segunda-feira, fevereiro 17

Os Paços de Jesus para a sua 'Bola d'Ouro'

Já não é um hábito dizer-se que o Benfica de Jorge Jesus está a 'dois passos' do título, mas o que importa referir-se (e reflectir sobre) é que para os encarnados o caminho já vai tão longo como uma travessia sobre um deserto bastante susceptível a miragens. Daí que quando a conversa sobre a conquista do campeonato chega, já os adeptos olham de soslaio devido à negra sensação de 'deja-vu' que os invade. No entanto, ao que parece, mesmo que 2013/14 possa provocar ilusões de óptica, parece bem real que o Benfica é o candidato com mais estofo. Esta época o Benfica já venceu (e convenceu) os dois principais rivais, pondo de lado a hipótese que o assombrou nas duas épocas passadas: o confronto directo. Na altura o FC Porto acabou por ser melhor pela coragem nos desafios entre as duas equipas, mas agora que a Liga entra na sua parte mais decisiva os encarnados podem continuar a sonhar que prestações 'iguais' às da época passada podem redundar numa conquista bem palpável.

E se por acaso essa conquista se confirmar, ela terá que forçosamente remontar ao dia em que Luís Filipe Vieira decidiu (ou conseguiu) manter Jorge Jesus aos comandos da equipa. Com essa decisão, o presidente encarnado terá garantido prestações bastante semelhantes às da época passada (onde os encarnados só perderam um jogo para a Liga), algo que está notoriamente difícil de acompanhar por parte de FC Porto e Sporting. Mas, claro, que para tudo isso poder acontecer são as vitórias como a que o Benfica conseguiu em Paços de Ferreira que criam o cimento necessário para que a casa não torne a cair. E a julgar pelo 0-2 conseguido na Capital do Móvel, o Benfica caminha a Paços certos para que os cinco anos de Jesus no seu comando possam criar uma comparação que foi usada para validar a conquista do Ballon d'Or 2013 por Ronaldo.  



Confusos? Pois bem, a explicação reside na dualidade Porto/Benfica criada desde que Jesus chegou à Luz. Sem ele, convenhamos, os encarnados há muito que não auguravam a pontuações tão altas e a registos tão vitoriosos. De facto, Jorge Jesus conseguiu que o Benfica se medisse com um FC Porto que para Camacho, Quique Flores e Fernando Santos foi sempre esmagador. Mas com JJ, a disputa foi sempre mais acesa provocando uma rivalidade que se tornou ainda mais exacerbada. E é por isso, que há luz de cinco anos de Jorge Jesus um possível 4-1 que favoreça os dragões será sempre manifestamente exagerado para o que o seu Benfica produziu. Um só título, na Liga, que foi conseguido sem a sombra dos portistas (em 2009/10 foi o Braga que correu até ao fim com o Benfica) não honra uma rivalidade, bastante nivelada por cima, que com Vítor Pereira (André Villas-Boas não deu hipóteses) foi decida por detalhes. E sem a coragem e a competência desse FC Porto (e com um Sporting ainda demasiado verde) Jorge Jesus caminha livremente para dar razão à sua manutenção. Obviamente que há quem pense que JJ pode também perder este para que outros o possam ganhar. Mas não é essa a beleza do (imprevisível) futebol?!

5 comentários:

Pedro disse...

Como é que o fcp para Santos foi esmagador se fcp, SLB e scp entraram na última jornada com possibilidades matemáticas de serem campeões?

Tem levado maiores banhos JJ do fcp do que Santos levou. A diferença é que o fosso entre fcp e SLB para os demais é muito maior actualmente. Isso deve-se mais à qualidade do plantel disponível do que propriamente a JJ.

Marco Morais disse...

Tens razão, mas sei que percebes a ideia. Queria ver esse Benfica do Santos com o Porto do VP. Daqui a pouco Santos foi ostracizado e faria melhor que JJ. Mas ainda bem que lhe pegas e esqueces Camacho e Quique ou então um futuro treinador, que nunca ouvi falar. Só oiço que JJ não presta. Mas a verdade é que, em pouco tempo, estaria tudo a clamar por ele - inclusive tu.

Pedro disse...

Detesto essas generalizações e cada vez tenho menos paciência para elas (a culpa não é tua, mas é uma das limitações destas conversas escritas).

É-me irrelevante que o próximo treinador do SLB seja mau para analisar o trabalho de JJ. Isso é que importa discutir. O futuro não sei. Apenas sei que este caminho é errado e como tal há que mudar.

Santos nunca foi acusado de não perceber de futebol e de não pôr o SLB a jogar á bola, foi acusado de ser um fraco líder, incapaz de gerir o plantel à disposição. Com este plantel actual? Imagino o losango de Santos a varrer o Porto de VP com alguma tranquilidade. Não foi por a seguir vir Quique ou Camacho ou lá quem foi que pedi o regresso de Santos.

Muito provavelmente seremos campeões este ano mas ou JJ muda muito e/ou o fcp entra mesmo numa "espiral recessiva" ou então voltaremos a ter novo jejum de titulos. Pq este JJ não me convence.

Marco Morais disse...

Daí que a conversa que se tenha que ter neste post é a de que Jesus aumentou a qualidade do futebol do Benfica para níveis parecidos à da normalidade no Porto.

Pedro, o losango de Fernando Santos nunca varreu ninguém a não ser ele próprio. Comparar o que Jesus fez no Benfica, com o que Santos fez é ridículo. Tu atenta na qualidade dos últimos duelos entre VP e JJ e depois vai ver um jogo da era Santos e diz-me qualquer coisa. Mas isto, lá está, são generalizações, crenças e outras coisas que mais. Nem me interessa ir por aí.

Talvez o caminho de Jesus seja errado, mas para mim - que é o que pretendi com este texto - errado é não se reconhecer que Jesus teve um adversário que o Porto não teve. E sim, foi o próprio Porto. Repara que basta o Porto estar mal - sim, como o Benfica estava - para o Benfica (de Jesus) ser, de longe, a melhor equipa.

E acredita que te percebo. Tu não queres estar dependente que o Porto esteja mal para ganhares e isso é legítimo. A questão é que para isso não podes reconhecer a vitória como um dado adquirido, até porque esse sempre foi o mal do Jesus.

Abraço e obrigado por vires aqui discutir o post.

Pedro disse...

Simplesmente noto que JJ não é capaz de dar mais do que o que tem dado, e o que tem dado é insuficiente para vencer um fcp forte. Mesmo que consiga ser superior a esse Porto em fases da época. Na hora H claudica.

Abraços.