sexta-feira, novembro 28

Portugueses na Europa do futebol.

A prestação das equipas portuguesas, não está a ser muito positiva mas, confesso, poderá não ser tão má como temia.

Entre o mau e o péssimo, fica o Rio Ave. Zero vitórias, apenas um pontinho e o afastamento à quarta jornada. A inexperiência não explicará tudo e os vila-condenses até estão a fazer um campeonato interessante (sétimo lugar).

No medíocre está o Benfica. O grupo era equilibrado e tinha um Leverkusen que será a terceira melhor equipa germânica da actualidade (e um bom colectivo e individualidades). O Zenit é um clube que, basicamente, tem alguns dos melhores jogadores que passaram pelo Benfica nos últimos anos. Colectivamente não são fortes como os alemães mas, quem tem Garay, Javi, Witsel, Arshavin, Malafeyev, Fayzulin e Hulk é sempre um adversário poderoso. O Mónaco, mesmo sem James e Falcao, continua a ter um plantel cheio de qualidade.

Contudo, em campo, o Benfica foi sempre uma equipa sem qualidade de Champions. O jogo na Rússia foi apenas razoável e terá sido o melhor. Falta qualidade individual alternativa a Lima, Sálvio, Enzo e Luisão. No ano passado, lembro-me de alguns bancos simplesmente fantásticos. Este ano, a coisa é muito diferente.

Se a culpa é de Jesus? O treinador do Benfica continuará a ser o mesmo teimoso de sempre, a cometer os mesmo erros de sempre. Mas continuará também a ser o mais indicado para trabalhar com a falta de critério da direcção do clube. Um outro treinador, provavelmente, seria incapaz de, sequer, liderar o campeonato.

Jesus adapta-se bem às inconveniências e o seu trabalho tem de ser avaliado também por isso. Até ao fim da época não faz sentido contestar grande coisa.

De razoável, até bom: Estoril. Com o jogo de ontem bem encaminhado, os canarinhos somarão a segunda vitória, mantendo possível o apuramento. Muito difícil, mesmo assim, mas se chegar à última jornada com essa possibilidade, significa que alguma coisa foi bem feita.

Dentro do bom, está o Sporting: não tivesse o Maribor marcado aquele golo no último minuto do primeiro jogo e o clube de Alvalade poderia estar já nos oitavos. O acesso à Liga Europa não é uma surpresa, por si só. Mas o comportamento geral da equipa foi algo surpreendente, com uma razoável exibição frente ao poderoso Chelsea, e duas muito boas contra os alemães do Shalke 04. Na última jornada, bastará um empate ao Sporting, mas o Shalke terá sempre de vencer o seu jogo, o que não é líquido.

E há o muito bom: o FCP. Lopetegui tem enfrentado alguma resistência dentro do clube e os adeptos estão no limbo. Contudo, na maior prova de clubes do mundo, o FCP deu cartas, marcando 15 golos em cinco jogos e cedendo apenas um empate, fora, contra a segunda melhor equipa do grupo.