio.

Daniel Sampaio deu uma entrevista ao DN que resulta naquilo que muitos de nós já sabíamos: Godinho Lopes era o rosto da incompetência e o testa de ferro para as negociatas que tanto lesaram o Clube de Alvalade.

Aliás, todo o percurso de Godinho na presidência do Sporting foi uma vergonha. Nem vale a pena repetir o que por várias vezes aqui escrevi sobre tal personagem. Muitos não quiseram ouvir. Outros preferiram responder com ignorância.

A entrevista de Daniel Sampaio pode ser lida aqui.

Alguns destaques

Sobre a destruição dos votos

"Houve, no entanto, o episódio da destruição dos votos. Foi feita antes do prazo e comunicada pelo telefone."

"Disse-me [Godinho Lopes] que ia destruir os votos e eu respondi que tínhamos que ver." 

"Foi o vice-presidente Paulo Pereira Cristóvão que avançou para essa situação."

Sobre Paulo Pereira Cristóvão

"Tive uma conversa com esse vice-presidente que é hoje arguido e que muito me inquietou. Nessa conversa comunicou-me que espiava os jogadores."

"Veio ter comigo contando-me episódios da vida íntima dos jogadores e mostrando-me mensagens entre um jogador e a sua namorada. Posto isto alertei o presidente."

"Disse [Godinho Lopes] que todos os clubes faziam isso. Eu disse que não acreditava que todos os clubes vão ao ponto de saber as relações íntimas, e estou a falar de relações afectivas e sexuais".

"[Se Godinho sabia] Evidentemente e achou aquilo perfeitamente natural." 

"Insistimos que o Sporting devia constituir-se como assistente e encarar a possibilidade de pedir uma indemnização. A resposta foi negativa e a partir daí as relações degradaram-se."

Sobre as relações com os bancos

"Não havia reestruturação, havia projectos. A 25 de janeiro fomos recebidos no BCP pelo seu presidente, Nuno Amado, que nos disse que não havia reestruturação nenhuma." 

"Nesse dia percebemos que o principal credor do Sporting, que é o BCP e não o BES, acabava de nos dizer que não havia reestruturação nenhuma. Era uma mistificação do CD."

"Nesse jantar soube histórias espantosas. Um pequeno grupo é que designava o presidente ideal".

"E foi ele [José Maria Ricciardi] que me contou que com José Eduardo Bettencourt procedeu-se da mesma maneira; havia nomes e um grupo escolheu José Eduardo Bettencourt".

"Várias vezes nos disseram que se Bruno de Carvalho fosse eleito o Sporting acabava".

"Estou farto de sportinguistas de consoantes dobradas que deram cabo do clube".

quinta-feira, abril 4

Benfica 3 Newcastle 1.

Não foi o meu resultado desejado, é verdade, muito por culpa dos melhores 15 minutos do Newcastle em toda a época. Os ingleses entraram melhor, marcaram e tiveram algum azar numa bola ao poste. Depois, só deu Benfica, um golo, oportunidades, defesas, falhanços e nova bola ao poste de Artur, em mais 30 segundos de excelente futebol da equipa do norte de Inglaterra.

Novamente, voltou a dar apenas Benfica. Lima faz um golo magistral (receber aquela bola assim, tornear o guarda-redes e de ângulo difícil, marcar) e Tacuara marca duas vezes, só para termos a certeza que ficávamos com dois golos de vantagem.

Gostei bastante de Almeida, Rodrigo e de um grande Gaitán. No geral, a equipa vacilou um pouco. Mas o futebol é isto, quando há vontade e querer. Tivemos sorte nas bolas nos postes mas, desta vez, merecemos inteiramente essa sorte.

Jesus marca pontos porque a equipa consegue atingir um nível de exigência muito alto. Está de parabéns pelo trabalho desenvolvido esta época, que é excelente.

Não ganhámos nada, é certo. No futebol, no fim, só ganha um. Mas ninguém nos tira o podermos sonhar (com condições para tal, não é sonhar por sonhar) quando vemos a equipa a cavalgar de vitória em vitória, imparável.

O árbitro esteve mal, perdoou amarelos aos ingleses e é o principal responsável por enfrentarmos um Newcastle, para a semana, sem jogadores castigados. E não ver aquele penálti...

Mas vamos ao que interessa verdadeiramente: queremos uma vitória frente ao Olhanense. Aí é que conta.

Liga Europa: Benfica-Newcastle.

O Benfica recebe hoje o Newcastle, na primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Com um jogo importante em Olhão, já no Domingo, penso que Jesus vai fazer alinhar um "onze" com algumas alterações.

Sálvio fica de fora e Urreta, Roderick e Gomes voltam aos convocados.

Artur; Almeida e Melga; Garay e Luisão; Urreta e Ola; Enzo e Gomes; Cardozo e Rodrigo (Aimar/Gaitán).

Longe de ser uma daquelas noites europeias, o jogo promete ser emotivo. As picardias entre os treinadores vão desfazer-se para um dos lados, certamente. Estou confiante num 4-0.

Contudo, só espero que ninguém se lesione e que, frente ao Olhanense, Jesus possa contar com todos em boas condições físicas. O campeonato nacional continua a ser o grande objectivo da época.

quarta-feira, abril 3

Isto é futebol.

Festejos do banco leonino depois do terceiro golo de Wolfs, em Braga.

Reparem na entrada que um gajo qualquer faz ao médico da equipa, um carrinho cheio de intenção (mas o doutor esquiva-se bem ao choque). E reparem também no tresloucado Boeck, que aparece vindo do nada, manda uma peitada ao Oceano e desaparece como o Flash Gordon.

Nestes frames podemos atestar toda a emoção do futebol, toda a genuinidade de um sentimento entre pessoas que defendem o mesmo clube. É caso para dizer: isto é futebol!

terça-feira, abril 2

E esta, hein!? Afinal não era mesmo noticia de 1 de Abril

A Comissão Executiva da Liga de Clubes vai propor no próximo sábado, em Assembleia Geral Extraordinária, medidas que possibilitem reintegrar o Boavista no principal escalão do futebol português na próxima época.

Recorde-se que no passado dia 21 de fevereiro o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol deu provimento ao recurso do Boavista, contra o procedimento disciplinar que ditou a descida de divisão do clube.
Os clubes serão agora convidados a votar alteração do número 1 do artigo 94 do Regulamento de Competições, que se refere especificamente ao número de clubes na primeira divisão do futebol nacional.
Em cima da mesa poderá assim estar o alargamento da competição, atualmente disputada por 16 clubes

A sério, cada vez mais me convenço que não há vitimas nem culpados nesta vida. Tudo é passível de recurso e de volta atrás.....

Mas o que é isto????

Peço desde já imensa deculpa ao J. por carregar este post em cima do dele, e logo depois de uma importante vitória do Sporting em Braga. Não quero de forma alguma desvirtuar a vitória do Sporting e muito menos o post.

Mas não podia deixar passar isto. Peixeirada em directo?! Apesar de já não ver programas deste género há muito tempo, o Dias Ferreira ainda era quem mais considerava de todos os comentadores afectos directamente a clubes. Não sei se teve razão ou não em discutir com o apresentador (e se tinha, perdeu-a), porque só vi mesmo este excerto, mas ninguém fica bem na fotografia. Uma cena lamentável. Quando o futebol gera zangas assim, e logo em directo, algo vai mal no futebol... ou nas pessoas.

segunda-feira, abril 1

Uma vitória caída do céu!!!

Sendo sinceros, talvez hoje o Sporting não merecesse ganhar. Entrámos bem, marcámos cedo, e mostrámos sempre mais futebol que o Braga na primeira parte. No entanto, o Sporting ainda tem várias fragilidades. E não há maneira de ganharmos um jogo sem sofrer. E a segunda parte, tirando o tiro de Wolfs ao poste, o Sporting praticamente não existiu.

Defensivamente, damos demasiadas abébias. Joãozinho, ao contrário do que Jesualdo pensa, não é jogador para o Sporting. Não ataca mal, mas defende pessimamente. Dier a meio campo é perder um bom central e ter apenas um médio razoável. E é precisamente no meio campo que o Sporting tem mais opções. Rojo a central não dá segurança.

Ao contrário, Cédric que para mim está a ser injustiçado pelos adeptos pelo mau início de época, esteve hoje muito bem, como já tem estado bem nos últimos jogos.

No meio campo para a frente, destacaram-se André Martins (que pézinhos!!!) e Wolfs... se já nos custa marcar golos e somos dos piores ataques do campeonato, imagino o que vai ser o Sporting sem o Wolfs. Um negócio incompreensível!!!

Por fim, umas palavras para Bruno de Carvalho. Fica já claro o que vai ser o Sporting do Bruno de Carvalho. Atitude, emoção, apoio total à equipa, palavras polémicas... mas pode ser esta uma forma de levantar o Sporting animicamente, não sei. Só acho que convém escolher melhor os momentos e as ocasiões para ter umas declarações daquelas. Um jogo das equipa B, ainda que seja contra o Benfica, não é claramente a oportunidade de fazer uma destas guerras. Já temos tido más experiências com a arbitragem sempre que utilizamos este tipo de discurso e talvez tenhamos já visto hoje em Braga uma certa retaliação corporativa...

Eles estão em todo o lado.

O Estado assumiu, através da empresa pública Parvalorem, uma dívida ao BPN do empresário de futebol António Araújo, que foi apanhado ao telefone com Pinto da Costa nas escutas do caso ‘Apito Dourado'. A dívida de António Araújo, que resulta de um crédito do BPN àquele homem de negócios no tempo de Oliveira e Costa, ascendia a 9,7 milhões de euros, no final de 2011. 

António Araújo é o homem que numa das escutas do Apito Dourado que vieram a público afirma, em conversa com uma distinta senhora brasileira, ter ganho "um milhão de euros livres de impostos" com a transferência de Pepe para o Real Madrid, que numa outra aparece a falar de "fruta para dormir" e que  numa outra ainda surge em amena cavaqueira com Rui Alves, onde combinam qualquer coisa (diz que eram putas) para o árbitro Augusto Duarte (com quem Araújo conversa mais tarde) que iria arbitrar um Nacional-Benfica (derrota do Benfica por 3-2).

Esta é uma história que não acaba aqui. Continuará a escrever-se, por muito que a tentem apagar. Se já antes todos ficámos a saber como se venciam jogos, campeonatos e taças, ficámos agora também a saber que todos nós vamos ajudar a pagar as putas.