sexta-feira, junho 27

Mundial 2014: grupo G/H.

Alemanha 1 EUA 0
Não vi o jogo. O 1-0 foi curtinho para os interesses de Portugal mas não podemos dizer que os alemães não fizeram o que lhes competia. 
 
Portugal 2 Gana 1
Uma selecção ganesa feita em cacos foi o adversário ideal para Portugal sair de cabeça levantada deste Mundial 2014. Finalmente vimos uma equipa equilibrada entre a defesa e ataque, com posse de bola e futebol apoiado. Nem sempre, claro, até porque esta terceira versão já era um remendo sobre remendo, com jogadores que nunca se viram, praticamente, dentro de campo.

Não valerá a pena falar nos golos falhados de Ronaldo, na inconsistência perturbadora dos pés de Éder (o que é aquilo, por favor?!), ou nos disparates contínuos de Veloso ou Bruno Alves. Hoje vencemos, e vencemos bem, num jogo razoável, e que serviu, apenas, para elevar até ao nível mínimo a nossa auto-estima.

Paulo Bento desiludiu-me. Especialmente na hora de assumir as suas mais do que óbvias responsabilidades. Tinha-o como homem sério, daqueles à prova de bala. A prestação da nossa selecção foi pouco mais do que miserável e Bento deveria demitir-se no segundo imediato ao apito final da partida de hoje.

Uma coisa é ter uma participação digna, podermos falar de azar, de momentos, de pormenores. Outra, completamente diferente, é termos para discutir as más opções tomadas, o fraquíssimo futebol apresentado, uma goleada sofrida, indisciplina, não conseguir aguentar sequer a vantagem com os EUA. Bento uniu, Bento desuniu. Voltámos a ter uma imagem pálida da nossa selecção e atingimos novamente um nível de indiferença perigoso.

E Bento, se fosse aquilo que eu esperava que ele fosse, demitir-se-ia. Não há outra saída. E ele que não se iluda: os portugueses não estão desiludidos por termos perdido. Estão desiludidos porque a equipa liderada por Paulo Bento não honrou os portugueses. E é disso que se trata. 

Grupo G

Alemanha
EUA 4
Portugal 4
Gana 1

Coreia do Sul 0 Bélgica 1
Este foi, provavelmente, o jogo que mais me irritou neste Mundial. Já referi que esta Bélgica é o meu ódio de estimação e hoje, tudo o que aconteceu neste jogo acentuou ainda mais esse sentimento. Com alguns titulares de fora, mas com a qualificação assegurada, os belgas tinham tudo para, finalmente, mostrar um futebol condizente com a qualidade individual. Foi o que fizeram, a espaços (muito poucos). Contudo, no geral, foram mais uma equipa com sorte, confusa no ataque e com uma atitude altiva que me irrita completamente. Mas o pior nem foi ganharem um jogo a jogar com dez durante uma parte inteira. O pior foram os coreanos. Desesperei por um golo dos asiáticos. Faziam tudo bem: bola no chão, desmarcação, tabela, toque, técnica. Mas depois: grande área! O bloqueio era total, inacreditável. Perdiam as forças, a qualidade no passe, a velocidade na desmarcação. Falharam "n" oportunidades que não o chegaram a ser. Desesperante, mesmo, é a palavra.
 
Rússia 1 Argélia 1
Uma surpresa total, esta Argélia. Não pelo futebol praticado, que é medonho, mas pela entrega, espírito de sacrifício e Slimani, claro. Os russos tiveram o pássaro na mão mas, na verdade, foram incapazes de dar a volta ao muro de onze jogadores argelinos. Ghilas entrou para lateral direito e tudo, uma maravilha! Acompanhei melhor a segunda parte deste jogo e à Rússia faltou criatividade, pois atacavam como podiam, e não como deviam.
Grupo H

Bélgica
Argélia 4
Rússia 2
Coreia do Sul 1

3 comentários:

J. disse...

A mim já me parecia.
PB engana mta gente com aquele ar de gente séria, responsável e trabalhadora. Com ele na selecção, ng vai haver espaços para brincadeiras.

Só que infelizmente o que se assiste é um homem extremamente limitado como treinador, que só sabe gerir um grupo de uma certa maneira e que vai afastando aos poucos quem não se identifica com ele.
E o resultado está á vista.
Para o proximo europeu acho que ainda nos vamos qualificar.
Apesar de tudo, ainda vamos tendo jogadores que podem levar a selecção a um nivel mais ou menos aceitavel.
No entanto, muito dificilmente veremos uma equipa a evoluir em campo.

Para um futebol que precisa de renovações, temos a pior pessoa possível para o fazer.
E isso para mim, é o mais grave de tudo!

Hugo disse...

E a Bélgica a jogar zero, vai chegar no mínimo aos quartos de final. Lá perdemos a oportunidade de vender o Defour...

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

3 dos 4 golos marcados por Portugal neste mundial foram resultado de fífias dos adversários.
Fomos a única selecção que me lembre a usar todos os 3 guarda-redes convocados.
Quaresma jogou tantos minutos neste mundial como Rafa.
Porque é que o paulo bento saiu mesmo do sporting?