domingo, maio 31

Força Sporting.

Espero que o Sporting vença a final da Taça e que todos os sportinguistas possam fazer, também, a sua festa.

E não é apenas por detestar o Braga. Acima de tudo, pelo meu pai, irmão e melhores amigos, que são quase todos do grande rival do glorioso Benfica.

domingo, maio 24

#maiscolinho.


terça-feira, maio 19

#colinho.


domingo, maio 17

segunda-feira, maio 11

Fazer três pontos em seis.

O campeonato está à beira do fim e a penúltima jornada promete ser explosiva, com o Benfica a defrontar o Guimarães e o FCP a visitar Belém.

Teoricamente são campos sempre complicados para Benfica e FCP. Os encarnados jogam com a motivação extra de poderem sagrar-se campeões nacionais e sabem que a pressão está toda do lado dos portistas.

Na Luz, mais uma vez, demasiado futebol dos comandados de Jesus. O primeiro golo é qualquer coisa. Lima a facturar e a colocar-se no pódio dos melhores marcadores, um prémio bem justo para o brasileiro. Jonas marcou apenas um e Jackson não perdoou.

A arbitragem do jogo da Luz, é apenas mais uma que não entrará nas contas do #colinho. Uma vergonha de actuação, com três agressões impunes (duas para o Penafiel e uma para o Benfica - aqui já com 4-0), foras-de-jogo mal assinalados "que davamm golo" a Jonas e um disparate disciplinar, num jogo em que o árbitro conseguiu meter de fora Samaris e Maxi.

O basco Lopetegui voltou ao baile e fez pela enésima vez uma figura muito triste. Pensava que Jesus tinha quase o exclusivo das palermices. Enganei-me, este pateta que treina o FCP foi uma verdadeira surpresa e vai continuar a revelar-nos a sua faceta idiota até ao último minuto do campeonato. Um mimo.

Os benfiquistas continuam moderados e bem. O terror do minuto 92 continua bem presente e ninguém quer fazer a festa antes do tempo. Acredito piamente que o título não escapará mas, quer Guimarães, quer Marítimo, podem, perfeitamente, conseguir dois empates, por exemplo.

segunda-feira, maio 4

Faltam três jornadas.

1. Em Barcelos, com ou sem malas, o Benfica foi demolidor. Muito futebol pra um Gil Vicente profundamente incapaz de contrariar o vendaval ofensivo dos encarnados.

Defensivamente, este Benfica é muito forte, permitindo muito poucas oportunidades aos adversários. E, quando elas existem, as condições raramente são as melhores. Jardel faz, hoje, uma dupla tão eficaz com Luisão como fazia Garay. Siqueira é uma miragem sem interesse, completamente esquecida por um Eliseu que vai terminar a época em bom plano (assim como começou). Na lateral direita, exige-se a renovação de Maxi. É impressionante o profissionalismo deste homem, a servir o símbolo até à última gota. Na baliza, Júlio César é muita qualidade, muita seriedade. Peça fundamental.

O regressado Sulejmani fez um excelente jogo e pode perfeitamente ser a alternativa às ausências de Sálvio ou Gaitán. Há ainda Talisca e Ola.

Na frente, continua o show do pistoleiro Jonas, imparável, a respirar classe a cada momento do jogo. Lima com nota mais, naquela que para mim está a ser a sua melhor época. Um verdadeiro carro de assalto. Samaris e Fejsa em bom plano e apenas Pizzi continua sem me convencer.

Jesus tem feito um magnífico trabalho interno. É hora de nada festejar mas, acima de tudo, é hora de atribuir ao amadorense o mérito pelo sonho do bicampeonato estar ainda bem vivo a 3 jornadas do fim.

2. O Mourinho é intragável.

3. Em Setúbal esteve um senhor chamado Marco Ferreira que não viu uma grande-penalidade claríssima a favor dos homens do Sado. Depois da "manita" em Barcelos, é caso para dizer: "Grande galo, ó Lopetegui".

Foi apenas mais um jogo em que o FCP foi beneficiado e será apenas mais uma vez que os adeptos portistas (a maioria deles) continuarão a falar do Capela e do Calabote. Os sportinguistas, esses, na sua maioria, estarão também divididos: estes benefícios ao FCP prejudicam o Sporting na luta pelo segundo lugar mas, ao mesmo tempo, são estes erros dos árbitros que permitem que ainda seja possível o FCP ser campeão. Que dilema.