segunda-feira, julho 7

Benfica, Sporting e Porto: Uma nova pré-temporada com a mesma confusão de sempre

Há quem diga que é inevitável. Que os clubes portugueses só podem sobreviver com este constante jogo entre compras e vendas. Eu sinceramente continuo a estranhar muita coisa e para mim há ainda muito para explicar neste tipo de negócios. Uma coisa é certa, os que ganham e continuarão a ganhar com estas negociatas não serão os clubes de futebol. Mais, tendo em conta os últimos relatórios de contas, vendo os passivos acumulados ous prejuízos anuais dos principais clubes portugueses, só me fica uma pergunta na cabeça: até quando isto irá durar?

1) Começemos pelo vigente campeão nacional. Vendem A.Gomes e Rodrigo por aqueles valores e ainda aparecem no Seixal a treinar? Silvio tem contrato com o At.Madrid mas é no Benfica que se apresenta? Garay vale 6, Markovic 25, mas o Enzo Pérez já vale 30 e o Oblak 20? Há muito que deixei de acreditar que estes negócios respeitam puramente as leis do mercado...

2) O Sporting. Há um ano iamos fechar portas. BdC, com toda a pompa e circustância, lá conseguiu negociar com a banca uma certa tolerência para não fechar a torneira completamente. Fomos buscar Mauricio, Jefferson, Slimani e Montero por um total de 3 milhões. 4 titulares decisivos para o reerguer da nossa competitividade desportiva. Ao mesmo tempo efectivamos apostas em jogadores da casa. Cédric, W.Carvalho, Adrien, A.Martins e W.Eduardo tiveram as oportunidades que nunca tiveram antes e o resultado ficou á vista de todos. O modelo e estratégia foi elogiados por todos e houve quem dissesse que o Sporting tinha cortado definitivamente com esse passado e que seria esse o caminho do futuro para todos os clubes nacionais. Entretanto, este ano começamos novamente com o overbooking de sempre depois de termos já feito as nossas compras - 6 jogadores por 8 milhões e que dá para já um total de 28 jogadores, ainda sem mundialistas e sem qualquer promoção entre a equipa B para a equipa principal. É caso para perguntar, aprendemos mesmo a lição?

3) O Porto para mim há muito que é uma incógnita. Acumulam centrais e médios ofensivos e ainda vão buscar Oliver por empréstimo (sem opção de compra) e Bruno Martins por 8,5 milhões de euros? Fala-se ainda em Tello e Illarramendi, mas em que moldes e com que custos? Será que o Porto terá mesmo a capacidade de ir buscar sub-21 espanhóis? E alguém me explica como é que tendo os negócios fabulosos de sempre, ainda se apresentam resultados negativos?

Por fim, agora que se fala muito do futuro do futebol português iremos ver quantos jogadores portugueses irão fazer parte nos planteis dos principais clubes portugueses? 20/25%?


4 comentários:

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Quando os tugas lá fora chegarem aos 33, 34 anos vamos ter uma selecção composta por jogadores das distritais. Já falta pouco.

Joao disse...

Até 31 de Agosto muita coisa irá mudar...

Mas fica desde já a ideia que Benfica está numa de vender, o Porto não parece estar numa de gastar muito dinheiro e o Sporting acaba por estar refém de uma possível saída de William Carvalho (foi o principal responsável pela boa época passada...)...

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Óh luis por acaso não andas com o Oblak aí na bélgica pois não? É que a pré-temporada do teu clube já começou e pelos vistos mais uma vez ninguém sabe do homem lol

(isto vai começar a aquecer ahah)

Entretanto Lord Licá acaba de fazer um hat-trick contra o poderosíssimo Valadares. Tenham medo, tenham muito medo...

Sérgio disse...

O Licá habla espanol !? é que senão é mais um com guia de marcha :).